quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Rádios Eldorado e Estadão reconhecem iniciativas socioambientais com Prêmio Pintou Limpeza

Pelo segundo ano consecutivo, as rádios Eldorado e Estadão homenagearam pessoas, instituições e empresas que são verdadeiramente “do bem” com o Prêmio Pintou Limpeza. A entrega ocorreu na última, no restaurante Pobre Juan, durante o tradicional encontro de final de ano do Projeto Pintou Limpeza, que contou com as presenças de todos os homenageados e de algumas personalidades de diversos setores da sociedade que têm relação com a questão socioambiental. A iniciativa das rádios do Grupo Estado é uma extensão do Projeto Pintou Limpeza, criado há 13 anos pela Eldorado como forma de colaborar com a educação ambiental da cidade de São Paulo, usando a força das ondas do rádio. Ela tem o objetivo de reconhecer aqueles que têm compromisso com a questão e vão além dos seus esforços e escopos para construir uma sociedade melhor e de respeito ao meio ambiente.  A mecânica para votação e escolha dos homenageados este ano foi muito simples. Os jurados foram convidados a indicar nomes e votar nas categorias Empresa Cidadã, Personalidade, Iniciativa do Ano e Instituição de Destaque. Também foi criada a categoria “Escola do Bem”, que reconhece a instituição de ensino com projetos e ações dirigidas e com participação efetiva de seus alunos. O júri foi composto por Elisa Prado (diretora de Comunicação da Tetra Pak para América Central e America do Sul), Acácio Luiz Costa (diretor-executivo das emissoras do Grupo Estado), Wagner Ribeiro (geógrafo da USP e colunista da Rádio Estadão), Ricardo Cardim (botânico e colunista da Radio Estadão no quadro Natureza Urbana) e Paulina Chamorro (editora de meio ambiente das rádios do Grupo Estado). 
Os homenageados este ano foram: 
- Empresa Cidadã: Pão de Açúcar/Unilever, pelo trabalho de mais de dez anos com os postos de entrega de recicláveis 
- Instituição de Destaque: Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (Ipesa), pelo trabalho de educação ambiental e consultoria a escolas e cooperativas 
- Iniciativa do Ano: Braskem, com o projeto Aquapolo, de reuso de água no polo do ABC Paulista 
- Personalidade: Fabio Feldman - Menção honrosa: ONG Banco de Alimentos, de Luciana Quintão. 
- Escola do Bem: Escola Estadual Gustavo Barroso.
Criado em 2000, o Projeto Pintou Limpeza tem por objetivo colaborar com a educação ambiental da cidade de São Paulo, usando a força das ondas do dial. A ideia era – e é – mostrar exemplos de mudança de atitude e alertar com informações pertinentes sobre temas da cidadania e do meio ambiente por meio de boletins. Além disso, dá dicas sobre reciclagem e alerta sobre os problemas causados pelo descarte incorreto do lixo, bem como pelo consumo irresponsável dos recursos naturais.

Encontro deve reunir gestores de webradios em São Paulo

Na Mosca Produções Audiovisuais está planejando um evento que deve reunir gestores de webradios na capital paulista. O 1º Encontro de Profissionais de Web Rádios Brasileiras – EPWBR está previsto para ser realizado entre nos dias 25 e 26 de julho de 2014, na Bela Cintra, São Paulo, e deve contar com palestras, cursos de capacitação e discussões gerais sobre a profissionalização do setor. De acordo com os organizadores, o encontro contará com palestras sobre assuntos que visam identificar, estimular e dar um ponta pé inicial para a profissionalização do veículo. Serão abordados temas como novas tecnologias, mercado publicitário, medição de audiência, estúdio, entre outros assuntos. Cleber Almeida, organizador do evento, disse que as rádios na internet possuem um futuro muito promissor com o advento de novas tecnologias e o constante crescimento da internet, em especial mobile. “O mercado publicitário ainda vê a rádio online como algo amador, sem mensuração precisa, ou como um lugar onde as pessoas brincam de rádio montando suas playlists e compartilhando com os amigos, mas não é bem assim”, disse. Segundo ele, deve haver uma distinção entre webrádios profissionais e as demais. “Não podemos comparar uma pessoa que monta um estúdio no quarto para brincar com quem realmente leva o veículo a sério, investe e busca retornos financeiros com ele”, resssaltou. O 1º Encontro de Profissionais de Web Rádios Brasileiras – EPWBR está previsto para ser realizado entre nos dias 25 e 26 de julho de 2014, em São Paulo. O evento tem o apoio da revista Rádio e Negócios.
Fonte: Revista Rádio e Negócio.com