sexta-feira, 23 de março de 2012

F1 no dial, emissoras abrem espaço para as mulheres

Neste final de semana acontece a segunda etapa do Mundial de F1, com o grande Prêmio da Malásia. Cinco emissoras já começaram os trabalhos com a abertura da temporada no domingo passado com o GP da Austrália. 
Globo/CBN  fazem o mesmo que Bandeirantes e BandNews, formam um pool de rádios do mesmo grupo. A tradicional Jovem Pan transmite com um dos maiores conhecedores do assunto, o experiente jornalista Itálo-Brasileiro Cláudio Carsughi que no mês de outubro fará 90 anos.
A única mudança em relação aos profissionais de rádio que trabalharam na cobertura das corridas no ano passado aconteceu na caçula Estadão/ESPN que contratou a repórter Vanessa Ruiz para o lugar de Lívio Oricchio. 
No ano passado a emissora não conseguiu a tempo comprar os direitos de transmissão e passou a transmitir a partir da segunda prova, fato que não ocorreu esse ano. O detalhe curioso é que a Pan é a única emissora que não tem uma mulher no time de transmissão para a temporada de 2012. 
Confirmam as rádios e profissionais que cobrem o circo da F1 no rádio:


Estadão/ESPN
Everaldo Marques, Flávio Gomes e Vanessa Ruiz cobrindo no local


 Tatiana Cunha, repórter de automobilismo
começa
 seu segundo ano na Globo/CBN 
Globo/CBN


Oscar Ulisses, Roberto Lioi e 
Tatiana Cunha ( que também é repórter da Folha de São Paulo) no local. A direção da emissora informa que durante as corridas terá   convidados especiais nas transmissões.



Bandeirantes/BandNews
Odinei Edson, Fábio Seixas, Alessandra Alves, Jan Balder e o Luis Fernando Ramos no  local.


Jovem Pan
Téo José, Claudio Carsughi, Christian Fittipaldi e Felipe Motta no local.


 Vanessa em 2009 na Globo/CBN 
entrevistando Felipe Massa
O BLOG conversou com a jornalista Vanessa Ruiz, que desde 2009 estava fora do rádio, a ex- editora-chefe do site especializado em automobilismo Tazio Autosport (onde continuará como repórter especial) falou do acerto com a Estadão/ESPN


Como foi voltar ao rádio, estava com saudades?
Eu fiquei muito feliz porque estava com saudades de fazer rádio; é uma adrenalina boa que acaba viciando, principalmente em se tratando de transmissões ao vivo. Por outro lado, eu vou poder continuar escrevendo e isso também é legal. 


Como foi o acerto com a direção da emissora?
Nós fechamos  para a temporada toda, vou cobrir todos os treinos e corridas do local e  vou trabalhão em quatro projetos ao mesmo tempo. 
Dois na ESPN (rádio e revista) , mais o Tazio Autosport  e o Blog "Acelerando com Bruno Senna" para a Gillette, dentro do Tazio.


Como você analisa a primeira prova da temporada?
A temporada começou já bastante diferente. Só o fato de a Red Bull não estar dominando desde o começo de novo já garante o mínimo de emoção em termos de disputa. E ainda tem o Kimi Raikkonen e as suas peculiaridades para darem uma graça extra. A Fórmula 1 continua sendo um esporte complicado para o fã acompanhar sozinho, por isso é bacana ouvir as transmissões de rádio, nas quais nós procuramos passar todos os detalhes, explicar as relações entre os fatos, etc.


Para o coordenador de jornalismo da emissora  Conrado Giulietti, a contratação de Vanessa Ruiz, agregou muito valor para a Rádio Estadão/ESPN, pois trata-se de uma jornalista competente e especializada na Fórmula 1. Além disso, a emissora deu  um tratamento todo especial para o som das transmissões. 
"Que ouviu a abertura da temporada já percebeu as mudanças. Valorizamos o som real dos motores e a conversa via rádio entre os pilotos, sendo este mais um elemento para dar emoção e diferencial da narração de Everaldo Marques e dos comentários do Flávio Gomes” finalizou Conrado.
Fotos: Folha e reprodução TV Globo/Facebook

Adib Jatene é entrevistado com exclusividade pela Rádio Bandeirantes neste sábado

A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 leva ao ar amanhã uma entrevista exclusiva com o doutor Adib Jatene, um dos mais conhecidos e respeitados cardiologistas do país.
Entrevistado pelos jornalistas Salomão Esper, Rafael Colombo e José Paulo de Andrade, Adib Jatene fala sobre sua carreira, desde suas origens em Xapuri (AC), passando pelo Triângulo mineiro, até se tornar um dos maiores especialistas cardíacos do mundo. O médico também fala sobre seus inventos na área de biotecnologia e suas passagens políticas como secretário estadual de Saúde de São Paulo e Ministro da Saúde em duas ocasiões, nos governos Collor e FHC.
A entrevista com Adib Jatene vai ao ar na edição deste sábado do “Jornal Gente”, exibido a partir das 8h.

SporTV lança campanha pelos Jogos Olímpicos de Londres

O SporTV se prepara para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres, que acontecem entre 27 de julho e 12 de agosto. Serão quatro canais totalmente voltados ao evento esportivo, com transmissão em alta definição. A campanha começa a ser veiculada quatro meses antes do início do evento, na noite do dia 26. Será anunciada por Galvão Bueno durante o programa “Bem, Amigos!”. Ao todo, serão quatro filmes e três vinhetas, todos desenvolvidos através de uma parceria com a Hungry Man.
“A emoção olímpica é o ponto comum entre atletas, treinadores, jornalistas e espectadores. É um momento único, que marca a vida de todos. Participar de uma olimpíada é o grande sonho dos que amam o esporte. Essa emoção foi desenvolvida em filmes ligados entre si, que passam a ideia de continuidade através de pontos de vista diferentes para uma mesma situação”, conta Julio Damasceno, gerente de marketing do SporTV.
Os vídeos serão veiculados no ar do SporTV, além dos canais Globosat Viva, GNT, Multishow, Combate, Globosat HD, Universal, Globo News, Megapix, Canal Brasil, OFF e Gloob.

Seu Tuta, da Jovem Pan, recebe o prêmio Personalidade da Comunicação de 2012

O jornalista, radialista e empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho, oseu Tuta da Jovem Pan, como todos o conhecem, subirá ao palco na noite de 29 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, para receber o Prêmio Personalidade da Comunicação, concedido pelos organizadores do Congresso Mega Brasil de Comunicação, com o apoio do Grupo Telefônica-Vivo.
Às vésperas de completar 81 anos de vida e de celebrar os 70 anos de sua Jovem Pan (a outorga é de 1942, embora ela só tenha entrado no ar em 1944), Tuta é um dos mais respeitados e influentes dirigentes brasileiros da indústria da comunicação, com atuação que transcende o rádio e que fez da Pan uma das marcas mais carismáticas do País.
Ele tinha 13 anos quando seu pai, Paulo Machado de Carvalho, fundou a então Rádio Panamericana, que em 1965 ganharia seu atual nome. Ali começou cedo, tendo passado por várias funções, de estagiário a diretor geral, saindo apenas para participar de uma das mais consagradas eras da televisão brasileira, nos anos 60, na Record. Mas seu retorno à Pan foi inevitável e em 1973 ele adquiriu as ações de seus irmãos Paulo Machado de Carvalho Filho eAlfredo de Carvalho, tornando-se seu único proprietário.
Antes dele foram homenageados com o Prêmio Personalidade da Comunicação José Hamilton Ribeiro (1999), Vera Giagrande (2000), Miguel Jorge (2001), Alberto Dines e Paulo Nassar (2002), Mino Carta e Gaudêncio Torquato(2003), Ruy Mesquita (2004), Roberto Civita (2005), Octavio Frias de Oliveira (2006), Johnny Saad (2007), Audálio Dantas e Maurício Azêdo (2008), Nelson Sirotsky (2009), J. Hawilla (2010) e José Marques de Melo (2011).
Por: Jornalistas&Cia
Foto: Divulgação

Garotada fala de futebol como gente grande no Cartãozinho Verde

A atriz Cristina Mutarelli será a
apresentadora do programa infantil
O "Cartãozinho Verde" tem estreia prevista para o final de abril, o programa será conduzido pela atriz e arte-educadora Cristina Mutarelli e por quatro crianças fanáticas pelo esporte.
A partir de abril, o futebol ficará mais divertido com a estreia de Cartãozinho Verde, uma versão infantil do Cartão Verde.
A nova atração da Cultura dará voz a meninos e meninas que entendem do riscado e que sabem defender suas ideias.
O programa falará do mundo da bola sob o ponto de vista de quatro crianças, cada uma torcedora de um time – São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians. A atriz e arte-educadora Cristina Mutarelli será a quinta personagem da atração. É dela a responsabilidade de fazer o meio de campo entre a garotada.
Os testes com as crianças entre 10 e 11 anos aconteceu há duas semanas, a produção ainda não divulgou quais serão os escolhidos (as).

Serviço
Cartãozinho Verde
Previsão de estreia: 23/4
Foto: CMAIS+