Pular para o conteúdo principal

Rádio Estadão terá narrador de "impacto" e transmissões somente "off-tube", garante diretor

 Redação Comunique-se   -  Anderson Cheni e Anderson Scardoelli 
Exclusivo
Acácio Luiz Costa é responsável pela
 nova fase da emissora do Grupo Estado
Diretor executivo das rádios do Grupo Estado, Acácio Luiz Costa argumenta que as jornadas esportivas comandadas no estúdio têm mais pontos positivos do que as partidas que contam com o locutor diretamente no estádio. Com essa visão, ele conta com exclusividade ao Comunique-se que a equipe esportiva da Rádio Estadão, que deve ser formada até o final do mês, vai realizar somente transmissões "off-tube"
Com histórico de estar à frente de veículos de comunicação em momentos de reformulação dos departamentos esportivos - foi durante sua gestão que Éder Luiz deixou a Band FM (em 1999), a Rádio Globo de São Paulo passou a "fazer tubo", e no fim do ano passado, a parceria do Estadão com a ESPN chegou ao fim -, Costa afirma amar a editoria e que sabe o valor dela para as grades das estações radiofônicas do país. Ao falar do seu carinho pelo setor, adianta que a equipe de esportes em montagem terá cinco repórteres, dois narradores e um comentarista. Sem revelar nomes, enfatiza que um dos locutores é "um nome de impacto". 
O experiente operador de  externa
 Luiz Henrique "State" já foi dispensado
Apesar de valorizar os investimentos na crônica esportiva e cravar que essa equipe ainda sem estreia definida será "grande" e autora de "conteúdo diferenciado", o diretor explica que a equipe técnica vai diminuir. Na noite dessa quinta, 17, dois operadores de externas, que acompanham os jornalistas nos estádios durante as transmissões de futebol, já deixaram a emissora. Luiz Henrique Oliveira (conhecido pelo apelido State) e Anderson Tico foram as baixas. Além do time de esportes a ser apresentado ao público, ao receber o colunista Anderson Cheni e o subeditor Anderson Scardoelli na sede do Grupo Estado, em São Paulo, o executivo também fala do núcleo de hard news da Rádio Estadão - responsável pela maior parte da programação da marca que entrou no ar no primeiro dia de 2013. A integração das mídias na empresa de comunicação e o fim da parceria com a ESPN também aparecem na conversa. 
Confira a íntegra da entrevista de Acácio Luiz Costa ao Comunique-se: 
Quais os projetos para a rádio com o fim da parceria com a ESPN? 
Vamos fazer a primeira rádio de conteúdo do Brasil, onde todas as plataformas estarão juntas. Não importa se no dial, na internet ou no jornal, o importante é que o Estadão estará produzindo. Todas as mídias estarão juntas em uma só emissora. Para o rádio, ainda vamos aumentar a nossa equipe de jornalistas. 
Desde que entrou no ar, em 1° de janeiro, a emissora está focada em hard news. 
A Rádio Estadão vai investir em uma equipe esportiva? 
Estamos em negociação com alguns profissionais para dar início às jornadas esportivas. Atualmente, já contamos com boletins feitos pelos profissionais do jornal impresso [Daniel Akstein Batista (Palmeiras), Fernando Faro (São Paulo) Victor Marques (Coritnhians) e Sanches Filho (Santos)] e com o 'Estadão Esporte', transmitido aos domingos. Em relação ao formato, adianto que iremos mudar o conceito de transmitir esportes, conceito esse que não muda desde 1950. Hoje, a programação exige outro formato. 
E como será esse novo conceito? 
Fazer as transmissões de futebol para quem estiver assistindo o jogo. Quando era o tempo áureo do rádio, a televisão não tinha o alcance que passou a ter no decorrer das últimas décadas. Atualmente, no Brasil, a televisão está inserida em mais de 98% dos lares. 
Qual será a estrutura para as transmissões dos jogos? 
Somente o repórter estará em campo cobrindo o jogo. Onde a equipe estiver, ele estará. Comentarista e narrador ficarão no estúdio, onde fica muito mais fácil com a tecnologia ver o jogo. O tubo [transmissão a partir da emissora] tem mais informação. Não adianta ter o locutor no estádio dizendo "não foi gol", enquanto as câmeras no estúdio mostram o contrário. Essa decisão não tem nada a ver com custos, pois não iria mudar em nada mandar equipe completa para o Pacaembu ou Morumbi, por exemplo. É uma estratégia baseada em recursos tecnológicos. 
Quantos profissionais serão contratados para o núcleo esportivo? 
Será uma equipe grande. Contrataremos dois narradores, cinco repórteres, dois colunistas e um comentarista. Por questão de contrato, ainda não posso revelar quem são, mas garanto que um dos locutores é um nome de peso. A equipe deve ser apresentada até o final do mês de janeiro. Em fevereiro, as transmissões esportivas terão início. Por outro lado, a equipe técnica vai diminuir. 
Tem a previsão de quantas partidas serão transmitidas pelo Rádio Estadão? 
Ainda não levantei esse dado, mas a quantidade não será tão grande. Vamos transmitir somente os jogos importantes. É a mesma estratégia que se aplica à política, não é porque é um assunto importante que vamos passar a transmitir as sessões da Câmara. A nossa equipe esportiva terá o espaço que merece, um espaço de destaque. Amo esporte no rádio. Essa história de eu chegar na emissora e tirar o esporte não tem fundamento. Além das transmissões das partidas, essa equipe comandará outros programas? 
Não teremos um programa específico de esportes na programação durante o decorrer da semana, mas a informação esportiva com os repórteres, colunista e comentarista terá espaço durante a nossa programação, como já estamos tendo desde o início dessa nova fase da emissora. 
A equipe chegará forte comercialmente mesmo dedicando-se apenas às jornadas? 
Já temos duas cotas vendidas para o esporte. A marca Estadão é muito forte e tem peso para isso. Independentemente da bola rolando, temos conteúdo. Exemplo: meses atrás, o Luiz Antônio Prósperi [repórter do impresso] entrou ao vivo na rádio e foi o primeiro a divulgar o acerto do Felipão como novo técnico da seleção. Esse e o próximo ano são de grandes eventos no esporte. Como o veículo está se programando? 
Estamos negociando os direitos da Copa das Confederações [este ano] e Copa do Mundo [2014] como um projeto multimídia, com todas as empresas do Grupo Estado. O custo para essas transmissões é muito alto, cerca de US$ 850 mil. Caso a detentora não aceite as propostas do Grupo Estado, não vai dar para cobrir os eventos com os direitos. 
Você chegou ao Grupo Estado sabendo que a parceria com a ESPN chegaria ao fim?
Quando vim para cá em julho de 2011, não sabia que a parceira de conteúdo com a ESPN iria terminar. Mesmo com o fim, mantivemos boa relação. A decisão de romper foi exclusivamente estratégica do grupo em querer focar na marca Estadão. E ela, a decisão, chegou ao meu conhecimentos no fim do semestre passado. 
Seis meses sabendo que a ESPN deixaria a grade, e a Rádio Estadão entrou no ar sem equipe esportiva... 
Tive seis meses para estruturar uma nova rádio, isso tendo que dar conta da antiga [denominada até o último 31 de dezembro de Estadão-ESPN]. Depois da decisão da saída da ESPN, conversamos bastante. Pensamos em continuar com alguns profissionais deles, caso do PVC, que continua como colunista do Estadão. Informamos nosso interesse à direção da ESPN. Eles não liberaram, e nós respeitamos. 
Há meta no Ibope para a emissora?
Nosso objetivo é a qualidade. Não estamos preocupados com a quantidade, mas é claro que não gosto de audiência baixa. Não vamos decepcionar o nosso ouvinte a nossa audiência.
Fotos: Anderson Scardoelli/Comunique-se e arquivo pessoal

A matéria também está disponível no site do Portal Comunique-se

Comentários

  1. Carlos Alberto de Souza18 de janeiro de 2013 às 09:01

    O rádio esportivo começou a morrer com as transmissões sem sal de estúdio. Ate la vista, baby!

