Pular para o conteúdo principal

José Paulo de Andrade completa 50 anos de Rádio Bandeirantes

O Grupo Bandeirantes de Comunicação está fazendo uma justa homenagem ao jornalista José Paulo de Andrade (71), que está completando  50 anos de Rádio Bandeirantes. 
Zé Paulo, como também é carinhosamente conhecido é um dos funcionários mais antigo no Grupo, ele começou sua carreira profissional em 1960, aos 18 anos, como rádio-escuta do plantão esportivo da Rádio América, de São Paulo. Tinha paixão pelo futebol e assim aliava o prazer ao trabalho, mas gostava também de estudar. Em 1962, prestou o vestibular da FUVEST para estudar Direito na USP, cuja faculdade era então conhecida como Faculdade São Francisco, e ingressou. Mas acabou por trancar o curso devido ao seu trabalho, já então intenso, no rádio. 
Em 1963, após 1 ano na Rádio América, transferiu-se para a Rádio Bandeirantes, onde passou a ser locutor esportivo. E exerceu essa função por 14 anos. Depois passou para o jornalismo em geral, e se tornou apresentador e comentarista na rádio Bandeirantes. Apresentou os importantes programas jornalísticos: "Titulares da Noticia"; "Jornal de São Paulo"; "Rede Cidade'; "Band Cidade"; "Entrevista Coletiva". Mas o mais importante de sua carreira profissional foi o programa "O Pulo do Gato", que estreou em 1973 (2 de abril) e está há quase 40 anos no ar, ininterruptamente, sendo recordista no rádio brasileiro, com mesmo apresentador e mesmo horário. José Paulo de Andrade também foi o sucessor do saudoso Vicente Leporace, que fazia "O Trabuco". E em 1977 se tornou apresentador do "Jornal da Bandeirantes Gente", outro sucesso de audiência e de prestígio do rádio brasileiro, permanecendo há 33 anos no ar com o mesmo trio que lhe deu início, Salomão Ésper, Joelmir Beting e o próprio José Paulo de Andrade. Ele faz aparições também na Rede Bandeirantes de Televisão, principalmente atuando em debates políticos. É considerado por todos, como um dos principais jornalistas do rádio e da televisão brasileira. Em 2009, foi eleito pela revista Veja SP como uma das pessoas que são a cara de São Paulo.
Parabéns ao grande âncora do rádio do Brasil. Essa é uma justa homenagem do Grupo Bandeirantes de Comunicação a um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro.
Dados: Wikpédia
Foto: Divulgação

Comentários

  1. Caro Cheni, antes de tudo, parabéns pelo seu ótimo blog, de qualidade e senso jornalístico preciso. Muito importante para quem ama o rádio como eu amo. Duas pequenas correções neste seu post. A FUVEST teve o seu primeiro vestibular em 1977. Em 1963, a Faculdade de Direito da USP tinha um vestibular próprio. Poucos anos depois, e até 1976, inseriu-se dentro do vestibular do CESCEA (na época em que havia também MAPOFEI e CESCEM). Segundo reparo: O Jornal Gente foi quem sucedeu a O Trabuco, tão logo Leporace faleceu.

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo.
    Muito obrigado por suas observações, que por si, já serve como errata.
    Passe sempre pelo BLOG.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de quê. Espero muito sucesso para você não somente em seu blog, mas como repórter da Rádio Capital e demais atividades.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul