Pular para o conteúdo principal

Desafios dos correspondentes internacionais e do jornalismo investigativo fecham 2ª edição do mídia.JOR


Correspondentes Internacionais e a difícil
 missão  de  "descobrir" o Brasil
O terceiro e último dia do Seminário de Jornalismo mídia.JOR abordou a atuação de correspondentes internacionais no Brasil, as mídias sociais como fonte negócio, o jornalismo investigativo e a charge como instrumento de o humor e informação. Pela manhã, os correspondentes internacionais Juan Arias do "Ell País" da Espanha, Pierre Ausseill da Agência France-Press e Todd Benson da Reutters falaram das dificuldades de um correspondente internacional e da necessidade de ter um olhar diferente do brasileiro para ver, apurar e passar informação ao veículo de seu país. Todos foram inânimes em afirmar que o Brasil em virtude dos últimos acontecimentos (protestos e manifestações) associado aos eventos esportivos como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, está no centro das atenções do mundo. No Brasil há um ano, Pierre Ausseill, afirmou que o grande desafio do correspondente  será colocado em prática no ano que vem com a cobertura da Copa do Mundo. Para ele o grande desafio do correspondente internacional é tentar levar a melhor informação do evento apesar de sua grande  dimensão territorial, a cobertura do Brasil vai muito além de São Paulo, Rio e Brasília, declarou o correspondente  da AFP. O alto custo para a cobertura da Copa do Mundo e até a logística  está assustando as empresas, muitas inclusive  na tentativa de reduzir custos está estendendo o período que os correspondentes ficam nos países  quando o certo seria ter uma rotatividade ou período menor analisa Todd Benson o risco do correspondente internacional  perder seu olhar critico em relação ao pais em que ele fica por mais tempo é grande, afirmou o jornalista da  Reuters. Hoje é importante que um jornalista se especialize em uma determinada área, mas que além de tudo que ele seja jornalista e esteja preparado para vir ao Brasil por exemplo e cubra a Copa do Mundo e as manifestações por exemplo, finalizou Pierre Ausseill da Agência France-Press. 
Jornalismo Investigativo
Cabrini fez duras críticas aos dirigentes
 e empresários do futebol brasileiro
No período da tarde, o painel que abordou o jornalismo investigativo contou com a presença de Roberto Cabrini, jornalista do SBT, Sérgio Lírio da Revista Carta Capital e Rubens Valente da Folha de São Paulo . Foi um dos melhores encontros do seminário mídia.JOR, a rico nos detalhes da produção das matérias investigativas em TV, jornal e revista. Cabrini pois o dedo na ferida quando destacou os programas que envolveram a paixão nacional, o futebol. O jornalista que hoje está no SBT começou a carreira em Piracicaba como jornalista esportivo e hoje é um dos mais respeitados profissionais do segmento. Além de apresentador Cabrini é também editor-chefe do programa e comanda mais de 20 profissionais que produzem um conteúdo que precisa ser relevante, ter qualidade e para uma teve aberta, não basta pensar somente pelo Ibope, mas é claro que se ele não for satisfatório, o programa pode ser afetado. O trabalho de investigação leva tempo e a equipe tem que achar uma forma para se programar e fazer e produção de vários programas, pois o jornalismo investigativo é caro pode levar tempo. Para Cabrini, o jornalismo investigativo se tornou uma grande esperança para pessoas que precisam de ajuda e não confiam no serviço público: “O jornalismo só faz sentido quando você consegue melhorar a vida das pessoas”. Entre as várias matérias citadas pelo jornalista, destacamos a série: “Porões do Futebol” que rendeu dois programas no Conexão Repórter que divididos em cinco blocos que trouxe toda sujeira infiltrada nos porões do futebol (segue trecho de um dos programas abaixo)

O jornalista ressaltou a a importância de ter o apoio do Ministério Público Federal como parceiro para ajudar a revelar desmandos e irregularidades no Brasil. 
Cabrini lembrou que o fato de muitos questionarem a convocação do atleta y para a seleção, ou a contratação de outro atleta pelo clube x, foi enfático e falou a verdade que a maioria dos "entendidos" pelo futebol desconfiam: “O futebol se transformou em uma indústria do dinheiro, os dólares e os euros falam mais alto na seleção brasileira e nos clubes. O interesses fala mais alto para a maioria dos dirigentes, empresários e agentes de jogadores”
Parabéns a todos os profissionais da Revista Imprensa que realizaram o Segundo Seminário de Jornalismo do mídia.JOR - contou com  o patrocínio da  Oi, apoio da Aliança Francesa, Fenaj, Abert, Abradi, Aner e ANJ. 
Fotos: Alf Ribeiro e Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul