terça-feira, 26 de novembro de 2013

Milene Rodrigues e Mary del Priore falam sobre as mulheres no futebol, no CCBB Rio

O jornalista Chico Sá, será o mediador do debate
O primeiro jogo oficial de futebol feminino no mundo aconteceu em Londres, em 1898, entre Inglaterra e Escócia. No Brasil, há controvérsias. Estudiosos do assunto garantem que a primeira partida de futebol feminino foi realizada em 1921, em São Paulo, onde se enfrentaram as “senhoritas catarinenses e tremembeenses”. Em 1964, os militares proibiram a prática do futebol feminino no país, que só foi retomado vários anos depois. Com o objetivo de discutir a participação das mulheres no futebol, o Centro Cultural Banco do Brasil reúne, no dia 27 de novembro, a historiadora Mary del Priore e a ex-esportista e comentarista esportiva Milene Domingues, em mais um debate do ciclo Futebol.BR. A mediação do encontro é do escritor, jornalista e cronista Xico Sá. O projeto acontece desde junho e tem por objetivo discutir a influência do futebol na cultura brasileira e nas artes: música, cinema, literatura, artes plásticas, etc. No dia 11 de dezembro, será realizado o último debate de Futebol.BR, com a presença dos jornalistas André Rizek e Renato Maurício Prado. Mary del Priore é autora de 38 livros sobre História do Brasil, vencedora de 21 prêmios nacionais e internacionais, entre os quais o Jabuti e o 1o. Lugar do Prêmio do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo da França e da Organização dos Estados Americanos. Ex-professora da USP e da PUC-RJ, leciona na pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira. Colaborou durante dez anos para o Caderno Feminino do jornal O Estado de São Paulo e segue escrevendo para periódicos científicos e não-científicos, nacionais e estrangeiros. Consultora de cineastas como Daniella Thomas e Júlio Léllis, teve três de seus livros aproveitados em peças teatrais e espetáculos de balé. Milene Rodrigues iniciou sua carreira aos 14 anos e, em viagens pelo mundo, acabou sendo nomeada a Rainha das Embaixadas. Aos 20 anos foi morar na Europa e iniciou uma nova e importante fase, firmando-se na mídia televisiva como comentarista esportiva na Itália e Espanha. Hoje ela faz parte do Programa Encontro de Craques, pelo Band Sports. O debate As Mulheres no Futebol terá duração de duas horas e as senhas devem ser retiradas na bilheteria uma hora antes do início do encontro. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura 
PARA ROTEIRO FUTEBOL. BR – O Futebol no Brasil Patrocínio: Banco do Brasil Realização: Centro Cultural Banco do Brasil Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves Mediação: Xico Sá Local: Centro Cultural Banco do Brasil / Auditório 4º and. -- Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. 
27 NOVEMBRO / 18h30 AS MULHERES NO FUTEBOL Mary del Priore e Milene Rodrigues 11 DEZEMBRO/ 18h30 RUMO AO HEXA André Rizek e Renato Maurício Prado Classificação indicativa: 12 anos ENTRADA FRANCA mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.
Foto: Divulgação

BandNews FM promove campanha de coleta de sangue no Centro do Rio de Janeiro

O Hemorio realiza nesta terça-feira uma grande coleta móvel de sangue no Largo da Carioca, Centro do Rio, em parceria com a Rádio BandNews FM 94.9 do Rio de Janeiro. A ação faz parte da comemoração da Semana do Doador, e prevê realizar mil coletas nesses dois dias de campanha, já que a ação teve início nesta segunda-feira. O objetivo é garantir os estoques de sangue para as festas de final de ano, além de conscientizar a população sobre a importânica da doação regular. No ano passado, 921 pessoas compareceram ao evento, sendo o recorde de captação de sangue do Hemorio. Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site www.hemorio.rj.gov.br.

Museu do Futebol inaugura exposição Futebol de Papel


Ingressos antigos que fazem parte da exposição
O Museu do Futebol - instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio do Pacaembu - dará voz às memórias do futebol guardadas em papel. A partir do dia 30 de novembro, às 10h, figurinhas, postais, cartazes, selos, embalagens, documentos, carteirinhas de clubes e álbuns serão expostos em cenografia de caixas de papelão, fazendo alusão às nossas caixinhas de guardar coisas. A oitava exposição temporária do Museu do Futebol terá como tema “Futebol de Papel”. "Vamos promover uma grande homenagem às coleções e aos colecionadores de impressos, responsáveis por preservar relíquias, histórias dos clubes, atletas e campeonatos", afirma Luiz Laurent Bloch, diretor executivo do Museu do Futebol. “Somos um museu que fala de futebol, mas também de história, de paixão, de tecnologia e de arte. Buscamos explorar temas relacionados ao esporte de um ponto de vista diferente, transformando conteúdos do universo da bola em experiências sensoriais, inovando na expografia e apresentando, a cada mostra temporária, uma obra de um artista convidado”, completa. O objetivo da exposição, em cartaz até abril de 2014, é mostrar ao público histórias do futebol brasileiro contadas a partir de objetos de 12 colecionadores, 5 clubes (Portuguesa, São Paulo, Botafogo – RJ e os clubes de várzea Associação Atlética Açucena e Santa Marina Atlético Clube), além de documentos da Biblioteca Nacional e do Instituto Von Martius. São mais de 200 itens originais, dispostos em vitrines. Além desses originais, há outras coleções que foram digitalizadas e são apresentadas em um totem multimídia. Verdadeiras relíquias que recontam curiosidades e "causos" de atletas, clubes, campeonatos regionais, seleção brasileira e Copas do Mundo. E mais: cerca de 80 álbuns, mais de 100 figurinhas e 40 ingressos de Campeonatos Mundiais e partidas históricas. Por exemplo, ingressos das Copas do Mundo, de 1930 até 2010, e o ingresso da cerimônia de inauguração do Estádio do Pacaembu, de
Jornais antigos também serão expostos
1940. No dia da inauguração da mostra das 13h às 17h, os visitantes também visitarão gratuitamente na área externa, o 11° Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol, com o tema "3ª Camisa e impressos". O evento proporciona  maior conhecimento entre os times, além de troca de camisas e de outros materiais  feitos de papel. 
Serviço 
Exposição Futebol de Papel Endereço: Museu do Futebol - Local: Praça Charles Miller, s/n  - Quando: 30 de novembro (sábado) - Horário de abertura da exposição: 10h (até as 12h, a entrada no Museu será gratuita) - Curadoria: equipe de conteúdo do Museu do Futebol.
Foto: divulgação

Rede Contínua é finalista na categoria Web Rádio do Prêmio Ford Aceesp 2013

Parte da equipe da Rede Contínua
A Rede Contínua  iniciou suas atividades em 2010, com uma programação que mesclava música e transmissões esportivas, porém ainda no sistema “off-tube” (jogo visto pela TV). Mas o seu “divisor de águas” aconteceu em 9 de dezembro de 2012, quando a Rede Contínua migrou do “off tube” para as transmissões “in loco” (realizadas do estádio): o palco era o Estádio do Pacaembu, o campeonato era o Torneio Internacional Cidade de São Paulo de Futebol Feminino e o jogo foi Brasil 4 x Portugal 0. Ou seja, a Rede Contínua já possui um feito histórico em sua trajetória: menos de um ano após o início de suas transmissões “in loco”, já figura entre os finalistas do Prêmio Aceesp 2013 (categoria “Web Rádio”). Os demais concorrentes são Web RádioCoringão e Web Rádio Lusa.
Ao todo, mais de 20 profissionais compõem a equipe da Rede Contínua. Os mais antigos são Ricardo Soares (comentarista) e Guilherme Silva (repórter e apresentador), que estão ao lado de Gabriel Dias desde 2010, e Peter Muller (repórter e apresentador). Além deles, outros profissionais de destaque da Contínua são:  Wagner Hiroi, Pedro Marques (comentaristas) e Felipe Garraffa (repórter) Em julho deste ano, a Rede Contínua firmou parceria com o site Booksports, mídia especializada em notícias esportivas. Desde então, os leitores que acessam o site da Booksports para ler as notícias em texto também têm acesso imediato à programação em áudio da Rede Contínua.
Foto: Divulgação

Panini lança álbum de figurinhas da seleção brasileira

Capa oficial do álbum
A Panini lança a coleção de figurinhas que vai contagiar brasileiros pelos quatro cantos do país: o livro ilustrado Brasil de Todas as Copas. São 300 cromos distribuídos em 50 páginas recheadas de informações e números sobre todas as participações da seleção canarinho na Copa do Mundo e também sobre as conquistas na Copa das Confederações e na Copa América. O álbum promete agradar aos colecionadores mais exigentes, a começar pela capa, que traz efeitos dourados no título, as taças conquistadas pela seleção estampadas em metalizado colorido e ainda o símbolo da CBF em relevo texturizado. Uma página especial estendida (tripla) apresenta o sumário do álbum no formato de uma linha do tempo que vai de 1919 – primeira Copa América conquistada pela seleção – a 2014, com as jovens promessas do hexacampeonato. Entre os cromos autoadesivos, 80 são especiais, produzidos em pvc transparente, estampados em tinta metalizada colorida ou ainda confeccionados em tecido, retratando uniformes, escudos, flâmulas e cenas marcantes e históricas. Só um álbum que retrata a história completa da seleção que é a maior campeã da Copa do Mundo (cinco vezes em 19 edições) e da Copa das Confederações (tetracampeã em sete competições) poderia reunir em uma mesma coleção tantos craques do futebol brasileiro e mundial como Leônidas da Silva, Ademir de Menezes, Pelé, Garrincha, Rivellino, Zico, Roberto Dinamite, Sócrates, Careca, Robinho e Neymar, entre outros inúmeros mitos do esporte. O colecionador ainda vai ter o registro dos cinco capitães levantando as taças das conquistas dos mundiais. A publicação dedica uma página inteira ao rei do futebol, Pelé, que entre outros feitos é até hoje o jogador mais jovem a marcar um gol em Copa, aos 17 anos de idade, e uma página destacando o futebolista Zagallo, que além de ter sido campeão da Copa do Mundo como jogador, também foi técnico no time campeão de 1970 e auxiliar técnico em 1994. O livro ilustrado e figurinhas já estão nas bancas de todo o País   e custa R$ 5,90 (livro ilustrado) e R$ 0,90 (envelope com 4 cromos). 
Serviço
Título: Livro Ilustrado Brasil de Todas as Copas Formato: 235 x 285 mm Páginas: 32 + encarte (14 páginas) Livro Ilustrado: R$ 5,90 Preço do envelope com 4 cromos: R$ 0,90 Distribuição: Nacional Lançamento: 22/11/2013 Cromos Total: 300 cromos Couche: 220 cromos Especiais: 80 cromos (tecido, PVC, metalizado).
Foto: Divulgação