Ondas Curtas - edição 30

Tragédia de Santa Maria 


* Em virtude da tragédia, BandNews e CBN derrubaram toda programação. Entre os profissionais que prestaram serviço nessa programação especial, estavam também os jornalistas  do departamento esportivo, uma vez que as jornadas não foram ao ar.


* A direção de jornalismo da BandNews FM enviou à Santa Maria a repórter Maira Bastianello, que já no final da tarde deste domingo falava ao vivo da cidade. A equipe de jornalismo da rede em Porto Alegre (FM 99,3) também ajudou e continuará auxiliando a rede nesta segunda-feira.


* Neste domingo a CBN entrou em rede com a Rádio Gaúcha, emissora que pertence ao mesmo grupo. A direção de jornalismo  de São Paulo enviou um repórter as pressas à cidade. O jornalista João Vito Cinquepalmi, já entrou ao vivo de Santa Maria no "CBN Noite Total" nesse domingo, programa esse que foi muito bem comandado pelo jornalista Juliano Dip. A   repórter Juliana Duarte, da CBN Rio, também estará trabalhando na cobertura  na cobertura  em Santa Maria a partir de hoje.


* A Rádio Gaúcha está de parabéns pela excelente cobertura da tragédia que começou às 5 horas da manhã e a tarde para se ter uma idéia a emissora já estava transmitindo de um estúdio móvel localizado em frente ao ginásio de esportes da cidade (local do velório das vítimas).  O departamento de jornalismo da emissora que tem o comando do diretor Ciro Martins, prepara uma cobertura ainda melhor  e com equipe reforçada a partir das primeiras horas desta segunda-feira (28). Trinta profissionais divididos  entre âncoras, repórteres, produtores e técnicos estarão na cidade comandando ao vivo a programação da Rede Gaúcha Sat. 
Além de Porto Alegre (600 AM e 93,7FM) e Caxias do Sul (Serra 102,7 FM), a Gaúcha também tem emissora própria em Santa Maria (FM 105.7) de onde a equipe de jornalismo passou a informar toda a rede que conta com aproximadamente 50 emissoras somente no estado do Rio Grande do Sul. 


* A Agência Radioweb (Agência de conteúdo para emissoras de rádio de todo Brasil) enviou o repórter Mateus Ferraz para a cidade, o jornalista permanece na cidade gaúcha por tempo indeterminado. As equipes de Brasília e São Paulo também estão em esquema de plantão para atualizar a repercussão nacional da tragédia.


* Consternado com a tragédia ocorrida na madrugada deste domingo (27), em Santa Maria/RS, e em respeito à memória das vítimas e em solidariedade a seus familiares e amigos, o Grupo RBS comunicou neste domingo que todos os eventos que seriam por ele realizados, ou por intermédio de seus veículos, incluindo o Planeta Atlântida (tradicional festival de música) estão suspensos nos próximos sete dias, acompanhando o período de luto oficial decretado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.


Geral


*  A coluna está apurando se uma emissora de rádio de São Paulo realmente não está seguindo um acordo judicial. A emissora foi multada em outubro de 2012 por pagar aos jornalistas salários abaixo do piso salarial da categoria, o que não é permitido. O Sindicato dos Jornalistas está de olho e a coluna também.


*  A Rádio Banda B de Curitiba (AM 550) contratou o narrador Rudmar Braga. Braga,  estava na rádio Brasil Novo am de Jaraguá do Sul e  ganhou duas vezes o premio de melhor narrador da ACAERT (Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão)


* O nome do profissional selecionado pela Jovem Pan para cobrir a temporada de 2013 da Fórmula 1 ainda não foi definido. Ao que tudo indica um narrador deve chegar e Felipe Mota vai continuar como repórter, cobrindo in locco as informações pelo mundo. O experiente Cláudio Carsughi segue firme e forte nos comentários. Carsughi é um dos nomes mais respeitados no país quando se fala de automobilismo.


* Se o prazo for mantido, a direção da Rádio 
Estadão deve divulgar nos próximos dias os nomes dos dois narradores da nova equipe de esportes, será que teremos um nome de impacto?
Se tudo der certo no próximo final de semana as primeiras transmissões esportivas devem entrar na grade da emissora.


* A capa do Diário Lance/RJ do último sábado (26) tendo como manchete: “Chupa Corinthians” causou revolta de vários torcedores do Corinthians nas redes sociais. 
Colegas da equipe de São Paulo não aprovaram  a capa e  lamentaram o fato.
No mesmo dia uma nota oficial do jornal foi divulgada, confira


* A emissora SP/Rio,  com foco jornalístico, voltou  a operar em São José dos Campos e região, Agora ela está no ar em nova freqüência (FM 90.7 Mhz). Caio Camargo e Sandra Cabral que estiveram no começo do projeto deixaram a emissora.


* Fora do dial, o jornalista Caio Camargo ex- Eldorado,  tem há quatro anos, uma coluna de economia na revista Cabelos&Cia. Além disso é repórter freela da Revista Lonely Planet. Em fevereiro, ele embarca para Aruba, onde fará matérias especiais.


* Outro bom jornalista que está fora do rádio  é Adalberto Piotto, ex-CBN. Piotto está lançando o trailer oficial do seu filme "Orgulho de Ser Brasileiro", além de diretor, Piotto é também responsável pela Produção Executiva, Roteiro e Argumento Original. O filme será lançado em março e seu trailer pode ser visto aqui.


A nova equipe esportiva da Rádio Web Lusa tem como narradores: Gomão Ribeiro (que também trabalha na Rádio Capital e é o único remanescente) e Nilson Duarte. Nas reportagens Lucas Ventura, Guto Almeida é o apresentador da emissora que foi a pioneira no segmento web dos clubes esportivos do Brasil.


* Pós Graduada em Jornalismo Esportivo, a colega Isabela Guedes, editora do Blog do Rádio Carioca que resgata a história do rádio Fluminense, lança agora outro Blog que visa resgatar a história da Rádio Nacional.
Vale a pena conferir . (veja aqui).


Coluna  "Ondas Curstas"  email: cheninocampo@gmail.com

Postagens mais visitadas