quinta-feira, 23 de maio de 2013

Exposição gratuita 'Arte na Rede' retrata imagens do futebol de rua em 46 países‏


De 06 a 24 de junho, acontece no Shopping Market Place, na zona sul de São Paulo, a exposição fotográfica itinerante Arte na Rede, patrocinada pela AES Eletropaulo, com fotografias tiradas em 46 países sob a temática do futebol de rua. As fotos são de autoria do jornalista e fotógrafo Caio Vilela, que viajou a países como Tunísia, Síria, Palestina, Quênia e Jordânia para retratar a força de integração que tem o futebol em todo o mundo. 
São Paulo será a primeira cidade a receber a exposição, que depois percorrerá os municípios de Carapicuiba, Jandira, Vargem Grande Paulista e Rio Grande da Serra. A exposição conta com a curadoria das jornalistas Ana Busch e Noelly Russo, que selecionaram as imagens, estabeleceram suas conexões com a história e culturas mundiais e ainda desenvolveram um material focado para o público escolar: um caderno com informações e atividades que será distribuído gratuitamente a professores das redes públicas de ensino das cidades visitadas. “Acreditamos na força das imagens sobre o futebol, um tema tão brasileiro, tão cotidiano, e ao mesmo tempo surpreendente.
O olhar de Caio Vilela sobre esse fenômeno aproxima e mobiliza as pessoas. Em um primeiro momento, só se vê o futebol. Mas nos detalhes de cada foto, descobrem-se culturas e práticas diferentes.  
Caio já viajou para mais de 80 países para retratar o tema e, inclusive, irá lançar em junho o livro “Futebol Arte – Do Oiapoque ao Chuí”, que traz imagens do futebol de rua dos quatro cantos do Brasil.  O projeto é viabilizado com o apoio do Governo de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e do Programa de Ação Cultural 2013. A realização fica sob os cuidados da Elo3 Integração Empresarial, empresa especializada na criação e desenvolvimento de projetos culturais que priorizam a democratização do acesso à arte e cultura. 

EXPOSIÇÃO ARTE NA REDE 
Local: Shopping Market Place – Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo / SP 
Quando: 06 a 24 de junho de 2013 
Horários: Segunda a Sábado: 10h às 22h
Domingos: 11h às 22h Feriados: 11h às 22h
Entrada gratuita