quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ondas Curtas - 46 - Semana de muitos cortes nas emissoras de São Paulo

* O jornalista Mauro Beting, também foi demitido da função de comentarista da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Um dos principais nomes da emissora confirmou a sua dispensa através de sua página na internet: 
"Saio da Rádio Bandeirantes. Mas ela continua comigo. Meu pai deixou a rádio por mal conseguir falar saindo do hospital semanas antes de morrer. Eu mal consigo escrever agora minutos depois de ser cortado pelas contas que não fecham. Volto em breve. Muito breve. A este FB. Ao AM 840. Até daqui a pouco. Que espero que seja pouco. Agradeço aos ouvintes e colegas pelos 8 prêmios Aceesp que ganhei com a equipe.  Devo tudo ao nosso time que depois agradeço pessoalmente. Pena que números precisam ser cortados quando as contas não fecham. Sigo sonhando voltar à rádio onde por oito anos trabalhei com meu pai. Onde em 29 de novembro de 2012 noticiei ao vivo a morte do dele. Onde aprendi a ser mais jornalista. Onde aprendi a ser mais família. A Bandeirantes é a minha casa. Volto quando puder.  Obrigado a todos."
Mauro Beting  vai seguir trabalhando no BandSports e na TV Bandeirantes, além de colunista no Diário Lance e atividades na Internet.


Surpreendente também foi a demissão de Walker Blaz, da Rádio Bandeirantes. Voz padrão da emissora e locutor do "Primeira Hora" há décadas, Walker também foi vítima do corte. No começo do ano ele já havia saído da TV Bandeirantes, onde também era voz padrão. Blaz, estava no Grupo Bandeirantes há mais de 35 anos. Rapidamente, todas as vinhetas já foram substituídas na emissora.

* Adriana Cury e Zamcopé Simões que apresentava o "Bandeirantes a Caminho do Sol" também foram demitidos da RB.


* Ainda na onda das contenções no Grupo Bandeirantes, a direção da BandNews FM não renovou o contrato do jornalista e escritor Ruy Castro, que tinha  às terças-feiras a ótima coluna "Radiografias." 


* Baixa na CBN de São Paulo, após 20 anos na emissora, a ótima repórter Luciana Marinho, deixou a emissora.


* Está no ar em sua quinta edição, o Prêmio CBN de Jornalismo Universitário, esse ano os alunos podem abordar um dos seguintes temas: "Histórias de paixão por futebol" ou "Descobrindo minha cidade". A divulgação do resultado ocorrerá no próximo dia 1° de outubro. 

* Lamentamos as saídas de Sérgio Patrick, Ricardo Capriotti, Estevam Ciccone e outros profissionais do canal BandSports.

*  Com o fechamento de quatro revistas, o Grupo Abril acaba de demitir  150 funcinários, entre eles muitos jornalistas. 

* Ultimamente só saem matérias negativas em relação ao projeto da Rádio Esportes FM nas mídias sociais. Será que algum executivo de marketing do Bradesco já ouviu falar em anti-marketing? 
O banco detém o "naming rigts" da emissora de esportes em FM São Paulo e no Rio de Janeiro. 

* O ex- jogador Veloso é uma das gratas revelações entre os comentaristas que já foram atletas profissionais. Veloso faz parte da equipe da Rádio Estadão e estará também no novo programa do canal BandSports, o "Baita Amigos" comandado pelo também ex- atleta Neto que estreia na próxima segunda-feira, 5, às 20h30.

* A jornalista Luciana Freitas, que recentemente deixou a Chefia de Redação da Rádio Estadão, assina online e pelas ondas do rádio a coluna "Por Dentro da Mídia", na Rádio Roquete Pinto FM 94,1Mhz. Um espaço que informa o que acontece na indústria da comunicação, publicidade e propaganda.

* O experiente produtor e coordenador  Sílvio Valente, que já trabalhou nas rádios: Gazeta, Globo, Eldorado e Estadão está na mira do novo projeto da Rádio Globo de São Paulo.

* Depois das mudanças anunciadas em sua programação no Rio de Janeiro, a Rádio Globo em São Paulo finalmente vai estrear um programa local nas tarde da emissora. O comunicador Alexandre Ferreira vai permanecer no comando de seu programa no Rio de Janeiro.  Em São Paulo será substituído pela dupla Vanessa Di Sevo e Luiz Torquato, o nome do programa ainda está indefinido, mas com grandes chances de se chamar: "Gente como a Gente". Com a ida de Luis Torquato para a tarde, a direção deve mudar de nome o programa noturno "Agito Geral" que terá o comando do repórter Maércio Ramos, conhecido no meio "Morcegão". Promoção mais do que merecida para o competente e carismático colega que vai apresentar o programa com o inusitado nome de "Nas asas do Morcegão".

* A mudança mais aguardada deve acontecer somente no último trimestre do ano. A direção da Rádio Globo SP, ainda não encontrou um profissional adequado para preencher o horário "nobre" da manhã que segue com o programa "Show do Antônio Carlos", que antecede o "Momento de Fé" do Padre Marcelo Rossi, simplesmente a maior audiência do rádio no Brasil.

* Folego! O comunicador Luiz Torquato, está no ar em três rádios diferentes em São Paulo. Além da Rádio Globo am, Torquato também trabalha nas manhãs da Rede Transamérica Hits e aos finais de semana na Gazeta FM 88,1 MHz. 

* Hoje completa um mês de parceria entre Rádio Capital am 1040 KHz e ESPN Brasil.

* Hoje a noite nos canais ESPN, o comentarista Mário Marra da CBN, estará ao lado do também e comentarista mineiro Leonardo Bertozzi no programa "Juca Entrevista" comandado por Juca Kfouri a partir das 22 horas. Para a alegria dos convidados o tema será a conquista inédita do Galo na Libertadores da América.

