Pular para o conteúdo principal

Rádio Eldorado e Estadão perguntam: Qual o melhor disco brasileiro das últimas décadas?

Alguns assuntos existem exatamente para provocar discussões e a música certamente é um deles. A Rádio Eldorado, em conjunto com o caderno C2+Música, do Estadão, para colocar ainda mais lenha na fogueira desse debate, quer saber qual o melhor disco brasileiro das últimas décadas. Para isso, coloca ouvintes e internautas na discussão. 
A ação também tem apoio dos portais Estadão.com (www.estadao.com.br) e Território Eldorado (www.territorioeldorado.com.br). A rádio e o caderno, que circula aos sábados no Estadão, definiram uma pré-lista de 30 álbuns essenciais e, até a meia-noite de 4 de setembro (terça-feira), o internauta poderá votar pelo Território Eldorado no seu favorito. O disco vencedor ganhará, no programa Canta Brasil do dia 7 de setembro (sexta-feira), um especial com todas as faixas. Nesse dia, a Rádio Eldorado dedicará 24 horas à musica brasileira. No sábado, dia 8, o C2+Música fará matéria especial com a obra que recebeu mais votos. Além desse especial, dia 5 (quarta-feira), também no Canta Brasil, será apresentado o disco que ficou em terceiro lugar; e, no dia 6, o segundo colocado. No dia 7, durante o programa Rádio Blog, serão apresentadas músicas dos álbuns melhor colocados. 
Qual o melhor disco brasileiro?
A elaboração da lista levou em conta os discos que tiveram grande relevância para público e crítica e que se tornaram referência na MPB contemporânea. Para chegar aos 30 títulos, definidos por jornalistas do Grupo Estado, foram seguidos alguns parâmetros que amenizassem as injustiças inerentes à natureza de eleições do tipo. Dessa forma, cada artista ou banda foi representado por um álbum considerado importante em sua carreira sob dois aspectos: inovação, intencional ou não, e entendimento dessa inovação pelo público. “
Confira a lista dos álbuns selecionados para a eleição: 
- Caetano Veloso: Cinema Transcendental (1979) 
- Cartola: Cartola (1976) 
- Cássia Eller: Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo (1999) 
- Cazuza: Ideologia (1988) 
- Chico Buarque: Construção (1971) 
- Chico Science: Afrociberdelia (1996) 
- Djavan: Luz (1982) 
- Elis Regina e Tom Jobim: Elis & Tom (1974) 
- Gal Costa: Fa-Tal - Gal a Todo Vapor (1971) 
- Gilberto Gil: Refazenda (1975) 
- João Bosco: Caça à Raposa (1975) 
- João Gilberto: Chega de Saudade (1959)
- Jorge Ben: Samba Esquema Novo (1963) 
- Legião Urbana: Dois (1986) 
- Lenine: O Dia Em Que Faremos Contato (1997) 
- Los Hermanos: Ventura (2003) 
- Maria Bethânia: Álibi (1978) 
- Marisa Monte: Mais (1991) 
- Milton Nascimento e Lô Borges: Clube da Esquina (1972) 
- Novos Baianos: Acabou Chorare (1972) 
- Os Paralamas do Sucesso: Selvagem? (1986) 
- Paulinho da Viola: Nervos de Aço (1973) 
- Racionais MC’s: Sobrevivendo no Inferno (1997) 
- Raul Seixas: Krig-ha, Bandolo! (1973) 
- Rita Lee: Fruto Proibido (1975) 
- Roberto Carlos: Roberto Carlos (1971) 
- Secos e Molhados (1973) 
- Tim Maia: Tim Maia (1970) 
- Titãs: Cabeça Dinossauro (1986) 
- Tropicália ou Panis Et Circenses (1968)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul