Reportagem da RB localizou mais de 400kg de livros didáticos em ferro velho da periferia da capital

Cerca de 400 quilos de livros didáticos comprados pelo Ministério da Educação e distribuídos pelo governo do estado de São Paulo foram encontrados pela reportagem da Rádio Bandeirantes em um ferro-velho localizado na periferia da capital paulista. De acordo com o dono do local, Dinei Francisco de Lima, os livros foram trazidos por um carroceiro, que recebeu o material oriundo da escola estadual Luiz Sérgio Claudino dos Santos, localizada na zona norte da cidade.
“Deu quase 420 quilos de livro”, disse o dono do ferro-velho, que estranhou a quantidade de materiais didáticos novos e doados a um carroceiro. “Eu ainda falei para ele: ‘veja direito com a diretora para ver se não vai dar problema com estes livros’. Mas o rapaz disse que ela os estava doando”, completou Dinei. Os livros fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático, edição 2012, e foram comprados com dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Parte deles estava ainda fechada dentro dos pacotes e com o nome e o endereço da escola que deveria utilizá-los.
O inspetor de alunos Adriano Valério, funcionário da escola localizada na Vila Brasilândia, deixou claro que os livros doados já haviam sido usados por alunos. “Os livros são de dez anos atrás. Todos são velhos, não tinha mais como usá-los”, explicou ao repórter Agostinho Teixeira. Já Maria Marta Januário da Silva, diretora da escola, acredita que o fato tenha sido somente um mal-entendido. “Foi engano. Estão fazendo um alarde desnecessário”, encerrou.
A reportagem completa pode ser ouvida aqui

Postagens mais visitadas