quarta-feira, 17 de julho de 2013

Como é feita a medição de audiência em rádio?

Diante de muitos questionamentos, referentes a audiência esportiva, mais uma vez procuramos saber como funciona a metodologia de medição de audiência em rádio. Em sua página oficial, o Instituto IBOPE, informa que  a medição de audiência de rádio é realizada por entrevistas recall (retrospectiva), em que o respondente informa sobre as emissoras de rádio ouvidas nas últimas 48 horas (ontem e anteontem) e emissoras ouvidas, ainda que de vez em quando (90 dias antecedentes à coleta). A pesquisa possui amostra móvel trimestral e o universo pesquisado é a população com 10 ou mais anos, residente em domicílios particulares e permanentes nas áreas urbanas, de ambos os sexos, das classes A, B, C, D e E (Critério de Classificação Econômica Brasil - CCEB). As entrevistas são realizadas todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados. O estudo de audiência dos programas e emissoras de rádio fornece análises sobre a participação das emissoras na audiência total, perfil da audiência, períodos de duração e locais de audiência, entre outras, com dados coletados diariamente, de forma ininterrupta, nas nove maiores regiões metropolitanas do país. As informações colhidas nas entrevistas, armazenadas instantaneamente em computadores de mão, passam por um processo automático de verificação e são transmitidas para o sistema de produção de dados, o que diminui a possibilidade de erros em seu registro. Para a correta abordagem e aplicação dos questionários, os pesquisadores do IBOPE recebem treinamento específico para a realização das entrevistas. Na etapa de produção de dados é realizada uma nova checagem das informações antes da formatação e disponibilização dos dados no software de análise.
O IBOPE informa que não  mede a audiência de rádio online, porém o instituto mede outros importantes índices por meio da ferramenta TagWave. Trata-se de uma ferramenta de análise de tráfego e consumo de conteúdo transmitido ao vivo em sites de rádios online. O serviço permite analisar como os ouvintes de uma emissora online consomem o live streaming e possibilita comparar os dados de navegação de uma determinada rádio com as concorrentes, desde que também sejam clientes do serviço. O Tagwave traz dados como pageviews, evolução de visitantes únicos, frequência média, tempo total, tempo médio por visita.
Fonte: IBOPE