quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Museu do Futebol inaugura Centro de Referência do Futebol Brasileiro


O Centro dará acesso a uma seleção composta por 1.700 livros, mais de 150 referências sobre a prática do futebol na cidade de São Paulo e informações sobre 260 pessoas entrevistadas e 493 instituições, como clubes de futebol profissional e amador, torcidas organizadas, estádios. Todo esse universo que compõe o futebol brasileiro estará disponível ao público gratuitamente, a partir do dia 04 de outubro, às 10h. O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizada no Estádio do Pacaembu – inaugurará, nesta data, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB). O projeto – voltado a pesquisadores, jornalistas, e todos interessados em futebol, sua memória e história – é mais um serviço oferecido pelo Museu do Futebol.   Em três anos de pesquisa, uma equipe multidisciplinar percorreu a cidade de São Paulo e registrou referências por meio de fotografias, filmes, áudios, desenhos e textos. Conteúdos que estavam dispersos e distantes do conhecimento público, agora, estão organizados em um Banco de Dados e uma biblioteca e midiateca gratuita, instaladas dentro das dependências do Museu do Futebol.

Quem visitar o CRFB presencialmente poderá conferir também os vídeos do projeto de História Oral “Futebol, Memória e Patrimônio”, uma parceria do Museu com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getulio Vargas CPDOC/FGV, com financiamento da FAPESP e apoio da Associação dos Campeões Mundiais de Futebol do Brasil. São mais de 120 horas de entrevistas gravadas com 55 jogadores da Seleção Brasileira que atuaram nas Copas de 1954 a 1982, como Carlos Alberto Torres, Emerson Leão, Aluísio da Luz (Índio), Amarildo da Silveira, Dino Sani, Djalma Santos, Joel Camargo, Ademir da Guia e muitos outros.   A entrada ao CRFB é gratuita.
Para acessá-lo, o visitante terá de retirar um crachá na Bilheteria do Museu do Futebol e se dirigir ao elevador localizado ao lado do Bar do Museu. O visitante que estiver na exposição também poderá visitar o CRFB. O CRFB funcionará de terça a sábado, das 10h às 17h. 
O Banco de Dados poderá ser visitado pela página: www.museudofutebol.org.br/crfb   A implantação do CRFB contou com o apoio financeiro da FINEP - Agência Brasileira de Inovação, órgão do Ministério da Ciência e da Tecnologia, em parceria com o Núcleo de Antropologia Urbana da USP (NAU/USP) e a POIESIS - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, organização social de cultura.   
Serviço 

Inauguração do Centro de Referência do Futebol Brasileiro - Onde: Museu do Futebol - Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Data: 04 de outubro (sexta) Horário: 10h às 17h  -Quanto: gratuito * Todas as quintas a entrada é gratuita * Crianças até sete anos não pagam entrada