José Paulo de Andrade completa 50 anos de Rádio Bandeirantes

O Grupo Bandeirantes de Comunicação está fazendo uma justa homenagem ao jornalista José Paulo de Andrade (71), que está completando  50 anos de Rádio Bandeirantes. 
Zé Paulo, como também é carinhosamente conhecido é um dos funcionários mais antigo no Grupo, ele começou sua carreira profissional em 1960, aos 18 anos, como rádio-escuta do plantão esportivo da Rádio América, de São Paulo. Tinha paixão pelo futebol e assim aliava o prazer ao trabalho, mas gostava também de estudar. Em 1962, prestou o vestibular da FUVEST para estudar Direito na USP, cuja faculdade era então conhecida como Faculdade São Francisco, e ingressou. Mas acabou por trancar o curso devido ao seu trabalho, já então intenso, no rádio. 
Em 1963, após 1 ano na Rádio América, transferiu-se para a Rádio Bandeirantes, onde passou a ser locutor esportivo. E exerceu essa função por 14 anos. Depois passou para o jornalismo em geral, e se tornou apresentador e comentarista na rádio Bandeirantes. Apresentou os importantes programas jornalísticos: "Titulares da Noticia"; "Jornal de São Paulo"; "Rede Cidade'; "Band Cidade"; "Entrevista Coletiva". Mas o mais importante de sua carreira profissional foi o programa "O Pulo do Gato", que estreou em 1973 (2 de abril) e está há quase 40 anos no ar, ininterruptamente, sendo recordista no rádio brasileiro, com mesmo apresentador e mesmo horário. José Paulo de Andrade também foi o sucessor do saudoso Vicente Leporace, que fazia "O Trabuco". E em 1977 se tornou apresentador do "Jornal da Bandeirantes Gente", outro sucesso de audiência e de prestígio do rádio brasileiro, permanecendo há 33 anos no ar com o mesmo trio que lhe deu início, Salomão Ésper, Joelmir Beting e o próprio José Paulo de Andrade. Ele faz aparições também na Rede Bandeirantes de Televisão, principalmente atuando em debates políticos. É considerado por todos, como um dos principais jornalistas do rádio e da televisão brasileira. Em 2009, foi eleito pela revista Veja SP como uma das pessoas que são a cara de São Paulo.
Parabéns ao grande âncora do rádio do Brasil. Essa é uma justa homenagem do Grupo Bandeirantes de Comunicação a um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro.
Dados: Wikpédia
Foto: Divulgação

Postagens mais visitadas