sexta-feira, 3 de maio de 2013

Rádio Jovem Pan am comemora 70 anos de fundação

A.A.A de Carvalho proprietário
 da emissora  desde 1964
A história da rádio Panamericana de São Paulo começou no dia 3 de maio de 1943, na sua primeira sede, rua São Bento, 279.O Primeiro prefixo, era PRH-7 Teve como prefixo as primeiras notas da Quinta Sinfonia de Beethoven que, no código morse, representavam o "V" da Vitória. Em novembro desse mesmo ano, a emissora foi comprada por Paulo Machado de Carvalho, passando a integrar o Grupo das Emissoras Unidas.
Em 1945 a Panamericana - que nasceu para transmitir novelas - foi transformada em "a emissora dos esportes", por Paulo Machado de Carvalho, com o projeto executado pelo então empossado diretor-geral Paulo Machado de Carvalho Filho. Em 1964, ainda ligado à TV Record, Antônio Augusto Amaral de Carvalho, outro filho de Paulo Machado de Carvalho, assumiu definitivamente a direção da emissora, onde já havia estagiado. O nome fantasia "Jovem Pan" surgiu em 1965, dado por Paulo Machado de Carvalho, para rejuvenescer o nome da emissora, já que estava envolvida com muitos eventos e fatos da atualidade.Surgiu o atual prefixo da Jovem Pan,A ZYK 521. A grande transformação da Panamericana começou em 1966. Já com o nome fantasia de Jovem Pan, a rádio iniciou vários programas com ídolos da música popular brasileira que, na época, faziam grande sucesso na TV Record. Na década de 1970, a emissora passou a investir em jornalismo, período em que surgiram a
Emissora é referencia no jornalismo em rádio
"Equipe Sete e Trinta", o "Jornal de Integração Nacional" e, finalmente, o "Jornal da Manhã", que até hoje é uma referência no jornalismo de rádio em todo o país. Em 1973, Antônio Augusto Amaral de Carvalho adquiriu as ações da emissora dos irmãos Paulo Machado de Carvalho Filho e Alfredo de Carvalho, tornando-se seu único proprietário. Em 1976, a Jovem Pan deixou a avenida Miruna, e se instalou da avenida Paulista, 807, 24º andar. Ainda neste ano, foi inaugurada a Jovem Pan 2 FM, com sede no mesmo local. 
Em 1993, a emissora iniciou o Projeto Jovem Pan-SAT, que teve sua implantação em 1994, com sinal de áudio totalmente digital, transmitindo via satélite para várias regiões do país. Em 2011, a Jovem Pan-SAT atingiu a marca de 25 milhões de ouvintes em todo o Brasil. Atualmente é a rede jornalística com maior alcance no Brasil em afiliadas, cujos números de audiência e faturamento são semelhantes a outras grandes redes de rádio brasileiras. Pioneirismo e tradição A Jovem Pan AM é uma das mais antigas emissoras de rádio noticiosas da cidade de São Paulo, estando entre as mais ouvidas. O formato de
Anchieta Filho, Denise Campos de Toledo,
Joseval Peixoto e Caio Blinder. 
 
jornalismo e prestação de serviços começou na década de 1970 e perdura até hoje. Na época, ao lado da Rádio Eldorado, a Jovem Pan AM era uma das únicas rádios noticiosas da cidade.  
Os jingles, as músicas e as vinhetas também são bastante tradicionais. Pontualmente, às 7 horas da manhã, todos os dias da semana, há pelo menos 30 anos, são tocados trechos das músicas "Tema de São Paulo - Amanhecendo - O tempo e a hora", do compositor Billy Blanco, consideradas por muitos como um hino dos paulistanos. No começo de 2000, a rádio chegou a tentar mudar o horário da execução desta música, mas os ouvintes reclamaram e manteve-se o horário original. Galeria de fotos dos 70 anos pode ser vista aqui.
Parabéns a emissora que é referencia  no jornalismo geral e esportivo.
Agradecimento: Vander Luiz
Fonte Wikpédia
Fotos: Portal Terceiro Tempo e Jovem Pan Online