Ondas Curtas - Edição 25

* Ao que tudo indica a equipe de esportes da ESPN no Rádio deve começar 2013 na internet. Além do Portal da ESPN existe uma possibilidade de ser em outro grande Portal,  A meta é de voltar ao dial ainda no primeiro trimestre de 2013.

* A nova grade da Rádio Estadão ainda não está fechada, existe ainda uma indefinição a repeito do departamento esportivo na emissora.

* Por falar no Grupo Estado, a direção da Rádio tentou segurar um narrador e pelo memos dois comentaristas da ESPN que também escrevem no Estadão,  mas a direção da ESPN não liberou.

* A Rádio Eldorado Brasil 3000 deve continuar até o final do contrato vigente entre o Grupo Estado e a Fundação Brasil 2000. O contrato vai até o final de 2014, depois só a família Mesquita sabe.

* O melhor programa em Rede da Rádio Globo era o "Enquanto a bola não rola". Tradicional programa de debates aos domingos. Apesar da boa produção, o programa  parece que ainda não encontrou a fórmula certa.

* Que falta faz uma boa assessoria de imprensa para as rádios que trabalham com esporte em São Paulo. Entre elas estão: Globo, CBN, Transamérica, Capital, Estadão/ESPN e Jovem Pan. A única exceção no meio é a assessoria de imprensa/rádio do Grupo Bandeirantes de Comunicação. 

* A direção da Rádio Capital está comemorando a liderança no rádio esportivo am em São Paulo aos sábados. Seja com a bola rolando, ou com a jornada esportiva a Capital  que tem pelo menos em seu quadro de funcionários um terço da equipe da concorrência  ultrapassou a tradicional Rádio Globo. 

* No Rio de Janeiro a Super Rádio Tupi ultrapassou a rádio Globo há tempos, mais nesse último trimestre, somente a audiência em fm é suficiente contra o am e o fm da concorrente. 

* Hoje estreia a estreia a segunda edição do Fox Sports Rádio, que terá a apresentação de João Guilherme e Luciano Calheiros. O programa começa após o Central Fox. 

"O grande lançamento em rádio de 2012, não passou de uma grande decepção". A frase é de um ex-funcionário da emissora.
O detalhe que muitos funcionários que ainda estão por lá aprovaram a frase/desabafo. 

* O receio da direção da  89 fm em relação a uma possível perda da  concessão e principalmente a repercussão negativa de um eventual arrendamento para igreja, fez com seus proprietários    resistissem a tentação do dinheiro fácil e voltassem atrás, amém. 

* Apesar da transição entre esporte e jornalismo, a  equipe da Estadão no rádio se mantém forte, objetiva e principalmente prestando um bom  serviço aos ouvintes.
Só pra lembrar que a emissora tem nomes como: Haisen Abaki, Roxane Ré, Alessandra Romano, Mia Bruscato entre outros bons profissionais.

* Líder no rádio esportivo de São Paulo, a equipe de esportes da Rádio 105 fm vai transmitir os jogos do Corinthians no Mundial de Clubes com Lendro Bollis , Bruno Prado , Leo Fontes, Edison Rufinio e Ricardo Martins. 

* As emissoras de rádio que cobrem o evento direto do Japão são: Transamérica  com Éder Luis, Henrique Guilherme, Marco Belo e Márcio Bernardes. Globo com Oscar Ulisses e Gustavo Zupack. Bandeirantes com Leandro Quesada e Neto. Estadão/ESPN com Flávio Ortega e PVC. CBN com Deva Pascovith.  Jovem Pan com Luís Carlos Quartarollo e BandNews com Eduardo Barão. Essa é a maior cobertura da imprensa de São Paulo em um mundial de clubes, isso em todas as mídias.

* A APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) divulgou  os nomes dos vencedores na categoria rádio.
Grande Prêmio da Crítica: Rádio Bandeirantes - 75 anos.
Humor: Rachando o Bico (Transamérica FM)
Iniciativa: Projeto Troféu Catavento (Cultura)
Variedades: No Divã com Gikovate (CBN)
Internet: Rádio Nor 
Musical: Chocolate Quente (Eldorado FM)
Cultura: Palavra do Reitor (USP FM) 

A entrega dos prêmios acontece em em 2013.

Postagens mais visitadas