sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Museu do Futebol e Memofut comemoram Centenário de Leônidas da Silva

Gol de bicicleta de Leônidas da Silva
no estádio do Pacaembu 
O Museu do Futebol - instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizada no Estádio do Pacaembu – em parceria com o Memofut, comemora o Centenário de Leônidas da Silva no próximo sábado, 14, das 9h às 12h, no auditório Armando Nogueira, com entrada gratuita. O bate- papo será em homenagem aos 100 anos do criador de uma das mais belas jogadas do futebol, “a bicicleta”. Participam da conversa André Ribeiro, autor da biografia de “Leônidas da Silva - Diamante Negro”; Antonio Carlos Meninéa, autor do livro “1981 - O ano mais feliz de nossa vida rubro-negra”; Michael Serra, historiador do arquivo histórico do São Paulo FC; e Max Gehringer, autor de “A Saga da Jules Rimet - A História das Copas de 1930 a 1970”. Alguns momentos de Leônidas da Silva estão marcados no Museu do Futebol, como na Sala dos Heróis, anos 20/30, período em que os jogadores passam a ganhar papel de destaque na sociedade e o futebol vira fenômeno cultural. Leônidas, conhecido como Diamante Negro, aparece em fotografias ampliadas; e na Sala das Copas do Mundo, o destaque são as competições mundiais, Leônidas da Silva aparece por meio de fotos e vídeos no totem de 1930/1954. Sobre o Memofut: um grupo criado por 16 interessados em literatura e memória do futebol tem como objetivo debater, pesquisar e promover a preservação da memória do futebol. 
Serviço: 
Onde: Museu do Futebol 
Local: Auditório Armando Nogueira (capacidade 180 lugares, sujeito a lotação)
Quanto: Gratuito 
Quando: 14 de setembro (sábado) Horário: 9h às 12h 
Endereço: Praça Charles Miller, s/n Para visitar o museu Horário de funcionamento: das 9h às 17h (permanência até as 18h) Quando: terça- feira a domingo Ingressos: R$ 6 (inteira) /R$ 3 (meia-entrada para estudantes, idosos e professores)
*Todas as quintas-feiras a entrada é gratuita *Crianças até sete anos não pagam Tel.: (11) 3664-3848 Informações: www.museudofutebol.org.br 
Foto: Alberto Santini