segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ondas Curtas - 43

* O jornalista Rafael Colombo voltou hoje as suas atividades na Rádio Bandeirantes de São Paulo. 


* A direção da Rádio Estadão confirmou o nome da jornalista Paula Marinho (ex-Bandeirantes) como edita-chefe interina, não há previsão de quando o novo "chefe" será contratado. A decepção da direção da emissora foi muito grande  com a experiência anterior.


* Houve uma considerável melhora no conteúdo jornalístico da Rádio Estadão, desde o fim da parceria com a ESPN. O ponto positivo são os âncoras que passam segurança e credibilidade, o negativo é o número baixo de repórteres na emissora que se vira com uma equipe pequena. 


* Duas emissoras do segmento popular no dial de São Paulo dão como praticamente certa a migração para o FM ainda esse ano. Nos bastidores há quem diga que ambas disputam a mesma frequência e que teria uma terceira emissora no páreo. 


* Muito boa a parceira entre Rádio Bandeirantes e BandNews FM nos amistosos da seleção brasileira, porém acredito que a  equipe da BandNews Fm tem  competência de sobra e condições suficientes para segurar uma cobertura como a Copa  das Confederações por exemplo.

* Grande emissoras se preparam para uma fazer uma excelente cobertura da Copa das Confederações, restando as outras  que não adquiriam o direito de transmissão somente e comentar as partidas ou fazer retransmissões em cadeia. 


* O acordo está amparado por lei, tendo em vista que a Rádio Cien, possui os direitos para transmissão no Uruguai, e os repassou à Rede Contínua num acordo de Sub-licenciamento.


* Satisfeita com a audiência da rádio na web, a direção da ESPN no Brasil deve inaugurar agora em junho, dois modernos estúdios de rádio na sede da emissora no bairro do Sumaré. Além disso, uma nova redação também está sendo construída. Os planos para voltar ao dial em São Paulo  ainda seguem na pauta.


* Muitos engenheiros de rádio, ainda não conseguem entender como as emissoras que operam em amplitude modulada vão transmitir em frequência modulada via VHF. Especialistas afirmam que as frequências  coincidem com vários canais espalhados pelo Brasil.
Na semana passada, o ministro das Comunicações Paulo Bernardo esteve em audiência com a presidente Dilma Rousseff para tratar do assunto. A presidente, atendeu ao pleito da Abratel, deu sinal verde ao ministro para que a mudança seja realizada com brevidade. A migração acontecerá independente do processo de digitalização. Mais de 1.700 rádios (AM), que funcionam em todo o território nacional, serão beneficiadas com a decisão.

* Acontece nesta terça-feira o lançamento do Prêmio Comunique-se 2013. A organização do evento se reúne com empresários e jornalistas em um almoço para passar todos os detalhes do evento desse ano.

Dica
Acontece logo mais a partir das 19 horas a abertura da exposição "Vida Maravilhosa" do eterno "Pai da matéria"   Osmar Santos.  
A exposição vai até o dia 16 de junho, na Mercearia São Roque, localizada na Rua Amauri, 35, Jardim  Europa.
Atualizado 11/06

Rádio Bandeirantes celebra “1 ano para a Copa do Mundo” com programação especial


A repórter  Carolina Ercolin entrevista
 trabalhadores  no Itaquerão
 Nesta quarta-feira, dia 12, faltará 1 ano para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Para comemorar esta data, a Rádio Bandeirantes realiza transmissões especiais de dois programas direto do Itaquerão, futuro estádio do Corinthians, em São Paulo. Serão apresentados o “Esporte Notícia”, sob comando de Sérgio Patrick, das 11h30 às 13h, e o “Ciranda da Cidade”, com Milton Parron, das 14h às 15h. Os convidados especiais serão o ex-presidente do Corinthians e responsável pelas obras do Itaquerão, Andres Sanchez, e um representante da construtora Odebrecht. Em pauta, os detalhes da obra do estádio que, daqui a um ano, vai receber quase 70 mil pessoas para a abertura do Mundial e quase 50 mil para outras cinco partidas. Nesta semana a emissora ainda exibe uma série de reportagens especiais sobre a transformação do bairro de Itaquera, zona leste da cidade, onde está sendo erguido o Itaquerão. De segunda a quinta-feira, dias 10 a 13, a repórter Carolina Ercolin detalha a situação da região, que tem o Índice de Desenvolvimento Humano mais baixo da capital e não conta com museus, igrejas, monumentos e hotéis. Os preparativos do comércio, o boom imobiliário e o legado pós Copa são alguns dos assuntos abordados nos quatro capítulos da série. No site da Rádio Bandeirantes, o ouvinte poderá acompanhar as matérias e conferir as fotos dos locais visitados pela repórter. 
Foto: Divulgação/Rádio Bandeirantes