Pular para o conteúdo principal

Ondas Curtas - 41

* A coluna dá os parabéns para a Rádio Jovem Pan AM. Primeiro pelo fato da tradicional emissora ter adquirido, os direitos de transmissões da Champions League nessa reta final e assim "salvar" os ouvintes de rádio que podem acompanhar as partidas que acontecem no período da tarde durante a semana. Segundo, por ter abraçado a campanha que pede o fim da maioridade penal. Depoimentos de autoridades e familiares de vítimas de crimes cometidos por menores são veiculadas ao longo da programação sempre acompanhadas dos ótimos editoriais que refletem a opinião da maioria dos brasileiros. 

O repórter da Jovem Pan da Europa, Felipe Rocha (ex- Globo e CBN) irá acompanhar direto de Londres (Wembley Stadium) a grande final da Liga dos Campeões no dia 25 de maio. 

Bradesco Esportes FM e a Web ESPN, também são opções para os ouvintes quando o assunto são os jogos da Champions League. 



* A inovadora e "estranha" forma da rádio Estadão de cobrir jogos não pode ser chamada de transmissão esportiva. 
O âncora Weber Lima até que se esforça, mas a ausência de um narrador deixa todo mundo perdido no decorrer dos jogos, principalmente o ouvinte. 
Aos poucos novos profissionais são contratados, além de Weber Lima (âncora), e Katya Ângelo (produtora), o departamento de esportes da emissora conta com o agora repórter Douglas Araújo (ex-Tribuna FM de Santos) - Felippe Facincane, plantão esportivo (ex-105 FM), os ex- jogadores Zetti, que optou em sair da Bradesco Esportes FM e Wiliam "Capita" Machado, ex- jogador do Corinthians são os novos comentaristas contratados.
Outros integrantes devem chegar, mas tudo indica que a opção será por ex-jogadores e não jornalistas.
Talvez a  opção por esse formato tenha haver com o alto valor pedido pela TV Globo nos direitos de transmissão da Copa das Confederações e na Copa do Mundo. A emissora não adquiriu os direitos, e tudo indica que esse seja um dos  motivos de não ter contratar narradores. A rádio de "Quem quer Saber ?" está perdendo a grande oportunidade de aumentar a sua audiência, já que a equipe é boa.


* Na última semana, Grupo Estado anunciou oficialmente o formato e os projetos para a cobertura de esportes, incluindo planos comerciais. Desde sua inauguração, a principal parceira de nome e de cobertura esportiva costumava ser a ESPN, mas o acordo foi desfeito no final de 2012. A nova estratégia deverá preencher espaços abertos no dial da Estadão após o fim da parceria. 


* A partir de hoje (29/04) até a próxima sexta (03/05), a Rádio Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP) exibe a segunda rodada da série de reportagens "Assaltódromos", em que o repórter Claudio Junqueira vai visitar cinco pontos de furtos ou assaltos frequentes indicados pelos ouvintes. As reportagens podem ser ouvidas ao longo da programação da rádio, nos programas "Primeira Hora", "Jornal Gente", "Manhã Bandeirantes", "Jornal da Hora", "Jornal em Três Tempos" e "Jornal de Amanhã".



* Grande emissoras de rádio seguem optando pelas transmissões em estúdio (off-tube). Para os comentaristas a coluna acredita que pelos recursos tecnológicos apresentados, essa opção até que ajuda, mas com certeza para narradores e repórteres a coisa é bem diferente. 


* Não bastasse a revolta com o "Cacique Rei", agora é a vez da coordenação causar indignação em 95% do departamento esportivo de uma importante e tradicional  rádio em São Paulo. 


* Esfriaram, mas não terminaram as conversas/negociações entre ESPN e Rádio Capital. 


* "Fala Sério!" esse é o nome do  quadro apresentado pelos jornalistas Rômulo Mendonça e Alexandre Oliveira no site da ESPN, tudo é claro com muito bom humor. Sensacional (ver aqui). 


O jornalista Roberto Cabrini do "SBT Repórter" é o convidado de hoje dos "Grandes Encontros" que é promovido pela Aceesp (Associação de Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) em parceria com a Tracto. O evento acontece a partir das 19:30 na sede da entidade, não há mais vagas disponíveis.


Também hoje, só que a partir das 20h30, a Rádio Eldorado (FM 107,3 – SP) abre a série Grandes Encontros Olímpicos 2013. Na 1ª edição deste ano, a rádio contará com o cantor e compositor Nando Reis e o mesatenista brasileiro Hugo Hoyama. Os dois vão dividir histórias sobre música e a prática esportiva. O evento será no Museu do Futebol, em São Paulo. O projeto Grandes Encontros Olímpicos será transmitido ao vivo na programação da emissora do Grupo Estado, em FM 107,3 e também na página da Eldorado no Facebook.
Informações aqui.


* Finalmente estreia hoje as 11:30 o programa "Bola Dividida" (nome não confirmado) na Rede TV, o comando será de do experiente narrador Silvio Luiz e terá participações dos comentarista Juarez Soares (China) Luiz Ceará, e da ex-miss Brasil Priscila Machado que é jornalista diplomada.


* Acontece hoje mais um programa especial em comemoração ao 10º aniversário do programa "Bem Amigos" do SporTv. Apresentado por Galvão Bueno, o programa terá participação de Ronaldo Fenômeno e da cantora Daniela Mercury. 


*Seguem abertas, até 29 de junho, as inscrições para a quinta edição do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário. Com o objetivo de descobrir novos talentos Informações clique aqui 
O resultado será divulgado no dia 1o. de outubro, data de aniversário da CBN. 


* No próximo dia 11 de junho acontece o almoço de lançamento da 11ª Edição do Prêmio Comunique-se. A organização promete um edição especial e um tema  surpreendente. O importante e tradicional  prêmio é conhecido como o Oscar do Jornalismo Brasileiro. A entrega está marcada para o dia 24 de setembro.

Comentários

  1. Sim, Cheni, o nome "Bola Dividida" foi confirmado, já anunciado em chamadas nos intervalos e dentro de outros programas desde a última sexta-feira.

    ResponderExcluir
  2. Cheni,
    Você tem razão, equipe da Rádio Estadão é muito boa a partir do jornalismo geral passando pelo esportivo. Concordo com voce sobre o produto que ela coloca no ar. Não é uma transmissão esportiva. Se enquadra mais como um Debate Esportivo. A rádio tem bom som, ótimo jornalismo geral e porque não quer narrar o futebol. Isso qaue estão fazendo não é inovação, isso se chama invenção que não deu e nem dará retorno. Então que pare com o que está fazendo. Outra ooisa, ainda ontem não fizeram o jogo do São Paulo. E convenhamos comprar a Copa do Mundo e das Confederações para colocar essa brincadeira que estão fazendo no ar é o mesmo que jogar o dinheiro na latrina. É bom o Grupo Estadão acordar para ver que o cara que inventou isso aí não é do ramo.
    Carlos Ribeiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul