sexta-feira, 1 de junho de 2012

Somente emissoras de rádio da capital paulista não são autorizadas a transmitir os jogos do NBB

A TV Globo transmite nesse sábado direto de Mogi das Cruzes/SP a grande final masculina do Novo Basquete Brasil (NBB). A emissora detém os direitos de transmissão da competição, e não liberou a transmissão para duas emissoras de rádio da capital paulista, A Estadão/ESPN  também tentou transmitir os jogos no ano passado e não conseguiu e mais recentemente a Bradesco Esportes FM. O detalhe é que nos últimos anos pelo menos sete emissoras fora da capital paulista transmitem com a devida autorização a competição máxima do basquete brasileiro, são elas: Joinvile/Jovem Pan, Vitoriosa de Uberlândia, Cidade de São José dos Campos e de Franca: Imperador, Difusora e Hertz am . A única que transmite em FM é a Rádio Ativa 98,1 FM de Samambaia/DF. O mesmo procedimento está acontecendo em relação aos direitos exclusivos da emissora nas transmissões da Liga Nacional de Vôlei e a Liga Futsal, onde apenas emissoras de outras cidades recebem autorização e as da capital paulista não. 

A exceção aconteceu esse ano com a transmissão da final masculina da Super Liga Vôlei, a equipe da rádio  CBN,  fez a transmissão da  pela internet, o detalhe que a CBN é do uma emissora das Organizações Globo. 
O BLOG entrou em contato com a assessoria da Liga Nacional de Basquete, que por sua vez tentou pegar uma resposta do responsável pelos direitos de transmissão. Até o fechamento do horário comercial desta quinta-feira 31/5, não foi enviada uma resposta por parte da emissora, nem da assessoria da LNB.
Transmissão em FM e Internet
Amanhã, a grande decisão será entre  o São José e a equipe do Uniceub/Brasília, todos os ingressos já foram vendidos, a  TV Globo transmite ao vivo a decisão.
A Equipe da rádio Ativa 98,1  FM de Samambaia/DF, será a única emissora de rádio de Brasília que vai para Mogi das Cruzes/SP transmitir a decisão. A equipe é formada pelo narrador Rene Lopes,  Márcio Rocha é comentarista e as reportagens ficam por conta de Carlos Junior Garcia e Rodrigo Nunes, que embarcam na tarde de hoje para Mogi das Cruzes  junto com a torcida que vai lotar dois ônibus.
A transmissão pode ser acompanhada pela internet, no site www.esportesbrasilia.com.br e www.ativafmsamambaia.com.br

Rádio Bandeirantes conquista o Prêmio CNI de Jornalismo 2012

A série especial “A indústria equilibrista”, produzida e apresentada pelo repórter Chico Prado, foi classificada como o melhor trabalho na categoria radiojornalismo. O troféu foi entregue nesta quarta-feira em uma cerimônia na sede da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília. Em cinco capítulos, a série abordou os fatores que emperram o desempenho do setor em diversos momentos e a importância das empresas para o crescimento da economia. O jornalista Chico Prado ressalta as dificuldades de se falar sobre o assunto de forma didática. “São muitos números e informações para desenvolver no rádio em um curto espaço de tempo, de até dois minutos e meio por capítulo, para explicar”, declara o jornalista que realizou mais de 30 entrevistas com várias pessoas do setor. A série de reportagens premiada pode ser ouvida no site da Rádio Bandeirantes. 
O Prêmio CNI de Jornalismo é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria, que tem por objetivo reconhecer o papel e o compromisso da imprensa com a agenda do desenvolvimento do país. 
 www.radiobandeirantes.com.br 
@R_Bandeirantes