Milene Rodrigues e Mary del Priore falam sobre as mulheres no futebol, no CCBB Rio

O jornalista Chico Sá, será o mediador do debate
O primeiro jogo oficial de futebol feminino no mundo aconteceu em Londres, em 1898, entre Inglaterra e Escócia. No Brasil, há controvérsias. Estudiosos do assunto garantem que a primeira partida de futebol feminino foi realizada em 1921, em São Paulo, onde se enfrentaram as “senhoritas catarinenses e tremembeenses”. Em 1964, os militares proibiram a prática do futebol feminino no país, que só foi retomado vários anos depois. Com o objetivo de discutir a participação das mulheres no futebol, o Centro Cultural Banco do Brasil reúne, no dia 27 de novembro, a historiadora Mary del Priore e a ex-esportista e comentarista esportiva Milene Domingues, em mais um debate do ciclo Futebol.BR. A mediação do encontro é do escritor, jornalista e cronista Xico Sá. O projeto acontece desde junho e tem por objetivo discutir a influência do futebol na cultura brasileira e nas artes: música, cinema, literatura, artes plásticas, etc. No dia 11 de dezembro, será realizado o último debate de Futebol.BR, com a presença dos jornalistas André Rizek e Renato Maurício Prado. Mary del Priore é autora de 38 livros sobre História do Brasil, vencedora de 21 prêmios nacionais e internacionais, entre os quais o Jabuti e o 1o. Lugar do Prêmio do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo da França e da Organização dos Estados Americanos. Ex-professora da USP e da PUC-RJ, leciona na pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira. Colaborou durante dez anos para o Caderno Feminino do jornal O Estado de São Paulo e segue escrevendo para periódicos científicos e não-científicos, nacionais e estrangeiros. Consultora de cineastas como Daniella Thomas e Júlio Léllis, teve três de seus livros aproveitados em peças teatrais e espetáculos de balé. Milene Rodrigues iniciou sua carreira aos 14 anos e, em viagens pelo mundo, acabou sendo nomeada a Rainha das Embaixadas. Aos 20 anos foi morar na Europa e iniciou uma nova e importante fase, firmando-se na mídia televisiva como comentarista esportiva na Itália e Espanha. Hoje ela faz parte do Programa Encontro de Craques, pelo Band Sports. O debate As Mulheres no Futebol terá duração de duas horas e as senhas devem ser retiradas na bilheteria uma hora antes do início do encontro. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura 
PARA ROTEIRO FUTEBOL. BR – O Futebol no Brasil Patrocínio: Banco do Brasil Realização: Centro Cultural Banco do Brasil Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves Mediação: Xico Sá Local: Centro Cultural Banco do Brasil / Auditório 4º and. -- Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. 
27 NOVEMBRO / 18h30 AS MULHERES NO FUTEBOL Mary del Priore e Milene Rodrigues 11 DEZEMBRO/ 18h30 RUMO AO HEXA André Rizek e Renato Maurício Prado Classificação indicativa: 12 anos ENTRADA FRANCA mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.
Foto: Divulgação

Postagens mais visitadas