Pular para o conteúdo principal

Ondas Curtas - edição 31

* A decisão do Grupo Bandeirantes em trocar a Bandnews pela Band FM na freqüência 106.7 MHz em Campinas (SP), não teve boa repercussão na cidade e na região. Recebemos vários comentários negativos sobre a mudança.
A coluna apurou que a substituição não se tratou somente de mudança de estratégia (segundo informou a nota oficial), mas também pelo fato de chegar ao fim a parceira nesse projeto com o Grupo Alta Vista, detentor da concessão dessa freqüência e de outra que também é gerenciada no momento pelo Grupo Bandeirantes (ativa FM Campinas 89,3 Mhz). O Grupo Alta Vista (Emissoras Serranas de Rádio e TV) é de propriedade da família Abi Chedid, de Bragança Paulista (São Paulo), local da concessão das emissoras que operam em Campinas. A coluna tentou contato com os responsáveis do Grupo Alta Vista, mas não obteve retorno. 


* A CBN Campinas (99.1) volta a ser a única emissora all news em FM para a grande Campinas. As opções de programas locais são: ‘Jornal da CBN – 1ª edição local’, com Antonio Franco; ‘CBN Campinas’, de segunda a sexta das 9h30 às 12h, sob apresentação de Flavio Paradella; ‘CBN Brasil - Edição Local’, com Lúcia Gomes; ‘CBN Total – Regional’. Apresentado por Carolina Rodrigues e que vai ao ar de segunda a sexta, das 14h às 16 h, ‘CBN Esportes Campinas’, de segunda a sexta, das 16h às 17h; ‘Jornal da CBN - 2ª edição local, com Henrique Brazão; e ‘Espaço CBN Cultura’, aos sábados, das 10h ao meio dia, com apresentação de Valéria Hein.


* Agora é oficial: a Bradesco Esportes FM vai seguir a programação em rede via São Paulo e raramente terá informações locais. Foram muitas mudanças na emissora que sequer tem um ano de vida. Será que isso cai bem no mercado de rádio?
Primeiro foram as mudanças/demissões em São Paulo, depois Porto Alegre e, agora, as modificações da Bradesco Esportes FM - ou Esportes FM – chegam a Belo Horizonte. Assim como na praça da capital gaúcha, os funcionários foram “transferidos” para a Bandnews FM, isso já ocorre também no Rio de Janeiro.


* A Rádio Estadão (FM 92.9 e AM 700) está encontrando dificuldades em encontrar narradores com nome no mercado. Recentemente, Jorge Vinícius (ex-Capital) e Gustavo Villani (ex-ESPN) agradeceram ao convite da direção, mas não aceitaram. A emissora, que promete “inovar” com transmissões 100% off-tube, segue, infelizmente, de fora da cobertura de futebol no dial da Grande São Paulo.


Com o fim do Jornal da Tarde (JT) e da parceria de conteúdo com a ESPN, o Grupo Estado conseguiu cortar custos. Hoje, o importante e conceituado grupo está investindo milhões de reais em publicidade. Criada pela agência WMcCann, a nova propaganda do jornal já está no ar e tem nada mais que 180 anúncios diários espalhados por várias mídias, sendo que é vista, por exemplo, com frequência no intervalo do ‘Jornal Nacional’ e da novela das nove (horários mais caros da televisão brasileira). Essa é a segunda etapa da campanha “Quer Saber? Estadão” e visa ampliar a base de assinantes ao trazer situações nas quais ser leitor do diário faz toda a diferença.


* Está causando um mal-estar danado a nova determinação de folgas aos finais de semana que veio da coordenação de produção da Rádio Globo de São Paulo (AM 1100). Além dos comunicadores, repórteres e produtores estão trabalhando aos sábados ou domingos, algo que não acontecia. A única exceção, é claro, vem da chefia.


* A coluna apoia a flexibilização da ‘Voz do Brasil’, mas cá pra nós, alguém acredita que ela será aprovada?


* Reportagem da Folha de S. Paulo feita em maio 2011 (dados mais recentes) mostrou que a maioria dos “donos” das emissoras no Brasil são ou foram políticos. Nesse levantamento, foram catalogadas 291 TVs, 3.205 rádios e 6.186 retransmissoras comerciais existentes no Brasil. A maioria dos políticos brasileiros contraria o texto constitucional [artigo nº 54, capítulo I – são sócios ou diretores de emissoras de radiodifusão]. Entre os proprietários que na maioria das vezes arrendam a concessão, estão prefeitos, senadores, deputados federais, deputados estaduais e até governadores.


* Vice-líder de audiência no rádio AM de São Paulo, a Capital acaba de lançar aplicativos para quem quiser ouvir a emissora pelo celular. No mesmo embalo está a recém criada ESPN Radio, que também já pode ser ouvida pelos celulares via Tunein. Outros aplicativos estão em desenvolvimento.


* Operadores de externa demitidos pela Rádio Estadão devem ser contratados pela ESPN Radio (alguns já realizam trabalho freelance). E seguem os testes que para a nova programação da emissora, ainda transmitida somente via internet, que em breve será em rede com outras emissoras do Brasil.


* A Federação Paulista de Futebol (FPF), bem que poderia levar a risca a liberdade de imprensa. Repórteres das webs são impedidos de cobrir partidas no gramado. Que tal o Departamento de Comunicação fazer uma reunião com os responsáveis pelas poucas emissoras webs? Criar critérios, regras etc... Parceria com a diretoria da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) poderia ajudar. Há espaço de sobra para todos cobrirem partidas no campo, até porque, o que não falta na entidade são fiscais. A coluna acredita que o patrocinador da competição aprovaria essa liberação.


* A “Equipe Líder”, comandada por Alexandre de Barros, está negociando já há algum tempo com a direção da Super Rádio Tupi de São Paulo (AM 1150) a prorrogação do contrato de “arrendamento” de horários. Tradicional no rádio esportivo de São Paulo, a equipe se destaca na cobertura de jogos da Portuguesa há mais de 30 anos e hoje opta, também, em transmitir jogos do Santos em suas jornadas. A equipe ainda não bateu o martelo por causa do considerável aumento nos valores no novo contrato proposto pela emissora.


* Parabéns aos colegas do site Tudo Rádio, referência para quem quer ficar bem informado no segmento. Neste ano, o site está comemorando seu décimo aniversário. Daniel Starck é o jornalista responsável, a equipe ainda conta com Carlos Massaro, Luiz Fernando, Jean Snege, Daniel Mancini “Bejota”, Marcelo Cabrelli e Diógenes Lopes. 


* Após 10 anos trabalhando na Alpha FM (101,7), a locutora Ana Carolina Pires, estreou semana passada na Antena 1 de São Paulo (FM 94,7). Dona de uma das vozes mais bonitas do dial, Ana Carolina comanda o horário das 11h até às 15h na emissora que também é do segmento adulto.


* Depois de quase dois anos no Estadão, o colunista Paulo Vinícius Coelho retornou para a Folha de S. Paulo. PVC, que trabalhou na Folha de 2008 a 2011, segue nos canais ESPN. PVC é um dos mais completos jornalistas esportivos do país.


* O ‘Cartão Verde’, da TV Cultura, volta das férias nesta terça-feira, 5, no horário de sempre: às 22h. O programa tem o comando do jornalista Vladir Lemos e comentários de Victor Birner, Celso Unzelte e Roberto Rivelino.


* A Aceesp e familiares comunicam que a missa de um ano em memória do ex-comentarista esportivo e ex-presidente da entidade, Loureiro Júnior, será realizada na terça-feira, 5, às 18h30, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Praça Nossa Senhora Aparecida, s/n° - Moema - São Paulo). 

Comentários

  1. Olá Anderson Cheni,
    Acho que essa rádio Estadão já morreu no futebol antes de começar. O Sr. Costa queria como locutores de impacto o Vilani e o Jorge Vinícius. Esse cara tá de brincadeira. O Vilani já fez parte da ESPn/ESTADÃO. É um locutor começando, sem a qualidade que o cargo exige. O Vinícius já passou por uma dezena de rádios e nunca aconteceu. O Sr. Costa coloque gente de nome e qualidade se quiser tocar o futebol na Estadão. Já teve gentre sugerindo o Silvério, o Reinaldo Costa o Anuzek e eu acho que esse é o caminho que ele precisa tomar para conseguir decolar. Senão o "seu avião" vai ficar no chão viu Sr. Costa.

    Waldemar Moreira Campos
    São José dos Campos - SP

    ResponderExcluir
  2. Anderson Cheni, eu ouvi dois novos comunicadores na Rádio Globo de São Paulo, o Rubens Palli e o Carlos Fernando, eles irão trabalhar na rádio? Você tem maiores informações?
    Abraços
    Sebastião Santos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul