segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ESPN demite jornalista após críticas feitas à torcida do Grêmio

Flávio Gomes fez duras críticas no
twitter e foi demitido
Após críticas à torcida do Grêmio, o jornalista da ESPN Brasil, Flavio Gomes, foi demitido. As informações são do UOL, que afirma que o comunicado foi feito internamento aos colaboradores da empresa. A ESPN ainda não falou sobre o caso.  Flavio Gomes foi dispensado na tarde desta segunda-feira, 9, o diretor de jornalismo do canal, João Palomino, pediu desculpas aos torcedores após as críticas, que também foram lançadas no microblog pelo jornalista Arnaldo Ribeiro. No comunicado, Palomino disse que ambos foram repreendidos e que a postura da emissora não combina com o teor das mensagens. "As opiniões não refletem em nada o pensamento dos canais ESPN. Existe orientação interna para o bom uso das redes sociais. A conduta da ESPN sempre foi do maior respeito com os torcedores, sejam gremistas, colorados, etc. Por isso, medidas internas já foram adotadas para comprovar nosso compromisso com o futebol, com a paixão e com o que isso representa. Até a pé nos iremos na defesa deste compromisso. Abraços e obrigado pela compreensão", escreveu o diretor. Os integrantes do canal esportivo opinaram sobre a vitória do clube gaúcho contra a Portuguesa, 3 x 2, na Arena gremista. Gomes chegou a dizer que o juiz era "vagabundo" e o time "escroto". Ribeiro pediu para que monitorassem "as ligações de Fabio Koff e cia para comissão de arbitragem e CBF nos últimos dias". Hoje, Ribeiro disse que, em "momento algum, quis desrespeitar o Grêmio e sua torcida com meus comentários. Me excedi, entendo a revolta de vocês e peço desculpas”. Gomes não falou mais sobre o assunto. Antes de demitir Gomes, a ESPN havia divulgado nota oficial sobre o caos. Veja na íntegra: A ESPN lamenta o episódio que envolveu Flavio Gomes e Arnaldo Ribeiro, profissionais do canal, no último sábado, após o jogo entre Grêmio e Portuguesa pelo Campeonato Brasileiro. A opinião expressada através de redes sociais pessoais dos profissionais ESPN não refletem a opinião do canal, que sempre prezou por imparcialidade e profissionalismo, sendo reconhecido por sua independência e correção de conduta. Medidas internas já estão sendo tomadas para prevenir que outros episódios como esse aconteçam. A ESPN reafirma seu compromisso em tratar o esporte e o espectador brasileiro com o mais profundo respeito e dentro da mais rigorosa responsabilidade profissional.
Fonte: Comunique-se
Foto: Reprodução/ ESPN

Equipe Líder estreia hoje na Rádio Iguatemi am

Com mais de 42 de existência, a “Equipe Líder” é conhecida como por ser a equipe esportiva que fala tudo da Portuguesa de Desportos em programas e jornadas esportivas. Mesmo não sendo um canal oficial do clube, a equipe fundada por Armando de Barros e Wilson Brasil, virou um programa imperdível para os aficionados na Lusa. Hoje o time tem o comando de Alexandre de Barros, que sabe o nome de todas emissoras onde a “Equipe Líder” já passou, até aqui são 14 emissoras, sempre com o mesmo padrão nas transmissões de jogos e nos comentários maios ríspidos quando o assunto é Portuguesa, que é sim o carro chefe, mas dentro desse período não é mais assunto exclusivo da equipe esportiva que cobre os times paulistas. A partir de hoje a equipe Líder será ouvida também na Rádio Iguatemi am 1.370 Khz e será assim até o dia 30, quando dará adeus aos ouvintes da Tupi am 1.150 Khz após quatro anos e nove meses – Por sinal as duas emissoras pertencem ao mesmo grupo que resolveu mudar a estratégia e por isso coloca a partir de hoje a equipe Líder em outra emissora. A estreia será a partir das 19 horas (horário habitual) até às 20 horas (não há transmissão nesse horário da Voz do Brasil na emissora) com o Iguatemi Esportes. Fazem parte da equipe Líder os narradores Alexandre de Barros, Hélio Claudino, Moacir Mainardi e Paulo Sodate, os comentaristas Antônio Quintal e Toni Awad. Os repórteres são: Ademir Quintino, Luiz Teixeira, Carolina Bonatti, Luciano Azevedo, Lucas Basílio. Automobilismo Carlos Gomes.  Âncoras, plantão e internet: André Costa e Roberto Júnior

A nova "liga" do rádio brasileiro

Empresário do setor se reuniram
 para firmar parceira


Para tentar tirar o status de “primo pobre” do meio rádio – que, apesar de ser uma das mídias de maior penetração no País, é dono de uma fatia pequena do bolo publicitário – proprietários de grandes grupos e emissoras deixaram a competitividade de lado e se uniram em um projeto para tentar incrementar a importância e as cifras dessa mídia. Executivos se reuniram na residência de Antônio Augusto de Amaral Filho, o Tutinha, proprietário da Rádio Jovem Pan, para traçar os primeiros esboços dessa força-tarefa. Foi o empresário, inclusive, que começou a disseminar entre seus colegas a necessidade de união para fortalecer o meio rádio. Com a rápida adesão dos demais líderes, o grupo já começa a planejar as primeiras ações. “Queremos derrubar a ideia de que a audiência do rádio está caindo e que o meio é pobre. Todos os grandes sucessos musicais do País são lançados pelo rádio e as pessoas nunca vão deixar de ouvi-lo, seja em busca de entretenimento ou de informação”, resume Tutinha. Neste início, o grupo – cujo nome ainda não foi definido – conta com a participação, além da Jovem Pan, de emissoras do grupo Bandeirantes, Mix, Metropolitana, 89 FM, Gazeta, Energia 97 e outras. “Apesar dos grupos e entidades já criados para organizar o meio, nunca houve uma iniciativa como essa, que partisse dos próprios líderes das rádios e unisse todos os concorrentes”, acrescenta José Junior, diretor executivo da 89 FM. Na prática, o grupo concentrará seus esforços em três frentes. A primeira é uma grande campanha de promoção e valorização do meio, que será assinada pela AlmapBBDO. Segundo Tutinha, Marcello Serpa e José Luiz Madeira, sócios da agência, aprovaram o projeto e decidiram se engajar na causa do rádio. Diversas peças e materiais que exaltem a penetração do rádio e sua importância para os brasileiros deverão ser produzidas nos próximos meses. Outro pilar de atuação do grupo será a execução de eventos e ações conjuntas. Os proprietários das emissoras planejam realizar um grande show, em São Paulo, que reunirá artistas da música nacional e também internacional, com duração de 12 horas. Tutinha explica que o objetivo é reverter a renda de bilheteria do evento para viabilizar novas ações em prol da fortificação do rádio. A terceira investida será na revisão das pesquisas e processos que norteiam os trabalhos do meio. Entre os participantes do grupo, é unânime a reclamação de que as atuais pesquisas de audiência (que não consideram o consumo do meio pelas plataformas digitais) distorcem o real alcance dos veículos. Conversas com o Ibope e tentativas de viabilizar novas maneiras de aferição de audiência também estão na agenda dos profissionais. O grupo deve voltar a se reunir no dia 26 de setembro, para traçar as primeiras etapas da campanha junto à AlmapBBDO. “Essa união de diferentes empresas do mesmo segmento é de fundamental importância para o amadurecimento e crescimento do rádio no Brasil”, resume Rodrigo Neves, presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), entidade que também apoio o novo grupo.
Fonte: Meio & Mensagem
Foto:  Eugênio Goulart/ M&M

Jornalista Ivan Bruno lança programação gratuita para radios e webrádios

Ivan Bruno é o idealizador do projeto
Uma ideia que foi iniciada nos primeiros meses de 2013 e agora ganha vida. O projeto de rede de rádios e webs criado pelo Painel da Webrádio, único portal do Brasil e da América Latina a falar sobre o assunto, vai começar em outubro desse ano. A proposta será gerida por Ivan Bruno, proprietário do Painel da Webrádio e profissional com know-how de dez anos em webrádios (com passagens por Teen Webrádio, Top Webrádio e Nova – A Webrádio Rock) Ivan trabalhou como coordenador esportivo e narrador da Rede Super Sucesso por dois anos, Tupi AM e mais recententemente  na Rádio Bradesco Esportes FM, onde foi narrador e apresentador. A rede será iniciada em formato de testes nas próximas semanas de setembro e terá os trabalhos começados em outubro. A ideia é criar, inicialmente, uma programação popular com músicas sertanejas e, também, um programa esportivo diário. Nas próximas fases a grade será ampliada com transmissões semanais de futebol dos principais campeonatos do Brasil e do mundo. “A proposta é levar para as webemissoras e rádios por todo o Brasil que na grande maioria, não tem poder aquisitivo para grandes equipes, uma programação com maior qualidade, diversidade e informação. Resumindo, um conteúdo em que essas empresas possam ter nos retransmitindo e o melhor de maneira inteiramente gratuita.” destaca Ivan Bruno, criador do projeto. O nome da rede de programação ainda não foi definido, mas será anunciado em breve. Diferente de outros projetos em que as webs e rádios tem de pagar para ter acesso a marca, esse projeto criado pelo Painel da Webrádio é totalmente sem custos para as emissoras e webrádios que queiram retransmitir o conteúdo. A rede ainda terá espaços locais para a comercialização das emissoras que queiram faturar com essas janelas de horários. As rádios e webemissoras que queiram retransmitir esse conteúdo de maneira gratuita podem entrar em contato por meio do telefone (11) 3412-4286 ou pelos e-mails diretoria@paineldawebradio.com.br ou afiliadas@paineldawebradio.com.br 
Foto: Divulgação

JC News está no ar em Pernambuco

Parte da equipe da JC News FM
Em tempos de "vacas magras" até que enfim surgiu uma boa notícia. Diante de tantas  demissões, fim de projetos, cancelamentos de vagas e etc, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, estreou no último dia 1º de setembro um audacioso projeto. a JC News Fm 90,3 MHz é a primeira rádio all news 100% pernambucana. A equipe conta com cerca de de 190 jornalistas que trabalham nos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, que contribuem com notícias atualizadas para a rádio JC News. A emissora conta com os melhores âncoras do Estado. O superintendente do Sistema Jornal do Commercio, Rodolfo Tourinho,explica que a rádio surgiu a partir de uma necessidade de preencher uma lacuna que haveria na empresa, mas que se transformou em algo prazeroso e que uniu todo o sistema de comunicação. Equipe: Superintendência de Rodolfo Tourinho, Gerente de Produção de Notícias de Carlos Morais, Gerente de Programação Carlos Miguel e os comunicadores são: Joffre Melo, Graça Araújo, Aldo Vilela, Everson Teixeira, Antônio Martins, Éden Pereira, Carlos Miguel e Marcelo Araújo. Repórteres: Rafael Carneiro, Karoline Fernandes, Clarissa Siqueira e Simone Santos. Equipe esportiva: Aroldo Costa, Alfredo Martinelli, André Luiz Cabral, José Silvério, Leonardo Bóris, Mané Queiroz, Ralph de Carvalho, Roberto Queiroz, Wellington Araújo, Édson Peixoto, Natan Oliveira, Maciel Jr, Adilson Oliveira e Marcelo Cavalcanti.
Foto: Diário do Commercio -  Vídeo: NE10