terça-feira, 21 de maio de 2013

Parcerias com portais e lançamentos de aplicativos acirram ainda mais a disputa entre Uol 89 e Kiss FM

Concorrentes em São Paulo, 89 e Kiss FM, seguem firmes da disputa dos ouvintes que gostam de  Rock and Roll. Depois de seis anos fora do dial em São Paulo, a 89 Fm voltou com a marco do UOL, um dos mais importantes portais de internet do Brasil, meses depois a Kiss FM anunciou uma importante parceria de conteúdo com o Terra, Portal Concorrente do Uol, mas a  disputa saúdável pelo ouvinte não para.
A UOL 89 FM “a rádio rock”, o iai? (Instituto de Artes Interativas) – centro de treinamento e produtora referência em mobile – desenvolveu, em parceria com a agência Africa, o “Rock Snooze”, aplicativo para iOS que promete não deixar ninguém perder a hora. Criado pela agência Africa, o app gratuito para iOS funciona como um despertador, mas com uma interface rocker. O grande segredo acontece quando o botão “Snooze” – o famoso “soneca” – é ativado. O usuário tem a opção de acordar ao som da programação da rádio, de músicas salvas no seu celular ou ao som de riffs gravados especialmente para o aplicativo por Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura. Cada vez que se aperta o botão snooze, um dos riffs de Kisser começa a tocar. A cada nova tentativa de se dormir mais cinco minutinhos, o riff vai ficando cada vez mais alto e pesado. Com o terceiro riff é praticamente impossível não sair da cama. “Um aplicativo para comemorar o ressurgimento da rádio mais roqueira do Brasil não poderia deixar por menos” – comenta Lucas Longo, fundador do iai?. “Ficamos muito contentes de desenvolver este app com a Africa e assim poder fazer parte da história da 89FM.” Você pode baixar o app em aqui.
Algumas semanas depois foi a vez da Kiss anunciar o lançamento de  um app comemorativo aos seus 12 anos. O aplicativo, integrado à página da rádio no Facebook, tem o objetivo de fidelizar os fãs, que, ao se cadastrarem, precisam convidar amigos para conquistarem pontos e competirem entre si. Para acompanhar a disputa, foi criada uma “hierarquia religiosa”: os iniciantes ganham o status de Fihell, e quanto mais amigos forem indicados, as nomeações mudam para Bispower, Pastorocker, Frade Core e, por fim, Heavyrendo, o cargo mais alto da hierarquia. Os primeiros colocados ganham o trio de instrumentos guitarra, baixo e bateria, uma camiseta, chamada de batina do rock e um certificado impresso e emoldurado. Levam guitarra, camiseta e certificado os vencedores entre a 2ª e a 8ª posição. A partir do 9º até o último colocado, na 175ª posição, o prêmio será uma camiseta. Em São Paulo a Kiss FM fé sintonizada na frequência dos 102,1 MHz, sua afiliadas também estão em: Campinas (107,9 MHz) e Litoral Paulista (90,1 MHz) e DF (94,1 MHz).
A  recente pesquisa IBOPE divulgada em São Paulo, referente ao trimestre: fevereiro, março e abril, mostra a 89 FM na 09º colocação com   123.680 ouvintes por minuto e a KISS FM na 16º posição com 57.414 ouvinte por minuto.
Viva a concorrência saudável no rádio!
Fonte: Conecte Comunicação e Meio e Mensagem.
Dados do IBOPE: Bastidores do Rádio