Museu do Futebol inaugura exposição Futebol de Papel


Ingressos antigos que fazem parte da exposição
O Museu do Futebol - instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio do Pacaembu - dará voz às memórias do futebol guardadas em papel. A partir do dia 30 de novembro, às 10h, figurinhas, postais, cartazes, selos, embalagens, documentos, carteirinhas de clubes e álbuns serão expostos em cenografia de caixas de papelão, fazendo alusão às nossas caixinhas de guardar coisas. A oitava exposição temporária do Museu do Futebol terá como tema “Futebol de Papel”. "Vamos promover uma grande homenagem às coleções e aos colecionadores de impressos, responsáveis por preservar relíquias, histórias dos clubes, atletas e campeonatos", afirma Luiz Laurent Bloch, diretor executivo do Museu do Futebol. “Somos um museu que fala de futebol, mas também de história, de paixão, de tecnologia e de arte. Buscamos explorar temas relacionados ao esporte de um ponto de vista diferente, transformando conteúdos do universo da bola em experiências sensoriais, inovando na expografia e apresentando, a cada mostra temporária, uma obra de um artista convidado”, completa. O objetivo da exposição, em cartaz até abril de 2014, é mostrar ao público histórias do futebol brasileiro contadas a partir de objetos de 12 colecionadores, 5 clubes (Portuguesa, São Paulo, Botafogo – RJ e os clubes de várzea Associação Atlética Açucena e Santa Marina Atlético Clube), além de documentos da Biblioteca Nacional e do Instituto Von Martius. São mais de 200 itens originais, dispostos em vitrines. Além desses originais, há outras coleções que foram digitalizadas e são apresentadas em um totem multimídia. Verdadeiras relíquias que recontam curiosidades e "causos" de atletas, clubes, campeonatos regionais, seleção brasileira e Copas do Mundo. E mais: cerca de 80 álbuns, mais de 100 figurinhas e 40 ingressos de Campeonatos Mundiais e partidas históricas. Por exemplo, ingressos das Copas do Mundo, de 1930 até 2010, e o ingresso da cerimônia de inauguração do Estádio do Pacaembu, de
Jornais antigos também serão expostos
1940. No dia da inauguração da mostra das 13h às 17h, os visitantes também visitarão gratuitamente na área externa, o 11° Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol, com o tema "3ª Camisa e impressos". O evento proporciona  maior conhecimento entre os times, além de troca de camisas e de outros materiais  feitos de papel. 
Serviço 
Exposição Futebol de Papel Endereço: Museu do Futebol - Local: Praça Charles Miller, s/n  - Quando: 30 de novembro (sábado) - Horário de abertura da exposição: 10h (até as 12h, a entrada no Museu será gratuita) - Curadoria: equipe de conteúdo do Museu do Futebol.
Foto: divulgação

Postagens mais visitadas