*  A frequência em FM 91.7 MHz (ex-Paradiso) segue cobiçadíssima por pelo menos duas emissoras em amplitude modulada na grande São Paulo, em breve o martelo será batido e ao que tudo indica uma irá para a sonhada FM. 

* Pedro Ernesto Denardin, um dos maiores narradores do Brasil, está de molho. Torcemos pela recuperação e pela sua volta ao rádio o quanto antes. Sendo assim, ele não vai narrar o Gre-Nal desse final de semana pela Rádio Gaúcha. 

* Vander Luiz, plantonista esportivo da rádio Jovem Pan am está em férias. O polivalente Felipe Mota está em seu lugar nesse período.

* Promoção: Quem curtir a Fan Page da Nossa Rádio FM 106.9 MHz de São Paulo, vai concorrer a uma tv de Lede um XBOX 360. A meta é de atingir 25 mil curtidas, para depois sortear os ouvintes vencedores.


* Boa notícia. Em breve o rádio da grande Campinas terá uma novidade dentro da área esportiva, aguardem.

* De pai pra filho. Desde 8 de julho, o comunicador Adriano Barbieiro (ex-Capital am e editor do site Bastidores do Rádio) voltou recentemente ao dial, onde está no ar de segunda a sábado das 5:30 às 7 da manhã na Rádio Nove de Julho, am 1600 KHz de São Paulo. Adriano é filho do grande comunicador Altieris Barbieiro, que trabalhou na maioria das ams de São Paulo, na época áurea do rádio paulista. Dono de uma voz inconfundível e marcante no, Altieris trabalha na rádio Católica, onde comanda das 12h15 às 14 horas, de segunda a sexta-feira o programa "A volta do sucesso" que esse ano completa 41 anos no ar.

* "Doses Cavalares" é um novo canal  no YouTube. O projeto que mistura humor e opinião mais do que franca quanto o assunto é futebol. Digitem "Doses Cavalares" no YouTube. Toda semana um novo vídeo.

Atualizado 20  às horas

Bradesco Esportes FM de SP demite equipe de esportes, futebol terá retransmissão da BandNews FM

O narrador Hugo Botelho, está
 disponível no mercado
As demissões nos veículos de comunicação (principalmente rádio e tv)  infelizmente  segue com força total. A Bradesco Esportes FM de São Paulo 94,1 MHz demitiu na tarde dessa quarta-feira (31)  a equipe que fazia a cobertura de futebol, entre eles o experiente narrador Hugo Botelho e o repórter e produtor Vanderlei Lima. Ambos foram comunicados ontem, que a emissora a partir de agosto irá retransmitir o futebol da BandNews FM 96.9 KHz, a emissora "all news" já conta com equipe completa. O pior é que infelizmente esse corte que já passou pela TV Bandeirantes e BandSports deve deve continuar em outras emissoras do Grupo Bandeirantes. Hugo e Vanderlei foram contratados no início do projeto, inclusive a primeira voz da emissora na inauguração em 17 de maio de 2011, foi do narrador Hugo Botelho que tinha saído da 105 FM para ser narrador e apresentador na nova emissora. Versátil e eclético, Hugo narra diversas modalidades olímpicas,  além é claro das tradicionais partidas de futebol, em algumas oportunidades na emissora, chegou a narrar dois jogos no mesmo dia, como apresentador, ancorava também o “Nossa Área” segunda edição.
Já Vanderlei Lima, tinha uma carga horária puxada, muitas vezes  ultrapassava dez horas por dia, além de repórter experiente, é um excelente produtor, tanto que conseguiu entrevistas exclusivas com várias personalidades esportivas que só concordavam dar entrevista por conhecer sua conduta, exemplos: Dunga, na época estava desempregado e não concedia entrevista pra ninguém e Mano Meneses, pós demissão da seleção. Foi um furo atrás do outro e vários créditos de outros veículos dados a Bradesco Esportes FM.
Vanderlei Lima, repórter e produtor
 também deixou a emissora
 
Antes do corte em São Paulo, o projeto seguiu o mesmo caminho em Porto Alegre e Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, por enquanto e ao que tudo indica,  não deve ser mudado. Lá a estrutura é bem diferente, a equipe é maior do que a paulista, no comando está o "Garotinho" José Carlos Araújo, que topou sair da Globo, em troca de  garantias no projeto, o que não aconteceu nas outras praças.  Lamentamos profundamente as demissões ocorridas dos colegas. O sinal de que as coisas não andavam bem na emissora já dava sinal anteriormente com as saídas de:
Sérgio Patrick (idealizador do projeto e âncora), Erich Beting (comentarista e coordenador), Tatiana Ferraz (âncora) , Juliana Vaz (produtora), Alex Muller (âncora), Fernando Camargo (narrador e âncora), Paulo Galvão (âncora), Alex Muller (âncora) e Marina Valseck (ex-âncora, que segue como voz padrão da emissora). Como não haverá futebol em São Paulo, seguem o mesmo caminho os comentaristas: Alexandre Praetzel, Fábio Piperno e Antônio Petrin. 
Voltada para divulgação de todas as modalidades esportivas, a emissora cujo "naming rigthts" pertence ao Banco Bradesco é um projeto do Grupo Bandeirantes de Rádio em parceria com o Grupo mineiro Bel (detentor das concessões) o contrato vigente tem validade até 2016, Ano das Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Como curiosidade, em setembro de 2011, conversamos com José Silvério, na oportunidade ele destacava três narradores com potencial para sucedê-lo, Hugo Botelho é um deles. Veja a entrevista 
Fotos: Divulgação