quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O consumo de esporte do brasileiro

Pesquisa do Ibope Media mostrou tendências do público nacional quanto ao esporte

Foi apresentada nesta terça-feira 4 a pesquisa Esporte Clube Ibope Media, durante o MaxiMídia 2011. Os números, que falam sobre a relação do público brasileiro com os esportes através das diferentes mídias, foram mostrados por Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Media Brasil.
Como esperado, a pesquisa apontou que o esporte mais assistido pelos brasileiros é o futebol, seguido do vôlei, da fórmula 1 e do basquete. Para acompanhar a programação relacionada aos esportes, o público prefere a televisão em 72% dos casos, enquanto o rádio é o meio de comunicação escolhido por 21% das pessoas entrevistadas. A internet é a escolhida em 16% das vezes.
Segundo Dora, com a chegada da internet, a população brasileira passou a acompanhar esportes de forma multimídia, utilizando simultaneamente TV, internet, rádio, revistas e jornais. A pesquisa mostrou que 30% dos entrevistados utiliza televisão e internet para acompanhar notícias sobre esportes, seguido por TV e jornais (24%), TV e revistas (18%) e rádio e internet (18%).
O futebol, preferido do público, é acompanhado por mais de 90% das pessoas que procuram a mídia para se manterem atualizadas quanto a esportes, sendo que 97% das pessoas que ouvem rádios AM à procura de esportes estão atrás de futebol. Um número que chama atenção é relativo à fórmula 1. Apenas 13% do público procura a TV para acompanhar o esporte, número igual ao da internet e dos jornais.
“Esses são números muito importantes para as empresas. Para atingir o público da fórmula 1, por exemplo, não basta atacar apenas a televisão. É necessário que elas façam ações simultâneas nos mais diferentes veículos”, disse Dora.
Quanto aos patrocínios nas modalidades, o que mais chama atenção dos espectadores é a marca exposta nos uniformes, que atinge 69% do universo entrevistado, número que cresce para 73% quando analisada a faixa etária de 15 a 19 anos. O local do evento é relevante para 68%, falas do locutor têm influência para 67% e vinhetas nas transmissões chamam a atenção de 62% das pessoas.
A pesquisa compreendeu as 12 principais regiões metropolitanas do Brasil e entrevistou nove mil pessoas, que representam um universo de 50 milhões de brasileiros acima de dez anos.
Fonte:  Guilherme Miranda

Transamérica exclusiva no Pan de Guadalajara

André Galvão vai cobrir o Pan
A rádio Transamérica será a  única emissora de São Paulo e uma das poucas do Brasil que vai enviar repórter próprio para cobertura dos Jogos Panamericanos de Guadalajara que acontecem de 14 a 30 outubro na cidade mexicana.
André Galvão (repórter), Márcio Bernardes (âncora e comentarista) e o chefe da equipe Éder Luis já embarcam nesta quinta-feira dia 6/10. Eder vai narrar as principais competições pela Rede Record e só deve participar na rádio com comentários gravados, Marcio Bernardes será encarregado  de cobrir  a parte social do evento, trazendo comentários dos bastidores do esporte e Galvão fará a cobertura das principais modalidades modalidades e competições, principalmente aquelas  que envolvem os  brasileiros. Toda essa cobertura terá destaque na programação da emissora, mas  principalmente no matutino  "Esporte de Primeira" que vai ao ar de segunda à sexta-feira a partir das 7 da manhã. Serão 3 blocos com matérias por dia no no programa, a maioria do material será gravado por causa do fuso horário de 3 horas a menos, lá o repórter para entrar ao vivo teria que estar pronto às 4 da manhã. O programa também terá  participações mais curtas nos outros programas esportivos da emissora como o Papo de Craque 1º e 2º edição, Galera Gol e jornadas esportivas. Estão previstas também  reportagens especiais no "Esquenta"  aos domingos. Em caso de medalhas para o Brasil Galvão, entrará ao vivo durante a programação.

Outros esportes

O Esporte de Primeira existe desde o fim da Copa da África e é embrionário do projeto olímpico da Transamérica que vai até os jogos Olímpicos do Rio em 2016. O programa vai ao ar de segunda à sexta, das 7 às 8 da manhã, se destaca por ser o  único programa esportivo no rádio nesse horário e  tem como foco as notícias dos outros esportes, os chamados "amadores". Os destaques são preferencialmente esportes olímpicos, sendo a única excecão a F1. O programa tem quatro blocos e só o último  que tem cerca de 10 minutos é dedicado exclusivamente ao futebol local com boletim dos quatro grandes clubes de São Paulo.

Se revezam na apresentação André Galvão e Thomaz Rafael, a produção é de  Ricardo Maida.
As informações dos esportes paraolímpicos também são destacadas no programa, com o deficiente visual André Ferreira, ele produz dois boletins por semana com os principais destaques. O "Esporte de Primeira" conta com o apoio de algumas confederações  dos Correios que se destacam em patrocinar a natação  e da  Eletrobrás que patrocina o basquete.