Pular para o conteúdo principal

F1 no dial, emissoras abrem espaço para as mulheres

Neste final de semana acontece a segunda etapa do Mundial de F1, com o grande Prêmio da Malásia. Cinco emissoras já começaram os trabalhos com a abertura da temporada no domingo passado com o GP da Austrália. 
Globo/CBN  fazem o mesmo que Bandeirantes e BandNews, formam um pool de rádios do mesmo grupo. A tradicional Jovem Pan transmite com um dos maiores conhecedores do assunto, o experiente jornalista Itálo-Brasileiro Cláudio Carsughi que no mês de outubro fará 90 anos.
A única mudança em relação aos profissionais de rádio que trabalharam na cobertura das corridas no ano passado aconteceu na caçula Estadão/ESPN que contratou a repórter Vanessa Ruiz para o lugar de Lívio Oricchio. 
No ano passado a emissora não conseguiu a tempo comprar os direitos de transmissão e passou a transmitir a partir da segunda prova, fato que não ocorreu esse ano. O detalhe curioso é que a Pan é a única emissora que não tem uma mulher no time de transmissão para a temporada de 2012. 
Confirmam as rádios e profissionais que cobrem o circo da F1 no rádio:


Estadão/ESPN
Everaldo Marques, Flávio Gomes e Vanessa Ruiz cobrindo no local


 Tatiana Cunha, repórter de automobilismo
começa
 seu segundo ano na Globo/CBN 
Globo/CBN


Oscar Ulisses, Roberto Lioi e 
Tatiana Cunha ( que também é repórter da Folha de São Paulo) no local. A direção da emissora informa que durante as corridas terá   convidados especiais nas transmissões.



Bandeirantes/BandNews
Odinei Edson, Fábio Seixas, Alessandra Alves, Jan Balder e o Luis Fernando Ramos no  local.


Jovem Pan
Téo José, Claudio Carsughi, Christian Fittipaldi e Felipe Motta no local.


 Vanessa em 2009 na Globo/CBN 
entrevistando Felipe Massa
O BLOG conversou com a jornalista Vanessa Ruiz, que desde 2009 estava fora do rádio, a ex- editora-chefe do site especializado em automobilismo Tazio Autosport (onde continuará como repórter especial) falou do acerto com a Estadão/ESPN


Como foi voltar ao rádio, estava com saudades?
Eu fiquei muito feliz porque estava com saudades de fazer rádio; é uma adrenalina boa que acaba viciando, principalmente em se tratando de transmissões ao vivo. Por outro lado, eu vou poder continuar escrevendo e isso também é legal. 


Como foi o acerto com a direção da emissora?
Nós fechamos  para a temporada toda, vou cobrir todos os treinos e corridas do local e  vou trabalhão em quatro projetos ao mesmo tempo. 
Dois na ESPN (rádio e revista) , mais o Tazio Autosport  e o Blog "Acelerando com Bruno Senna" para a Gillette, dentro do Tazio.


Como você analisa a primeira prova da temporada?
A temporada começou já bastante diferente. Só o fato de a Red Bull não estar dominando desde o começo de novo já garante o mínimo de emoção em termos de disputa. E ainda tem o Kimi Raikkonen e as suas peculiaridades para darem uma graça extra. A Fórmula 1 continua sendo um esporte complicado para o fã acompanhar sozinho, por isso é bacana ouvir as transmissões de rádio, nas quais nós procuramos passar todos os detalhes, explicar as relações entre os fatos, etc.


Para o coordenador de jornalismo da emissora  Conrado Giulietti, a contratação de Vanessa Ruiz, agregou muito valor para a Rádio Estadão/ESPN, pois trata-se de uma jornalista competente e especializada na Fórmula 1. Além disso, a emissora deu  um tratamento todo especial para o som das transmissões. 
"Que ouviu a abertura da temporada já percebeu as mudanças. Valorizamos o som real dos motores e a conversa via rádio entre os pilotos, sendo este mais um elemento para dar emoção e diferencial da narração de Everaldo Marques e dos comentários do Flávio Gomes” finalizou Conrado.
Fotos: Folha e reprodução TV Globo/Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul