sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Entre nessa campanha você também

Blog divulga com exclusividade os logos da campanha #gorduchinha 2014

Gorduchinha2014 lança logomarca


A Campanha Gorduchinha 2014, que visa batizar a bola da Copado Mundo com este nome, ganhou reforços nesta semana. O diretor de arte, Renato Butori, e o ilustrador, Henrique Polisel , desenvolveram voluntariamente duas logomarcas para fortalecer a identidade visual da Campanha.
Uma das imagens traz a caricatura do locutor (mito) Osmar Santos.
A segunda, para ser usada no twitter, é a hashtag: #gorduchinha 2014.  O objetivo é que as imagens sejam espalhadas nas redes sociais com a criação debotons personalizados para os seguidores da bola da copa.
O movimento tem o Twitter e o Facebook como interface, econta com quinze administradores e o apoio de mais de mil pessoas nas duasredes.
As postagens no Facebook foram vistas cerca de 80.272 vezes no último mês (27/07 a 23/08/2011).
A campanha foi iniciada em dezembro de 2010 pelopublicitário Delen Bueno que, durante um almoço com o Osmar, teve a idéia debatizar a bola. “O Osmar aprovou prontamente”, disse Bueno. Ao contar a idéiapara a radialista Mariangela Ribeiro e publicitário André Voltareli, a campanhatomou forma e as páginas foram criadas.
Porém, foi apenas no aniversário de Osmar Santos, em julho deste ano, que a empreitada ficou mais conhecida. “Muitos portais na internet noticiaram a pretensão de chamar a bola de Gorduchinha. Agora, a campanha vemcrescendo todos os dias”, contou Bueno.
“O interessante é que as pessoas que apóiam a campanha nosmandam conteúdo”, explicou Mariangela.  Entre as postagens mais vistas ereplicadas estão os gols históricos narrados por Osmar.
“Celebrar”, esse é o significado de Jabulani – nome da bolausada na Copa de 2010, na África do Sul. Gorduchinha é fruto do exemplo desuperação que o Osmar foi e é para todos seus amigos e fãs. Osmar Santos sofreuum acidente em 1994 que afetou sua fala e mobilidade. Desde então, dedica-se apintar quadros.
Se perguntado “por que Gorduchinha?” para cada um que aderea campanha diariamente a resposta será: “é o nome da bola”. E se ela herdar amesma energia  do padrinho Osmar Santos teremos uma Copa do Mundo aindamais emocionante.
Quem aderiu à campanha não sai. Todo dia um dos administradores descobre mais uma novidade.
Mais 900 colaboradores curtiram a pagina GORDUCHINHACOPA 2014 do Facebook,  e 1070 seguidores no Twitter  -  abraçe você também essa  campanha @gorduchinha2014.

IBOPE responde

Constantemente nossos leitores encontram aqui dados referentes a audiência do rádio esportivo de São Paulo e a partir de agosto também do Rio de Janeiro.
Nesse período o Blog recebeu inúmeros questionamentos de como são feitas as pequisas de audiência, quais são os padrões adotados nas pesquisas e  até dúvidas foram levantadas em relação aos números/índices apresentados pelo Instituto de pesquisas responsável, o IBOPE.
Diante de tantas dúvidas repassamos via email  ao Instituto a maioria das perguntas.
Confiram as respostas e tirem suas dúvidas.   


Há quanto tempo é feita a medição de audiência de rádio am/fm na cidade de São Paulo?
O IBOPE foi fundado em 1942 e sua primeira pesquisa foi para medir a audiência das emissoras de rádio em São Paulo. Desde então foram desenvolvidas várias metodologias como Flagrante, Painel e Recall, que é o método utilizado hoje.

Há quanto tempo é medido a audiência do rádio esportivo? 
Não existe distinção entre medir audiência de “rádio esportivo” e outro tipo de emissora, logo, sempre que o IBOPE estima audiência em uma localidade, disponibiliza os dados do “rádio esportivo”, se ele existir.  

Como é feita a medição de audiência am/fm de rádio na cidade de São Paulo? 
O IBOPE usa o método de Recall, com entrevistas domiciliares (pessoal ou por telefone) perguntando se o entrevistado ouviu rádio ontem, anteontem e ainda que de vez em quando.

Especificamente a medição do rádio esportivo (programas, jornadas e bola rolando) come é feita? 
Não existe uma medição específica para o rádio esportivo.

Se for com pesquisadores nas ruas, qual é procedimento? quantas pessoas são e na cidade como é dividido esse pessoal? 
São feitas diariamente 240 entrevistas distribuídas em 12 locais diferentes. Os locais são definidos pelo sorteio de setores censitários do IBGE, de forma que o resultado acumulado trimestral represente o universo populacional de indivíduos com 10 anos e +.

Como é feita a medição minuto a minuto? 
Não existe medição minuto a minuto, o intervalo mínimo de analise de audiência de emissora de rádio é de 30 minutos.  

Como o Instituto encara críticas e dúvidas ao trabalho feito, existe hoje muito questionamento dos ouvintes/leitores e até de diretores de várias emissoras, como isso é tratado? 
Temos cerca de 50 profissionais de atendimento distribuídos nas 12 praças com serviço contínuo de audiência de rádio, capazes de esclarecer qualquer dúvida encaminhada pelos nossos clientes. A maioria dos questionamentos que recebemos é devido ao desconhecimento da metodologia usada.

O Blog pode fazer uma reportagem in loco - acompanhar como é feita a audiência na rua ou internamente? 
Não autorizamos o acompanhamento de terceiros para não comprometer a identidade do entrevistado e a qualidade da coleta de dados

Todas emissoras que fazem futebol assinam o Ibope?  
Sim, as principais emissoras que transmitem futebol assinam o serviço de audiência de rádio do IBOPE.

Acreditamos que a autorização de uma reportagem para acompanham o dia a  dia  de um trabalho de pesquisa em rádio não iria influenciar nas respostas do entrevistado, uma vez que não divulgaríamos dados restritos ao Instituto que ao autorizar uma matéria, só aumentaria seu conceito e credibilidade.
A respeito da última resposta, verificamos diretamente com o  Sr. Antônio Augusto Amaral  de Carvalho, o popular "Seu Tuta" proprietário da Rádio Jovem Pan am que a emissora não assina o IBOPE há 40 anos.
Agradecemos a Assessoria de Imprensa  do IBOPE  pelas respostas e publicamos aqui uma ERRATA, uma vez que no post do dia 16/8 (veja aqui)   publicamos naquela oportunidade que a resposta do IBOPE não nos satisfazíamos. Pois bem, lá foi divulgado um esclarecimento,  a resposta  foi enviada hoje, segue na íntegra.

 Em relação às dúvidas sobre as emissoras, esclarecemos que:

- As emissoras BandNews FM, Gospel e Estadão-ESPN fazem parte da cobertura de rádio do IBOPE.

- Não confirmamos os números do ranking de emissoras publicados no post  "Audiencia Geral RJ", pois  com os parâmetros publicados não foi possível reproduzir os dados.
Comunicação Institucional – IBOPE

Do Blog
Porém os índices de audiência das três emissoras (Estadão/ESPN, BandNews e Golpel) não foram incluídos  na audiência esportiva distribuída pelo Instituto  para as emissoras que fazem futebol.
Os leitores aguardam uma nova pesquisa para saber se realmente todas as emissoras que  trabalham no segmento esportivo em São Paulo vão aparecer.

PARTICIPEM DA ENQUETE QUE ESTÁ DO LADO SUPERIOR ESQUERDO.
VOTEM NA ENQUETE QUE SERÁ DIVULGADA MENSALMENTE JUNTO COM O LEVANTAMENTO TRIMESTRAL DO INSTITUTO DE PESQUISA.
DÊ SUA OPINIÃO A RESPEITO DESSE ASSUNTO COMENTANDO ESSA POSTAGEM. 
ACREDITE, SUA OPINIÃO   É MUITO IMPORTANTE.
TODO MÊS VAMOS DIVULGAR AS PARCIAIS.

VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE UMA PESQUISA A RESPEITO DA AUDIÊNCIA EM RÁDIO?
EM QUAL  RÁDIO VOCÊ OUVE FUTEBOL?

MCDia Feliz!

Todos os anos o Blog colabora com a divulgação e convida todos os leitores para que participem da campanha,  estaremos lá e você?


27 de agosto: Dia de transformar Big Mac® em Sorrisos

Restaurantes de São Paulo contam com diversas atrações durante todo o dia

Ivete Sangalo também participa
Em São Paulo, a campanha deve beneficiar mais de 2.500 crianças e adolescentes em tratamento na cidade. Além da Casa Ronald McDonald e do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), a campanha beneficiará uma nova instituição: a TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer. As instituições prepararam uma ampla programação de atividades em vários restaurantes McDonald’s da cidade.
As atrações terão início as 9h no restaurante McDonald’s localizado na Av. Herinque Schaumann. O evento de abertura contará com a presença do Diretor do Instituto Ronald McDonald Roberto Mack, do Diretor Regional da Arcos Dorados Wander Ligabó, além de apresentações dos cães de guerra do Exército e da Bateria ESPM. A partir das 11h, uma carreata desfilará pelas ruas de São Paulo com o objetivo de mobilizar a população para participar da campanha.
A Zona Leste também estará movimentada neste dia 27. O restaurante McDonald’s do Shopping Aricanduva recebe representantes e voluntários da TUCCA a partir das 9h30, além de apresentações do Coral Guri Santa Marcelina e do Embaixador da Alegria Ronald McDonald. Os restaurantes da Radial Leste, da Rua Serra Bragança e do Shopping Anália Franco contarão com diversas atrações musicais (detalhes abaixo).
Helena Ranaldi estará no RJ
O restaurante localizado na Av. dos Bandeirantes (esquina com Av. dos Pamaris, em Moema) traz atrações musicais para todos os gostos coordenadas por voluntários do Graacc e da Casa Ronald McDonald São Paulo. Um dos destaques é o cantor de reggae Edu Ribeiro. As apresentações terão início às 12h e serão comandadas pelo ator e ex-CQC Warley Santana.
Neste sábado, 27 de agosto, será realizado em todos os restaurantes McDonald’s, o McDia Feliz, maior campanha em beneficio de crianças e adolescentes com câncer no Brasil, coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald. Na data, os recursos arrecadados com a venda desanduíches Big Mac, isoladamente ou na promoção (exceto impostos), serão revertidos para 73 projetos de 59 instituições que atuam para elevar os índices de cura da doença.
Fonte e Fotos: Assessoria de Imprensa Mc Donald's