segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ondas Curtas - 42

* Bruno Thyrs, Diretor Geral da Rádio Globo, confirmou  a coluna que o tão sonhado canal em FM para Globo em São Paulo  finalmente sairá do papel, evitou falar quando, disse apenas que será o quanto antes. O alto valor de mercado e as imposições colocadas pela emissora, estão dificultando a aquisição.
Dizem que depois de dez anos, finalmente agora o projeto sairá do papel. A coluna apurou que os diretores esperam inaugurar o canal em FM no mês de outubro.
Profissionais já estariam negociando, porém a paisana para não inflacionar o valor que já é alto. A Globo já sondou anteriormente: Gospel, Tropical e Eldorado hoje Estadão.

O Diretor Geral da Rádio Globo, também confirmou a coluna que não haverá modificação na programação da Rádio Globo Minas. Mesmo com baixos números de audiência há mais de uma década, a emissora que tem pouco espaço local, vai permanecer no portifólio do grupo, garantiu o diretor. 
Apuramos que a nova programação da Globo, mais voltada ao ouvinte regional vai estrear em julho após a Copa das Confederações. 

Depois de muita resistência o comunicador Antônio Carlos, finalmente concordou em focar o seu “Show do Antônio Carlos” somente para ouvinte fluminense. Em São Paulo, Thyrs confirmou que haverá um novo comunicador pela manhã, mas não confirmou quem será, limitou-se a responder a coluna que esse comunicador não será Osvaldo Pascoal, que chegou a ser cogitado, mas seguira como comentarista e coordenador de esportes em São Paulo. Esse comunicador já estaria contratado, mas o nome é guardado a sete chaves pela direção que fica chateada sempre que esse colunista antecipa as informações. A aposta da coluna é em João Ferreira e Carlos Fernando, ambos já trabalharam na emissora, sendo que o  segundo, já voltou ao quadro de funcionários.

Em reunião com os funcionários da emissora em São Paulo na semana passada, Bruno Thyrs, ficou sabendo de cada história.......... As do departamento esportivo foram as mais “interessantes” e preocupantes


* Ainda se recuperando em casa dos problemas de saúde, o proprietário da rádio Jovem Pan am, Antônio Augusto Amaral de Carvalho, "Seu Tuta", praticamente passou o comando da emissora aos filhos. Marcelo Carvalho e Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho (Tutinha) são os novos comandante da Rádio Jovem Pan am.
Tutinha é o mais conhecido, alémde fundar a Jovem Pan 2 FM na década de 70 e o Pânico na TV, agora ele é também o responsável pelo departamento artístico da emissora am. 
A emissora  já está passando por algumas reformulações. A intenção é de deixar a emissora com uma imagem mais jovem, sem perder a competência e referência no esporte e no jornalismo. 

Por falar em Jovem Pan am, a coluna teve acesso aos números da audiência do esporte em 2012. A emissora não assina o instituto de medição mais “famoso” e sim o concorrente que tem a mesma competência. Segundo esses números, a emissora é líder de audiência em FM no segmento jornalístico com o tradicional "Jornal da Manhã" e no esporte com as jornadas esportivas e transmissões de jogos ás quartas-feiras e aos  domingos, onde atingiu aproximadamente 170 mil ouvintes por minuto.

* Segundo material da assessoria de imprensa da 105 FM de Jundiaí/São Paulo, o programa “105 FM Futebol Club” que vai ao ar das 18 Às 19 horas, continua como a liderança no segmento. O email destaca ainda que a pesquisa realizada em abril de 2013, no público masculino, adulto contemporâneo, homens de 20 a 49 anos, Confirma a emissora na liderança aos domingos, de 15h às 19h, com a jornada esportiva. A audiência da emissora é maior de todas as emissoras que transmitem futebol. São quase 100 mil ouvintes, sendo que a diferença para a segunda colocada  é de quase 73 mil ouvintes. 


* **A audiência da equipe de esportes da Rádio ESPN (via web) é quatro vezes superior da época da parceria com a Estadão, onde a média era de aproximadamente 800 ouvintes por minuto (dados do IBOPE 2012). 
**Dados apurados pela coluna via site Alexa.com 


* Conforme antecipado pela coluna, a direção da Rádio Capital confirmou a parceria com a Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro para as transmissões da Copa das Confederações do mês que vem e Copa do Mundo de 2014.
Definições a respeito das transmissões ainda não foram divulgadas. A rede da emissora líder no esporte em am e fm no Rio de Janeiro estará presente em pelo menos dez das doze cidades sedes da Copa do ano que vem. 


* Mário Henrique “Caixa” é hoje um dos principais narradores de rádio do Brasil. Narrador da Itatiaia em Belo Horizonte,e com um estílo diferente dos habituais narradores o “caixa” trabalharia fácil, fácil em emissoras do eixo Rio -São Paulo. 


* Por motivo de segurança, nenhum profissional do SPORTV fará cobertura de jogos no Estádio Moisés Lucarelli em Campinas, exceção feita aos repórteres de campo.  A direção da Ponte Preta por sua vez, está reformando a área dos profissionais de imprensa e promete entregar o novo setor com mais segurança ainda esse mês. 
O mesmo deveria ser feito no estádio da Vila Belmiro, onde vários profissionais já foram ameaçados e os repórteres são obrigados a passar entre os torcedores.

*  O rádio em São Paulo vai passar por uma grande reformulação após a Copa do Mundo de 2014. Grandes nomes da narração, comentário e reportagem deve pendurar as chuteiras.

DICAS
* No ar em caráter experimental no dial de São Paulo desde de janeiro desse ano, a Paradiso FM 91.7 MHz vem sendo uma ótima opção para quem gosta de boa música e o melhor, sem intervalo comercial. 

* Feito por vários profissionais de imprensa de São Paulo, o twitter da Rádio Jauquery @radiojau faz uma “homenagem’ aos grandes nomes do rádio e suas pérolas é claro. Alguns já integram o quadro de funcionários da emissora fictícia. 

* A ACEESP vai organizar o 2º Curso de Arbitragem (FIFA) com Sálvio Spínola Fagundes Filho, ex-árbitro e atual observador da CONMEBOL. A tendência é que o curso aconteça toda segunda-feira ao longo do mês de junho, com aproximadamente duas horas cada aula No ano passado, o Curso de Arbitragem aconteceu no período da noite. Agora faremos em um horário alternativo, que facilite também para os Profissionais da imprensa escrita. presidente@aceesp.org.br As inscrições estão abertas somente para os profissionais da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. Informações pelos telefones: (11) 3251-2420 / (11) 3289-8409 ou pelo email contato@aceesp.org.br