quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Organização divulga os finalistas da 10ª edição do Prêmio Comunique-se

A organização do prêmio Comunique-se 2012 revelou os nomes dos finalistas da edição desse ano.
A última fase do Prêmio Comunique-se tem votação aberta até o próximo 16 de setembro, a lista com os três finalista de cada categoria já esta definida. O portal receberá os votos da última fase até 16 de setembro e a apuração acontece até o dia 24 do mesmo mês. 
A definição dos ganhadores do Prêmio Comunique-se 2012 será de responsabilidade dos internautas cadastrados no portal até 26 de junho, que podem votar pelo site. 
Veja a lista com os indicados da nas categorias: rádio, tv e mídia impressa.

Apresentador/ Âncora - Rádio 
Carlos Alberto Sardenberg - CBN
Milton Jung - CBN 
Tatiana Vasconcellos - Bandnews FM

Jornalista de Esportes - Locutor Esportivo Milton Leite - Sportv 
José Silvério - Rádio Bandeirantes 
Silvio Luiz - Rede TV 

Apresentador/ Âncora - TV 
Ricardo Boechat - Band 
William Bonner - Globo 
Sandra Annenberg - Globo 

Jornalista de Esportes - Mídia eletrônica 
Tino Marcos - Globo 
Tiago Leifert - Globo 
Paulo Vinicius Coelho - ESPN 

Jornalista de Esportes - Mídia impressa 
Juca Kfouri - Folha 
Tostão - Folha / Correio Braziliense 
Antero Greco - Estadão 

Jornalista de Economia - Mídia eletrônica 
Carlos Alberto Sardenberg - Globo / CBN 
Joelmir Beting - Rádio Bandeirantes / Band / 
Flávia Oliveira - Globo / Globonews 

Os grandes vencedores serão revelados na festa que acontecerá em 25 de setembro, no HSBC, em São Paulo.
Fonte: Comunique-se

Nona Edição da Pesquisa ABA / Top Brands destaca confiança no rádio

A ABA, Associação Brasileira de Anunciantes, em parceria com a TopBrands Consultoria de Branding, realizou, nos meses de julho e agosto, a mais uma edição da pesquisa que avalia a força das marcas, com base na lembrança e fidelidade, em diversas categorias de produtos e serviços.  O objetivo da pesquisa é fornecer às empresas uma importante ferramenta para o aprimoramento da gestão de suas marcas. Os resultados detalhados são oferecidos para as empresas utilizarem na gestão de suas marcas e os principais tópicos serão apresentados durante o Fórum Internacional ABA Branding 2012, nos dias 22 e 23 de agosto. “Esta é a nona edição da pesquisa que foi criada para estimular e incentivar a discussão sobre a gestão e evolução das marcas no mercado brasileiro”, afirma Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands. A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços, permitindo, desta forma, comparações entre diferentes setores. As categorias avaliadas foram: automóvel (por fabricante e modelo), bancos, cartões de crédito, televisores, operadora de telefonia fixa, operadora de telefonia móvel, planos de saúde, supermercados, medicamentos genéricos, analgésicos, emissora de TV, emissora de rádio, jornais, revistas e portal de internet. 
O Blog destacou os meios de comunicação onde a Rádio Itatiaia foi o grande destaque na pesquisa, que ainda mostrou bons marcas fortes e importantes  no segmento rádio, grandes emissoras como Jovem Pan e Globo tiveram bons índices na pesquisa. 
Uma das análises mais interessantes é que na maioria das categorias, a marca Top of Mind não é a marca com mais defensores. Trata-se de uma observação muito relevante já que “a força de uma marca não reside apenas na lembrança, mas sim na lembrança com ressonância positiva”, como observa Marcos Machado, sócio-diretor da TopBrands. 

Categoria Índice de Top of Mind  
 Cidade              Emissora de Rádio     %

(Belo Horizonte)     Itatiaia   23 
(Rio de Janeiro)     Globo                   14 

(São Paulo)            Jovem Pan           10 
(Porto Alegre)         Atlântida                18 
(Recife)                  Recife                    14 
(Salvador)              O Globo                 18 
(Curitiba)                Jovem Pan             21 
(Brasília)                Jovem Pan             13 


Índice de Adesão à marca 
Cada entrevistado foi avaliado no grau de satisfação e intenção de recompra, através de escalas de cinco pontos. O Índice de Adesão foi calculado multiplicando-se as duas avaliações. Os entrevistados que ficaram na faixa de 1 a 5 pontos foram classificados como Opositores, de 6 a 10 pontos como Vulneráveis, de 11 a 19 pontos como Satisfeitos e de 20 a 25 pontos como Defensores. O cálculo para se chegar a este índice é feito da seguinte forma: tanto para grau de satisfação, quanto para intenção de recompra, o consumidor atribui uma nota de 1 (pior) a 5 (melhor) e as duas notas são multiplicadas para se obter o resultado de 1 a 25. Por exemplo: grau de satisfação = 4; intenção de recompra = 4; resultado = 16. Este consumidor está classificado como satisfeito.   

Índice de Adesão à marca / meios de comunicação
Portal de Internet Google           72 

Emissora de Rádio    Globo     71  
Revistas Superinteressante        70 
Emissora de TV (Aberta) SBT    69 
Jornal Zero Hora                        67 

Índice de Confiança na Categoria 
Foi feita também uma avaliação do grau de confiança na categoria como um todo, independente de marca, mas que de certa forma reflete a confiança nas marcas como um todo. Interessante notar a posição de destaque que Rádio ocupa entre os meios de comunicação.Já os portais de internet se aproximam das emissoras de TV. 

 Categoria Percentual de Confiança (%)  meios de comunicação

Aparelho de TV 88 
Emissora de Rádio 87 
Portal de Internet 82 
Revistas 78 
Emissora de TV (Aberta) 83 
Jornal 79 

Grau de Atividade Social na Internet 
Pela segunda vez, foi realizada a avaliação do grau de atividade social dos consumidores na internet. Os clientes/consumidores foram classificados em quatro grupos: os produtores de conteúdo (21%), que, acessam as redes, produzem e propagam conteúdo, os compartilhadores (40%), que não produzem, mas propagam conteúdo nas redes; os usuários espectadores nas redes sociais (8%), que apenas acessam as redes sociais, os não usuários de redes sociais (3%) que tendem usar internet muito pouco e os não usuários de internet (27%). Nota-se, portanto, que 61% dos clientes/consumidores têm alto grau de atividade na internet, sendo produtores de conteúdo (21%) ou compartilhadores (40%).  O quadro a seguir apresenta as marcas que em cada categoria tem o maior percentual de consumidores com alto grau de atividade na internet. Esta análise é muito importante já que é forte a tendência de as marcas cada vez mais terem sua imagem fortemente afetada por aquilo que se propaga nas redes sociais. Segundo Marcos Machado da TopBrands, “esta propagação pode vir para o bem ou para o mau da marca e por isto, marcas que têm mais defensores e cliente/consumidores com maior grau de atividade na internet, têm uma forte vantagem competitiva”.

Categoria Marca % / meios de comunicação

Revistas Superinteressante          93 
Emissora de Rádio Jovem Pan  87 
Portal de Internet*   Globo.com    85
Emissora de TV (Aberta) Globo    58 
Jornal Folha de São Paulo           75 

Fonte: Pesquisa ABA / Top Brands

Band promove debate entre os candidatos à prefeitura de Carapicuíba neste sábado a partir das 10h

Dando sequência à série de debates com os candidatos a prefeito das grandes cidades da região metropolitana de São Paulo, o Grupo Bandeirantes de Comunicação realiza neste sábado, dia 1º, o encontro entre os candidatos de Carapicuíba. O debate será transmitido ao vivo a partir das 10h pela Band para a Grande São Paulo, na internet pelo portal da Band (www.band.com.br) e pela Rádio Bandeirantes FM 90,9. O jornalista Fábio Pannunzio será o mediador do encontro, que terá duas horas de duração. 
Participam os candidatos Irmão Aragão (DEM), Dr. João Pereira (PT do B), Marcos Neves (PSB), Osmar Negreiros (PSOL) e Sérgio Ribeiro (PT). O debate será realizado em cinco blocos. No primeiro, uma mesma pergunta será respondida por todos os candidatos. Os candidatos terão dois blocos (2º e 4º) para fazerem perguntas entre si e o terceiro bloco é reservado para as perguntas feitas por jornalistas convidados da Band. O quinto e ultimo bloco contará com as considerações finais de cada um dos participantes.

Quantidade de emissoras de rádio dobra em dez anos

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e publicadas no Jornal do Brasil, mostra que nos últimos 10 anos, o número de emissoras FM passou de 1.322 em 2000 para 2.602 em 2010, significando um aumento de 97%. A quantidade de rádios em frequência AM, no entanto, teve um tímido crescimento. Nos últimos cinco anos, apenas 79 foram ao ar. 
 A pesquisa revela, também, que as pequenas rádios – com potência de até 10KW – correspondem a 96% das emissoras FM. 
As de até 1KW de potência representam 50% das rádios AM do país, em populações de até 150 mil habitantes. No total, o Brasil tem 9.184 emissoras. Dessas, 4.193 rádios comunitárias e 465 educativas. O desenvolvimento regional continua a fazer diferença. Na Região Sul, 93,4% das residências possuem aparelho de rádio, enquanto que na Região Norte esse índice cai para 75,6%. E 17,7% dos municípios em áreas rurais não têm acesso ao serviço. 
E eles ainda vivem falando em pouca lucratividade. Se o negócio não valesse a pena, os números certamente não cresceriam tanto quanto a pesquisa mostrou.