terça-feira, 16 de agosto de 2011

Resposta

Na semana passada o Blog perguntou a Assessoria de Imprensa do Instituto de Pesquisa responsável pela medição de audiência no rádio em São Paulo qual era o motivo de três emissoras que trabalham com futebol (Estadão/ESPN - exceção do am  que é a antiga Eldorado, mas FM 92.9 -  BandNews FM 96.9 e Golpel FM 90.1)  também não aparecerem nos índices do último trimestre.


Resposta recebida hoje pelo Blog:

O IBOPE apenas divulga dados gerais e consolidados sobre a audiência de rádio. A tabela abaixo mostra a evolução trimestral da audiência do rádio na grande São Paulo. Tem outras disponíveis no site www.almanaqueibope.com.br na área gratuita, a primeira que aparece à esquerda.  


PERÍODO
TOTAL RADIO
TOTAL AM
TOTAL FM
ÍND. AUDIÊNCIA %
ÍND. DE AUDI %
ÍND. DE AUDIÊNCIA %
NOV/2010 A JAN/2011
14,7
2,4
12,4
DEZ/2010 A FEV/2011
14,8
2,3
12,5
JAN/2011 A MAR/2011
15,0
2,4
12,6
FEV/2011 A ABR/2011
14,8
2,3
12,6
MAR/2011 A MAI/2011
14,9
2,3
12,6
ABR/2011 A JUN/2011
15,0
2,2
12,8
MAI/2011 A JUL/2011
15,3
2,3
13,0

Assessoria IBOPE
Agradecemos a resposta do Instituto de Pesquisa, porém ela não satisfaz o Blog e seus leitores que sempre participam de forma democrática dos comentários nesse espaço e esperavam  uma resposta convincente.
Assim, solicitamos via Assessoria de Imprensa uma entrevista a respeito de como é feita a audiência/metodologia em rádio na cidade de São Paulo.
Com base em várias perguntas e questionamentos que recebemos ao longo das últimas semanas e mandamos uma lista de perguntas (conforme solicitados pelo Instituto). Esperamos divulgar essa matéria ainda essa semana.

Quem não tem Net caça com Face!

Em julho, a Futebol Finance divulgou um levantamento com os clubes com mais seguidores no Facebook. O Corinthians se gabou por estar em primeiro na lista dos brasileiros, com mais de 500 mil seguidores e em 15º na colocação geral. 
O clube anunciou em seu site oficial um crescimento expressivo: a marca de um milhão de torcedores foi atingida.
O Corinthians permanece, então, na primeira colocação entre os clubes brasileiros, mas seu crescimento não foi solitário. O Flamengo, antes com 468 mil, passou a ter 860 mil. O São Paulo, foi de 215 mil para 705 mil nesse mesmo período.
Primeiro clube brasileiro a chegar a marca de um milhão, o Corinthians lançou uma novidade para seus seguidores. Antes fechada à televisão paga, a TV Corinthians ficará disponível na página do Facebook do time.
Com conteúdo inteiramente dedicado ao clube, a TV Corinthians tem canal na TVA e na Telefônica, mas até agora não conseguiu chegar à NET, operadora de televisão a cabo com o maior número de clientes. Agora, os torcedores do time poderão acompanhar ao canal gratuitamente; basta apenas ser mais um seguidor.
Dessa maneira, o clube também dá uma virada em suas redes sociais. Até abril, quando mantinha 500 mil seguidores no Facebook, o Twitter era a principal ferramenta online do clube. Hoje ela está mais estagnada, e o site de relacionamentos criado por Mark Zuckerberg tomou a dianteira.
A página do Corinthians no Facebook foi criada em 2010, com a ajuda da Nike, parceira do clube. Ela foi lançada junto com a campanha da empresa intitulada de “República Popular do Corinthians”. Hoje, a página é controlada pela própria comunicação do clube, e os parceiros visíveis na conta são o Banco Cruzeiro do Sul e a própria Nike.