    ResponderExcluir
  2. Melhor fazer Off Tube ?? sabe muito mesmo? fala logo que a emissora ta falida !

    ResponderExcluir
  3. Cheni,

    Esse cara não sabe nada de rádio. Quando fala em qualidade e quer colocar narrador e comentarista no estúdio ele vai afundar o Grupo Estadão. Para ter qualidade ele precisa fazer exatamente o que as demais rádios não fazem: colocar narrador, comentarista e repórteres no estádio. Narrar e comentar pela imagem da televisão não vai acrescentar nada. E depois quero ver qual é o narrador de "impacto" e com vergonha na cara que vai topar uma coisa dessas. E também não adianta contratar esses jovens que não sabem narrar e são metidos a narradores. Esse tal de PVC também não serve para comentarista de rádio. Sr. Costa: Para acabar com a "letargia" atual do rádio esportivo só colocando os profissionais no estádio e não no estúdio. Isso de acabar com o que não se muda desde há muito tempo não bate com suas idéias. O Sr. precisa é montar um time com narradores de nome e narradores, comentaristas e repórteres de qualidade. Não esses que só estão preocupados em contar piadas e se esquecem dos jogos. Veja o caso da Transamérica: o Maciel fica falando abobrinhas e de repente lembra do jogo. Aí o gol já aconteceu. Assim tem outros por aí. Porque o Sr. não reformula suas idéias e segue o que pode dar outra vez qualidade as transmissões esportivas do rádio: Contrate narradores de qualidade como Reinaldo Costa, Edemar Annuseck que estão sem rádio. Depois do Silvério da Bandeirantes são os dois melhores que ainda temos. Saia na frente fazendo transmissões esportivas de verdade, não de mentirinha pela televisão. Sabe porque de mentirinha: porque nem o narrador, nem o comentarista tem dimensão correta de um jogo de futebol transmitindo pela televisão. Jogo deve ser narrado do estádio. Falei.

    Waldemar Moreira Campos
    São José dos Campos - SP

    ResponderExcluir
  4. Olá Anderson Cheni,

    Li com muita atenção essa entrevista. Esse cara está por fóra do que deve fazer uma rádio numa transmissão de futebol. Isso que ele anunciou não é inovar é desmoralizar de vez o rádio. A direção do nosso querido Grupo Estadão tem que botar esse cara prá correr. Já não basta que não deu certo a fusão com a ESPN. Sabe porque eles não deram certo: Não tinham narradores de rádio (os que lá atuaram fazem rádio e televisão e os novos não enganam que gosta de ouvir futebol pelo rádio) e os comentaristas com suas estatísticas e mais preocupados com isso também não ajudaram nada. A única coisa que se salvou foram os repórteres e os programas. Mas, audiência se consegue à partir das transmissões e com narradores de verdade, não essas mediocridades que tem aparecido.
    Olha não sei porque não contratam um Silvério, Anuseck ou Reinaldo Costa. Esses são narradores, sérios e que podem dar a qualidade que esse senhor falu na entrevista. Se ele persistir na idéia que colocou vai receber um pé no ouvido da direção do Grupo Estadão com certeza.
    Abraço Cheni do seu fã Romildo de Jesus Garcia de São Bernardo do Campo.

    ResponderExcluir
  5. Esse cara sempre foi uma figura carimbada......
    Todos sabem.....
    Prá implodir é com ele mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Por isso que a rádio tá indo pro espaço, assim como o grupo Estado no geral. Administração porca

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul