terça-feira, 31 de maio de 2011

Sabidão!

Haisen lançou Blog de esportes
O jornalista Haisen Abaki, recém-saído  do Grupo Bandeirantes de Comunicação onde trabalhou por  12 anos na rádio, sendo que no último estava na emissora de São José dos Campos,   resolveu trabalhar como o tema que mais gosta, o esporte. Nesses 25 anos de profissão e com passagem pelas principais emissoras, Abaki não teve a oportunidade de trabalhar com outro tema que não fosse: política e economia por exemplo.
Assim, resolveu lançar o Blog "Sabidão", que está no ar desde o final de maio.
Essa é dica para quem quiser acompanhar o trabalho do ótimo jornalista, agora suas opiniões  sobre o esporte.
http://sabidaofc.blogspot.com/

Escândalo na Fifa preocupa Coca e Adidas

Patrocinadoras da Copa do Mundo, marcas condenam as acusações de corrupção na entidade. A Emirates Airlines também protestou

 Bola Jabulani da multinacional Adidas
Enquanto não cessam as acusações de corrupção na Fifa, aumenta o número de patrocinadores da entidade máxima do futebol mundial que revelam publicamente a preocupação com a extensão do escândalo. Primeiro, foi a Adidas. Agora, é a Coca-Cola que lamenta e condena a natureza das alegações.Em comunicado oficial, a Coca-Cola afirmou que “as acusações feitas são prejudiciais e ruins para o esporte”. A empresa disse ainda esperar que a Fifa “resolva a situação de maneira adequada e definitiva”.
O posicionamento da Coca-Cola segue a linha da Adidas. A fabricante de materiais esportivos considerou, em informe oficial, que "os termos negativos do debate público não são bons para o futebol, nem para Fifa ou seus parceiros”.
Ambas as marcas começaram a patrocinar os mundiais da Fifa ainda nos anos 70: a Adidas, desde a Copa do México, em 1970; a Coca-Cola, desde a Copa da Argentina, em 1978.
Ao longo das últimas duas semanas, os dois candidatos à presidência da Fifa, o suíço Joseph Blatter e o catariano Mohammed Hammam, estiveram envolvidos em acusações de corrupção e suborno, que teriam acontecido durante o processo de escolha das sedes para as Copas do Mundo de 2018 e 2022. Posteriormente, Hammam retirou a sua candidatura do pleito, que acontece na quarta-feira, 1º de junho, na Suíça.
Nesta terça-feira 31, a Federação Inglesa de Futebol (FA), uma das mais influentes na Europa, oficializou o seu pedido para o adiamento das eleições presidenciais na Fifa.

Boas notícias do rádio

O Blog Radioamantes do parceiro Rodiney Brocanelli, está comemorando um ano.
O Blog traz boas informações a respeito dos bastidores do rádio e com muitos furos, os últimos foram  anunciar em primeira mão que a equipe da BandNes FM iria transmitir futebol e posteriormente que Dirceu Marchiolli, ex-Maravilha voltaria ao rádio para transmitir na BandNews FM.
O fato lamentável é que vários sites e blogs reproduzem uma notícia exclusiva  e se quer creditam a informação, lamentável, pois esse Blog sobre o mesmo problema.
Parabéns pelo ótimo trabalho Radioamantes.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dias contados?

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprova a flexibilização do programa A Voz do Brasil

Reunião da comissão que aprovou a flexibilização
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara aprovou na última terça-feira, por unanimidade, o projeto que flexibiliza a transmissão do programa a Voz do Brasil (PL 595/03). O texto aprovado é o substitutivo do deputado José Rocha (PR-BA). Pela proposta, as rádios ficam liberadas para transmitir o programa oficial dos três Poderes com início entre 19h e 22h. Hoje, o programa é transmitido obrigatoriamente das 19h às 20h.
O PL será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo Plenário da Casa.
No caso das emissoras públicas, mantém-se a obrigatoriedade de início às 19h. Pelo texto, o Poder Executivo poderá autorizar as emissoras a não transmitirem o programa em caso de catástrofes. Além disso, a proposta cria uma exceção para quando estiver acontecendo sessão deliberativa no Legislativo neste horário. Neste caso, será permitido transmitir o programa com a mesma flexibilidade que as emissoras privadas.
Segundo o presidente da Abert, Emanuel Soares Carneiro, há mais de sete anos o setor de radiodifusão luta pela flexibilização. “Conseguimos dar um passo importante. A flexibilização aumentará a audiência do programa da Voz do Brasil, ao mesmo tempo que permitirá às emissoras prestarem informações de grande utilidade ao cidadão, por exemplo, sobre trânsito, no final do dia”, afirma o presidente.
Fonte: Abert

Final da Champions mantém audiência da TV

Elenco do Barçelona comemora título

Nesse sábado, dia 28 de maio, o planeta assistiu a mais um espetáculo do Barcelona, que derrotou o Manchester United pelo placar de 3X1 e levantou a taça da Champions League, o principal torneio de clubes da Europa e um dos mais importantes do mundo. 
Apesar da repercussão e do grande interesse em torno do jogo, a audiência da partida na TV aberta não conseguiu ser maior do que os números típicos de um sábado a tarde. Na Globo, que iniciou sua exibição diretamente da Inglaterra pouco antes das 15 horas, a média de audiência foi de 15 pontos, o que garantiu a emissora o primeiro lugar. A Bandeirantes, que também exibiu a partida, obteve, no mesmo horário, uma média de seis pontos, o que lhe conferiu ao quarta posição no ibope. Record e SBT – que mantiveram suas programações normais – empataram no segundo e terceiro lugar, com uma média de nove pontos. 
Embora não tenha registrado índices amplamente expressivos na TV aberta, a final da Champions League conseguiu ganhar a atenção dos amantes do esporte – que comentaram muito sobre a vitória e o desempenho do Barcelona nas redes sociais – e também acompanharam o jogo pela TV por assinatura. 
O canal ESPN, por exemplo, chegou a fazer um evento especial para a final do campeonato europeu, transmitindo a partida em 3D para salas de cinema de algumas capitais brasileiras. O evento foi realizado em parceria com a empresa Mobz. A Net e a TVA também foram parceiras da iniciativa, exibindo o jogo em 3D para os seus assinantes. De acordo com o próprio canal, todos os ingressos para a exibição da final da Champions League nos cinema foram vendidos.
Fonte e foto: Meio & Mensagem

sexta-feira, 27 de maio de 2011

1º jogo de futebol em 3D da TV por assinatura no Brasil

Jogo final da UEFA Champions League entre Brarcelona e Manchester United será transmitido em 3D pela primeira vez na TV por assinatura no Brasil para assinantes NET Digital HD e NET Digital HD Max;

No próximo sábado, dia 28 de maio, a NET, em parceria com o canal ESPN HD, transmite a final da UEFA Champions League ao vivo em HD 3D. A grande final entre Barcelona e Manchester United será veiculada em alta definição no canal ESPN HD (posição 560) e em 3D no canal especial ESPN HD 3D (posição 703), a partir das 15h30.
A transmissão será realizada para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, Campinas, Santos e Ribeirão Preto. É a primeira vez que um jogo de futebol é transmitido ao vivo em HD 3D no Brasil.
Todos os decodificadores de alta definição da NET estão prontos a receber os sinais em HD 3D. É necessário um televisor adequado à tecnologia e óculos especiais, que criam o efeito de profundidade na imagem. Além disso, o cliente precisa selecionar o modo 3D lado-a-lado (ou side-by-side em inglês) nas TVs compatíveis para que as imagens sejam exibidas apropriadamente.
“O HD 3D representa a vanguarda da tecnologia e da inovação em televisão e a NET e a ESPN mais uma vez saem na frente, levando com exclusividade aos clientes o primeiro jogo de futebol ao vivo transmitido nessa tecnologia no Brasil. Quem possui uma televisão preparada para a tecnologia 3D e assina um dos planos HD da NET terá a sensação de estar dentro do estádio”, afirma Márcio Carvalho, diretor de Produtos e Serviços da NET.
A ESPN vai realizar uma cobertura in loco digna de Copa do Mundo. Liderada pelo diretor de jornalismo, José Trajano, uma equipe com mais de 20 profissionais já está em Londres, de onde produz reportagens para os programas e jornais dos canais ESPN, Portal ESPN.com.br e rádio Estadão ESPN. A transmissão da final contará com narração de Paulo Andrade e comentários de José Trajano e Paulo Vinicius Coelho.
“A ESPN vem transmitindo a UEFA Champions League desde o início da temporada. Nosso objetivo é estar presente em todas as plataformas disponíveis hoje no mercado e fazer uso da melhor tecnologia. A parceria com a NET garante ao fã do esporte a oportunidade única de assistir em 3D, na TV, o jogo final de um dos principais eventos esportivos do mundo”, diz German Hartenstein, diretor geral da ESPN no Brasil.
A NET já realizou as transmissões ao vivo em HD 3D dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2010 e 2011 e a corrida de Fórmula Indy em 2010. Essas novidades são possíveis graças à alta capacidade da rede de fibra óptica da NET, que tem sido pioneira e inovadora em vários serviços de última geração no Brasil: alta definição, banda larga de ultravelocidade, telefone sem assinatura e 3D. Recentemente a empresa lançou também o NOW, serviço que permite ao cliente assistir a programação de forma personalizada, sob demanda, quando quiser.
Fonte: NET


Direto de Londres os comentaristas da Rádio Estadão/ESPN, Mauro Cezar Pereira e PVC falam sobre grande decisão entre Barcelona e Manchester United. 




http://bit.ly/jIGMSP


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Plantão esportivo volta a Capital

Tony José, plantão Capital
Mais uma informação exclusiva do Blog

Dono de um voz forte e marcante, Tony José apresentador e plantão esportivo renomado nas décadas de 80 e 90 na rádio Bandeirantes é o mais novo reforço da Rádio Capital.
Longe do rádio paulistano há mais de nove anos, Tony que também trabalhou nas rádios Gazeta e Transamérica (sua última emissora na Capital) estava desde 2008 na rádio Onda Livre AM de Piracibaca, sua terra natal e de seu irmão o repórter da Jovem Pan Luiz Carlos Quartarollo.
No ano passado Tony, foi um dos homenageados  na 15º edição do Troféu melhores do ano que foi promovido  pela Associação Varzeana de Futebol de Piracicaba e premiou os melhores profissionais da imprensa da região, ele ganhou na categoriade melhor plantão esportivo.
Anteriormente a direção da emissora tentou a contratação de Domingos Machado, ex-Globo, mas  não houve um acerto por motivos particulares.
"Agradeço muito ao Luiz Carlos e ao Francisco Paes de Barros que lembraram de mim, mas infelizmente não deu para acertar a volta ao rádio pelo menos por enquanto", finalizou Machadão.
Tony,  provavelmente deve estrear na próxima quarta-feira dia 1º de junho junto com o narrador Jorge Vinícius.
Foto: Site Milton Neves
Post: 26/05/11 15:40

Pai da Matéria deitava e rolava


Já havia publicado aqui no blog essa campanha publicitária da rádio Record de 20 de Outubro de 1989 _ edição número 986 da revista Placar.
A pesquisa era referente aos mêses de maio e junho de 1988.
O "garotinho" deitava e rolava na Record, que na época era um canhão e liderava a audiência do rádio em São Paulo.
Uma das perguntas da pesquisa feita na porta dos estádios era:




Qual é seu locutor esportivo favorito?

Osmar Santos__Rádio Record 52%

Fiori Gigliotti__ Rádio Bandeirantes 29%

José Silvério__ Rádio Jovem Pan 9%

Oswaldo Maciel__ Rádio Record 8%

Oscar Ulisses__ Rádio Globo 6%



Já na Rádio Globo em 1991 Osmar mostrava o que  era improvisar, e sem marcar nada no papel falou por minutos  com o coração na abertura da jornada esportiva de 1991, o local era o Morumbi, palco de mais um clássico entre Corinthians e São Paulo.
Observe que quem passou para o pai da matéria foi Luiz Roberto de Múcio, hoje na TV Globo, mas na época ele esquentava a pré abertura e depois  passava para o mestre.
Com todo respeito aos narradores de ontem e hoje, mas Osmar foi Pelé e não teremos infelizmente outro igual, só genéricos.


Memória (anos 70)

FUTEBOL É COM A BANDEIRANTES - Campanha publicitária na década de 70. 
Primeira fila: José Paulo de Andrade, Luiz Augusto Maltoni, Darcy Reis e Oswaldo dos Santos; Segunda fila: Paulo Édson, Chico de Assis, Tony Lourenço e João Zanforlin; Terceira fila: Luiz Moreira, Alexandre Santos, Mauro Pinheiro e Roberto Silva; Quarta fila: Loureiro Júnior, J. Hawila, Ênnio Rodrigues, Fiori Gigliotti, Flávio Araújo e Borghi Jr.

Foto: Site Milton Neves e Sérgio Barbado

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Redes Sociais e o Rádio

Emissoras tradicionais do jornalismo e do esporte já começaram a investir pesado no ouvinte/internautas , novidades já estão acontecendo a todo vapor

Com o aumento considerado de internautas no Brasil e conseqüentemente as redes sociais, a maioria das emissoras de rádio estão se adequando a nova linguagem, novos canais de comunicação com o ouvinte surgem todos os dias.
Hoje as emissoras voltadas aos jornalismo possuem sites ou blogs  e dentro deles o ouvinte tem a opção de escutar a programação on-line. As emissoras aproveitam esse  canal  para divulgar  o endereço de suas redes sociais como twitter, Facebook  entre outros existe também os Blog direcionados ao publico alvo como o Show de Bola ra Rádio Capital e o Pimba na Gorduchinha da Rádio Globo/SP. Comunicação via email e telefone ainda existem, mas aos poucos serão ultrapassados.  
E o mais interessante, com a OBRIGATÓRIA "Voz do Brasil", as emissoras estão explorando a prestação de serviço e o entretenimento com programas exclusivos para a Internet dentro desse horário das 19 às 20 horas.
Hoje  quem explora mais  o twitter é a Rádio Estadão/ESPN que em um curto espaço será uma emissora 100% esportiva, todos os profissionais  possuem uma conta no twitter e assim, convidam seus seguidores a ouvirem a emissora com o tradicional radinho em casa ou no carro ou pelo modo convencional, que hoje é via computador ou celulares que já possuem um aplicativos voltado  para isso.
Ainda falando de Estadão/ESPN hoje a emissora é mais ouvida em celulares e computadores do que no próprio rádio, segundo  dados do próprio instituto que mede a audiência.
Essa é a tendência de hoje e vai aumentar ainda mais  a curto prazo, não se pode ignorar  o poder de compra do ouvinte em geral, e muito menos a sua capacidade de interação com as mídias sociais.
Pensado nisso a Estadão/ESPN investe pesado com seu próprio profissional para aumentar sua audiência seja na internet onde já quebrou recorde de audiência com transmissão de futebol, ou no rádio, onde deve alcançar melhores índices com a mudança de nome e nova freqüência no FM.
Pensando nessa nova linguagem a emissora que já foi conhecida como Eldorado e virou Estadão no final de março colocou um dos nomes dos programas esportivos como  Esporte.com  que vai ar ar de segunda à sexta-feira 11:30 até 13 horas. 
Já a Rádio Globo, líder de audiência também na Internet apostou ainda mais no seguimento com um programa esportivo exclusivo só para Internet que foi lançado na última segunda-feira o Esporte@GloboSP que já tinha sido lançado no Rio de Janeiro e caiu nas graças dos ouvintes/internautas.
E olha que não estamos falando das Web Rádios  que crescem no Brasil inteiro e de certa forma acabam "roubando" ouvintes das emissoras tradicionais. No Seguimento esportivos temos em São Paulo as webs: Voz do Futebol, Futebol pela Internet, Futebol Interior, Corinthians, Lusa, São Paulo e outras  que estão por vir
Qual será o próximo passo das emissoras e  qual o caminho do jornalismo e do esporte no rádio com tanta rapidez e tecnologia?
Anderson Cheni

Decisão da Copa do Brasil vale R$ 3,3 milhões

A noite desta quarta-feira (25) reserva apreensão a torcedores de pelo menos quatro equipes da elite nacional. Coritiba, Ceará, Avaí e Vasco irão se enfrentar, em partidas válidas pelas semifinais da Copa Kia do Brasil, e vencer significa também reforçar as finanças. A classificação à decisão vale até R$ 3,3 milhões, no cenário mais otimista.
Esse número compreende três variáveis: patrocínio pontual, premiação e bilheterias. A exibição de marca no uniforme no jogo final do campeonato, segundo apurou a Máquina do Esporte com fonte de mercado, habituada a negócios dessa natureza, custaria em torno de R$ 150 mil no Vasco, e um pouco menos nos outros três.
Em relação aos prêmios distribuídos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os semifinalistas já garantiram R$ 430 mil. Na decisão, o vice-campeão assegura recompensa de R$ 1,1 milhão, e portanto R$ 670 mil são acrescentados à conta. No caso do campeão, que leva R$ 2,2 milhões, a classificação vale R$ 1,7 milhão.
Para calcular quanto os finalistas podem arrecadar com bilheterias na partida final, a variável menos previsível, foi considerada a renda da decisão da temporada anterior, entre Vitória e Santos. O clube baiano, no Barradão, levantou R$ 1,5 milhão, enquanto os paulistas conseguiram em torno de R$ 1,1 milhão na Vila Belmiro.
Desse modo, no cenário mais otimista, os atuais semifinalistas podem conseguir até R$ 1,5 milhão na partida derradeira, especialmente porque as arenas das equipes envolvidas em ambas as edições não têm capacidades tão diferentes. Desse valor, vale ressaltar, ainda teriam de ser descontadas as despesas do confronto.
A estimativa a respeito dos valores obtidos com bilheterias poderia ser mais precisa, mas os boletins financeiros referentes às quartas de final e às primeiras partidas das semifinais não foram publicados pela CBF, entidade responsável pela tarefa. Assim, as disputas finais da temporada anterior são o parâmetro mais realista.
A composição das equipes que irão disputar o jogo final também deve ser ponderada. Caso Avaí e Ceará vençam seus respectivos desafios nesta quarta, o valor arrecadado seria menor, devido ao tamanho dos estádios Ressacada e Presidente Vargas, respectivamente. A disputa entre Coritiba e Vasco, no entanto, é o parâmetro adotado.
Fonte: Rodrigo Capelo_Máquina do Esporte

terça-feira, 24 de maio de 2011

Avassalador!

JV estreia dia 1º de Junho na Capital
Rádio Capital acertou essa semana a contratação do narrador esportivo Jorge Vinícius, o popular JV.

Paulista de Penápolis, Jorge Vinícius, 39 anos acertou com o Coordenador de esporte e jornalismo Luiz Carlos Ramos e com o diretor geral da emissora Francisco Paes de Barros o seu retorno ao rádio paulistano.
Radialista e jornalista formado pela PUC Campinas  em 1993, JV  trabalhou em várias antes de chegar na Rádio Record em 2001. Passou pelas emissoras: Brasil e Cultura de Campinas, 79, Clube e CMN de Ribeirão Preto,Tri FM de Santos, Cruzeiro FM de Sorocaba, além de transmitir freqüentemente jogos das séries A e B do campeonato brasileiro para o canal PFC.
Também  narrou em 2009 na TV Cultura partidas do Campeonato Italiano, anteriormente narrou a Eurocopa pela Record News.
JV também foi proprietário da Band FM de Santa Cruz do Rio Pardo, mas há um ano vendeu a sua parte na sociedade. 

O  Blog conversou com exclusividade com o novo reforço da Rádio Capital


Narrando pela Record am em 2006
Como surgiu o convite?
Estava em casa quando o telefone tocou, era o Luiz Carlos Ramos, diretor de esportes e jornalismo me chamando para conversar pessoalmente.

E como foi o acerto?
Conversamos rapidamente e ele me falou que a emissora gostaria de me contratar. Além do Luiz, conversei com o Francisco Paes de Barros que é o diretor geral da emissora. Ambos elogiaram o meu trabalho e depois de uma conversa rápida fechamos.

O que fez desde que saiu da Rádio Record?
Sai da Record em dezembro de 2009. A partir dai fui narrar jogos na Ativa FM, emissora da minha cidade natal - Penápolis, fui fazer jogos da série A3 do Campeonato paulista e paralelamente trabalhei na Cruzeiro Fm de Sorocaba, Tribuna de Santos, Brasil de Campinas e no PFC, foi bem corrido, mas me mantive na ativa, só estive fora do rádio da capital paulista.

O Como vê o seu retorno para o rádio paulistano?
Muito bom, estou super feliz pois a Rádio Capital é uma emissora forte e me identifico com o ouvinte da emissora. Faço narrações do jeito que gosto, falando direto a linguagem do povo. Além disso, a emissora tem uma alcance nacional muito forte e lá estão grandes comunicadores e amigos. 

E quando foi a estreia?
Já está tudo certo para estrear no dia primeiro de junho, cai em uma quarta-feira (dia de futebol) provavelmente devo narrar uma partida da Libertadores, já que não temos paulistas pela Copa do Brasil.
Obrigado Cheni e aproveitando o espaço de seu Blog tão lido pelos colegas do meio jornalístico,  gostaria de agradecer ao Francisco Paes de Barros, ao Luiz Carlos Ramos, ao Zé Luiz que é um grande ouvinte e entende muito de rádio e a todos colegas e amigos que torceram pela minha volta ao rádio da Capital, agora na Rádio Capital, um abraço a todos e convido os leitores do Blog  e os ouvintes a prestigiarem minha estreia e toda programação da Rádio Capital.


Memória


Eis aqui o gol do Palmeiras feito por Diego Souza do meio de campo, foi o segundo do Palmeiras  em cima do Atlético Mineiro, o Palmeiras venceu por 3x1 essa partida do Campeonato Brasileiro.
Palestra Itália dia 29 de novembro de 2011_ Narração Jorge Vinicius_ Rádio Record am 




Fotos: Papo de Bola
Gol: You Tube

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Memória: Gol Rita Lee

1982 - Sócrates, Rita Lee, Wladimir e Casagrande ao som da música "Orra Meu" No Parque do Ibirapuera.
Estreiou nesta segunda-feira o Novo Globo esportivo, que passou a ser uma junção de esportes com prestação de serviço.
Como o blog antecipou na última sexta-feira, Valter Casagrande Jr. e um dos comentaristas do programa ao lado do ex-jogador Mülher que também irá comentar jogos no SporTV.
No programa desta segunda-feira, os dois foram homenageados com gols narrados do pai da matéria Osmar Santos.
E o gol escolhido para  Casagrande foi o Gol "Rita Lee", saiba qual o motivo da homenagem:

 Era dia 12 de dezembro de 1982,  O Morumbi recebeu 66.851 torcedores, a arbitragem foi de José de Assis Aragão. Depois de vencer a primeira partida da final contra o São Paulo por um a zero, o Corinthians conquistou  seu 18°  título ao bater novamento o tricolor  por 3 x 1. Para o São Paulo marcou Dario Pereira, para o Corinthians Biro-Biro duas vez   Casagrande, que foi a revelação e artilheiro do campeonato, com 28 gols o terceiro. 
Essa foi a homenagem da rádio Globo ao novo comentarista e é claro a homenagem do Pai da matéria.
Foto: Revista Placar - Irmo Celso _Site Milton Neves
Gol: Arquivo da Rádio Globo SP

Torcedores podem enviar sugestões e reclamações por e-mail

ATENÇÃO TORCEDOR COBRE PELOS SEUS DIREITOS UTILIZE ESSE SERVIÇO

 O Tribunal de Justiça de São Paulo criou um e-mail para receber reclamações e sugestões de torcedores sobre condições dos estádios e organização de eventos esportivos. As mensagens serão analisadas pela equipe do Juizado Especial de Defesa do Torcedor e, quando estiverem fora de sua competência, serão encaminhadas às entidades responsáveis. O endereço é juizadodotorcedor@tjsp.jus.br
Esse é mais um espaço criado pelo TJSP com o objetivo de aprimorar a organização das partidas esportivas para que atenda às exigências do Estatuto do Torcedor (Lei nº 10.671/2003), como a venda de ingressos numerados, segurança dos eventos, acesso a transporte seguro e organizado, entre outras.
Além do e-mail, é possível procurar pessoalmente o Juizado Especial de Defesa do Torcedor que funciona dentro dos estádios em algumas partidas de futebol previamente escolhidas. A lista com os jogos que contarão com o serviço será divulgada oportunamente.
Também foi desenvolvida uma página na internet para esclarecer as principais dúvidas sobre os direitos, deveres e crimes estabelecidos pelo Estatuto (www.tjsp.jus.br/juizadodotorcedor). No site, é possível acompanhar uma história em quadrinhos, voltada para crianças e adolescentes, com mensagens didáticas para educar os futuros torcedores. O Tribunal estuda a possibilidade de imprimir o material para distribuição

Me chama que eu vou!

Dirceu Marchioli (Maravilha), um dos mais importantes narradores esportivos do rádio, estreiou neste domingo na rádio BandNewsFM. Maravilha, estava fora do rádio há mais de um ano e muitos colegas do meio não sabiam se ele voltaria com seus bordões por se tratar de uma emissora jornalística..
Eis aqui, a narração do seu primeiro gol na nova casa, e deu pra perceber que ele continua mandando bem e o melhor de tudo,   com o botijão cheio e sentindo o cheiro do gol.
Com cerca de  de 20 anos de carreira, Dirceu Maravilha trabalhou no Grupo Bandeirantes de Comunicação como narrador da Rádio Bandeirantes e depois na Rádio Record am. Ele se junta a equipe que conta com  Carlos Fernando, Sérgio Xavier, Erich Beting, Eduardo Barão, Arthur Covre, Barbara Tellini e Fábio França.
“A experiência e a vibração de Dirceu darão ainda mais força ao projeto de futebol na BandNews FM, que já largou bem e chegará forte à Copa de 2014”, afirma André Luiz Costa, diretor de Jornalismo da Rede BandNews FM


Fonte: Foto Assessoria Grupo Bandeirantes
Gol: Radioamantes

Brasil verá a final da Liga dos Campeões em 3D nos cinemas

Pela primeira vez no Brasil o público poderá assistir a uma partida de futebol em 3D, ao vivo, com transmissão da ESPN, em salas de cinema. Barcelona e Manchester United entram em campo neste sábado, 28, às 15h30 (horário Brasília), na disputa pelo título da UEFA Champions League.
As exibições em 3D acontecerão em cinemas nas cidades do Rio de Janeiro (Cinemark Downtown), São Paulo (Cinemark Eldorado), Porto Alegre (Cinesystem Shopping Total), Brasília (Cinemark Pier 21), São José dos Campos (Cinesystem Vale Sul Shopping), Maringá (Cinesystem Maringá Park) e Santos (Cine Roxy Gonzaga).
Fonte: AdNews

BBC irá transmitir Copa do Mundo de futebol feminino

A BBC, emissora britânica, anunciou nesta segunda-feira (22) que recuperou os direitos de transmissão da Copa do Mundo de futebol feminino da Fifa. O canal irá exibir todos os jogos disputados pela seleção da Inglaterra ao vivo na televisão e na internet.
As três primeiras partidas, contra México, Nova Zelândia e Japão, referentes à fase de classificação do torneio, serão transmitidos em tempo real para o Reino Unido pela televisão, no site da BBC na internet e na rádio da emissora, BBC Radio 5Live.
"Estou absolutamente feliz com a BBC mostrando nossos jogos na Copa do Mundo", disse Hope Powell, técnico da seleção inglesa. "Eles exibiram nossos jogos em 2007 e aquilo ajudou muito a melhorar a imagem da Inglaterra e do futebol feminino".
A Copa do Mundo de futebol feminino de 2011 será realizada entre 26 de junho e 17 de julho, na Alemanha, com a seleção da Inglaterra qualificada como favorita ao título, tendo sido vencida apenas uma vez durante as partidas classificatórias.
O Brasil foi sorteado para compor o grupo D, no qual também estão as seleções de Austrália, Noruega e Guiné Equatorial. O torneio possui 16 equipes, em vez das 32 que disputam a versão masculina. Não há notícias sobre quem transmitirá os jogos no país.
Fonte: Máquina do Esporte e Sportspromedia.com

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Novo Globo Esportivo

A partir da próxima segunda-feiradia 23/5 a emissora fará mudanças na sua grade do final de tarde e começo de noite, Como já aconteceu no Rio de Janeiro, o Globo Cidade será extinto.
O Globo Esportivo passa a ser uma junção de esportes e prestação de serviços. Com a extinção do Globo Cidade, Osvaldo Pascoal que também é coordenador de esportes  será um dos apresentadores do Globo Esportivo ao lado de Oscar Ulisses.
Assim, a nova atração será antecipada em uma hora (17 às 19 horas) e com o nome de novo Globo Esportivo terá a participação dos ex- jogadores e atuais comentaristas Valter Casagrande Júnior  e Mulher que também vai comentar alguns jogos no Sportv
Ouça a chamada. 

A segunda novidade é  o "Esporte@Globo" que vai das 19 às 20 horas, programa terá revezamewnto de apresentadores em São Paulo. Doni Vieira, Raphael Prates e Gustavo Zupack serão os apresentadores da edição paulista.
Desde de março Edson Mauro apresenta a edição carioca com comentários de Gilmar Ferreira.
Foto: Rádio Globo

Nova equipe de esportes no rádio de São Paulo

A Gospel FM 90.1 de São Paulo passa a  investir no segmento esportivo. Blog traz com EXCLUSIVIDADE   detalhes da nova equipe.

Sob o comando de Michele Marino que por muitos anos trabalhou no Sistema Globo de Rádio, jovens profissionais serão lançados no mercado, no novo projeto da Gospel FM que começa já  nesta sexta-feira dia 20.
Logo mais  entra no ar o programa esportivo diário da emissora, o “Gospel Esporte Clube” que terá apresentção de Luciana Moura e Mano Tiago, o programa começa às 18 horas ( horário nobre do rádio esportivo ) e vai até 19 horas de segunda a sexta-feira, além disso boletins esportivos terão inserções ao longo da programação.
A equipe conta com 10 profissionais, mas um narrador deve ser contratado em breve.
As narrações dos jogos ficam por conta de Renato Ouviris, reportagens de Fábio Augusto (Palmeiras), Cesão da Fiel ( Corinthians),  Rafael Balbino (Santos), e Eli Catxospa ( São Paulo).
Os comentários serão de Jota, Michele Marino que também será produtor executivo e Wiliam Zacharias que vai comentar arbitragem.
Michele Marino, conversou com o Blog  e afirmou que a equipe toda é contratada pela Gospel , ele é o produtor executivo e o Francisco Cortez ( ex RBS rádios e Sony Music) é o diretor de esportes.
Estou acreditando em novos talentos, são pessoas que estão no projeto já algum tempo. É um projeto novo, buscando a renovação de talentos e até uma maneira diferente de se fazer futebol, procurar sair da mesmice" afirmou Michele Marino.
A primeira transmissão acontece neste sábado no jogo entre Santos e Internacional.
Objetivo da equipe recém criada é de colocar os profissionais em campo já na terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A direção já está providenciando o pagamento para ter os direitos de transmissão da Copa América  que acontece em julho na Argentina onde dois ou três profissionais vão cobrir o evento direto da Argentina. 

Novidades rádio e tv

Dirce de volta ao dial
Depois de um tempo afastado no rádio de São Paulo, onde seu último trabalho foi na rádio Record em 2009, Dirceu Maravilha finalmente  está de volta.
A partir do próximo domingo ele começa a sua trajetória na BandNews FM onde narrara os jogos  da emissora.  Carlos Fernando segue como narrador da emissora, mas Odnei Edson que vinha narrando futebol vai se dedicar mais a sua empresa e as narrações de Fórmula 1. 


EXCLUSIVAS

Com a saída de dois profissionais na Rádio Capital, a emissora está se mexendo e em breve dois novos profissionais serão contratados. Um grande narrador já estaria acertado com a direção da emissora. ?

O jornalista Arnaldo Ribeiro que crescentemente assumiu o recém-criado cargo de gerente de programação dos canais ESPN, está trabalhando firme para que o grande projeto da emissora saia logo do papel. A criação do novo canal ESPN Brasil HD.
A ESPN Brasil está no ar desde 1995 e transmite os principais torneios esportivos do Brasil e do mundo.

Rádio na internet tem que ser web rádio

Coluna do narrador Jarbas Durte para o site Caros Ouvintes

Se preferir ouça a  coluna aqui: 


“Vai começar mais uma transmissão pela JDsports”. Quando falo isso, todas as ferramentas de contato comigo estão liberadas: MSN, Facebook, twitter, enfim agora nem precisa de telefone para falar ao vivo no ar. Em minhas transmissões a que mais uso é o msn, basta o internauta apertar o F2 do teclado que está no ar ao vivo comigo, isso é apenas um exemplo de como as jornadas esportivas ficaram interativas. Tenho notado nos jogos que transmito que a idade do internauta é dos 12 aos 25, no máximo 30 anos.
Outra média que tenho observado: no formato que tenho utilizado não importa o jogo, ele acompanha, pois mudei um pouco o conceito dado ao repórter, que descrevia o lance, quase que repetindo o que o narrador falava da jogada. O repórter JDsports, dá mais informação de outros assuntos; utilizo esse tempo, que antes era apenas para confirmar o que o narrador descrevia.
Puxa, se o locutor fala “a bola passou a esquerda do gol, tirando tinta da trave” e o repórter em seguida vem falando, “é isso mesmo a bola tirou tinta da trave”. Mas meu Deus isso o narrador acabou de falar! Acho isso um absurdo, mas há anos-luz isso acontece. Não quero mudar o mundo, quero apenas ser mais prático.
Outra coisa que tenho notado: as rádios da internet, para começar, são rádios que transmitem para rádios convencionais, certo? Não são web rádios. O narrador de radinho de pilha, o de rádio de carro, não tem imagem, faz uma alusão a tudo que está acontecendo – de onde está, como está, o que vai fazer…
Eu penso diferente, se o internauta está no meu site, viu quem sou eu, viu na home do meu site qual o jogo que estou transmitindo, viu o campeonato do jogo que estou transmitindo, então ai eu não preciso falar que estou no site tal, que estou no estádio tal, enfim tudo fica um caminho mais curto. É boa tarde e bola rolando, não fico atormentando o ouvinte a toda hora repetindo aonde estou, se ta frio, se eu comi tais coisas. O assunto é o jogo e ele está para ouvir o jogo, o internauta não perde tempo.
Apenas como ilustração, uma vez no começo disso tudo aqui de web rádio, o dono de um portal desses bem conhecidos, me mandou um email com um link, era para eu acessar a página onde estava uma foto, um logo de um time e quando eu clicava sai o som do boletim do clube que o repórter cobria, vamos lá cliquei, ouvi e respondi o email… “caro amigo, não leva a mal não, o áudio do seu repórter tem um minuto e 46 segundos; desse tempo todo, o colega falou do assunto só 50 segundos; o resto ele falou quem era ele, onde estava, porque estava, meu… No banner tinha a foto do repórter, do lado tinha um logo do time, dentro do logo tinha a manchete do assunto do time, e ai ele ainda rpetia “estou aqui no papapapapa, e estou aqui para papapa”
Gente: acho isso um absurdo. Tem que preparar o profissional para uma outra era do rádio, tudo mais curto e literalmente grosso. “Só mais nada”, como diz uma amiga, isso é fato.
Bom, me desculpe pelo desabafo, mas isso é a realidade do nosso dia a dia. Rádio na internet tem que ser web radio.
Um abraço do tamanho do Brasil e até a próxima, estou as quartas e aos domingos na JDsports, com Marcelo Santos e Natalie Morelo. Acessa ai na hora do jogo WWW.futebolpelainternet.com.br

Editora Globo lança Superguia Brasileirão

Em parceria com a Globo Marcas, empresa disponibiliza um álbum com as informações dos clubes que disputarão o torneio

Já preparando a torcida para as emoções do Campeonato Brasileiro – que começa no próximo dia 22 de maio – a Editora Globo, em parceria com a Globo Marcas, lançam o Superguia Brasileirão 2011.
Em um total de 140 páginas, a publicação reúne informações sobre os 20 times que disputarão a série A, bem como a ficha dos 16 jogadores mais importantes de cada um deles. O guia também apresenta uma análise do esquema feito por cada técnico e um pouco da história da participação dos times no mais importante torneio do futebol nacional.
O guia também conta com a participação dos comentaristas esportivos da TV Globo, como Arnaldo César Coelho, Luiz Roberto, Cléber Machado, Alex Escobar e Tiago Leifert. Para agradar as torcidas de diferentes regiões brasileiras, o Superguia Brasileirão 2011 terá capas diferentes para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e para a região Sul.
Fonte: Globo Marcas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Muller vira comentarista do Sportv

Muller vai comentar no canal campeão
Passando por um momento financeiro difícil, Muller recebeu uma oportunidade de trabalho neste sábado. O atacante campeão mundial pela seleção brasileira em 1994 comentará a partida entre Portuguesa e Náutico para o canal Sportv. O jogo acontece neste sábado, no Canindé, pela primeira rodada da Série B do Brasileiro.
A novidade foi comentada por Jota Júnior, narrador da emissora. “Campeão do mundo, Muller comenta sábado pelo PFC Portuguesa x Náutico, ao vivo do Canindé”, comentou Jota Junior em seu Twitter. “Ele enxerga muito o jogo. Conhece. Gosto dele, também”, emendou.
Bicampeão mundial pelo São Paulo em 1992/93, Muller hoje mora na casa de Pavão, ex-companheiro no time do Morumbi. O ex-atacante conta que perdeu milhões e hoje não possui nenhum carro ou plano de saúde. Cenário bem diferente de quando brilhou nos gramados e atuou por grandes clubes.
“Gastei com mulheres, com carros e etc. gastei com vaidades pessoais. Gastei dinheiro com amigos, entre aspas. Amigos de ocasião. Por eu ser uma pessoa generosa, muita gente se aproveitou mesmo de mim”, disse o ex-jogador em entrevista ao jornal Marca Brasil.
Muller afirmou não ser capaz de calcular exatamente quanto dinheiro ganhou com o futebol, mas sabe que foi muito. “Foi muito. Nem sei calcular quanto perdi. Não sei se deveria dizer, mas perdi milhões. Perdi tudo que consegui no futebol. Joguei fora o que construí ao longo de 20 anos”, lamentou.
Fonte e foto: UOL esportes

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mesmo bem no Ibope, Rádio Capital faz mudanças na equipe de esportes

Rádio Capital perdeu dois profissionais da equipe Show de Bola 1040, como é chamado o departamento de esportes da emissora. Primeiro a divulgar as baixas, o site Bastidores do Rádio informou que o narrador Reinaldo Porto e o coordenador Bruno Filho deixaram o veículo na última sexta-feira (13/5). As mudanças aconteceram depois do Ibope divulgar que a Capital assumiu a liderança, entre as rádios que transmitem futebol, das jornadas esportivas de sábado.

Tabela do Ibope divulgada pelo Bastidores do Rádio. Na pesquisa, Capital lidera as jornadas de sábado.
Tabela do Ibope divulgada pelo Bastidores do Rádio. Na pesquisa, Capital lidera as jornadas de sábado.
Filho, que também era apresentador das transmissões esportivas, e Porto, que comandava o diário Show de Bola, deixaram a Capital por não terem entrado em entendimento com a direção da empresa para a renovação do contrato. E por esses problemas contratuais, o apresentador que foi o principal narrador dos 1040 AM durante o Paulistão, não pode narrar a finalissíma do campeonato, vencido pelo Santos.
“É frustrante, fiz o campeonato todo e não pude trabalhar na final. Até queria (narrar o jogo), mas era juridicamente inviável”, lamenta Reinaldo Porto, que afirma não culpar ninguém da Rádio Capital pelo fato de ter ficado fora da transmissão da partida entre o alvinegro praiano e o Corinthians.
O diretor de jornalismo e esporte da Rádio Capital, Luiz Carlos Ramos, diz que a emissora não comenta o motivo da saída de nenhum profissional, mas considera que é algo normal nas empresas de comunicação ter mudanças de funcionários. Ele também não informa se as vagas de Porto e Filho serão repostas por outros jornalistas.
Com a saída de Reinaldo Porto,  Ricardo Melo narrou a final do Paulistão e está como o primeiro narrador da emissora. Nesta quarta-feira Fausto César está  escalado  para a transmissão  entre Santos e Once Caldas nesta quarta-feira (18/5), em jogo válido pelas quartas de final da Taça Libertadores da América. A função de apresentador das jornadas esportivas, anteriormente ocupada por Bruno Filho, tem ficado sob responsabilidade de Anderson Cheni.
Fonte: Anderson Scardoelli _ Portal Comunique-se

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Terra nas finais dos estaduais


Jogos serão transmitidos em áudio pelo Terra, com narração e comentários exclusivos para cada partida

Mais uma vez, o Terra tem mais um final de semana totalmente dedicado às últimas rodadas dos campeonatos paulista, gaúcho e mineiro, que acontecem no próximo domingo (15/05), a partir das 16hs. E, como já é tradição nas transmissões do portal, os internautas poderão interagir em tempo real, dando suas opiniões durante os jogos Santos X Corinthians, Grêmio X Internacional e Cruzeiro X Atlético/MG.
A cobertura especial terá início às 15h30, com programa que exibe detalhes dos clubes, curiosidades dos jogadores, os bastidores e todas as informações das três partidas. Durante os jogos, as transmissões acontecerão em áudio, a exemplo da recente transmissão do especial U2 Sonora Live. Depois dos jogos, mais no Terra: análise das partidas e informações dos times direto dos vestiários.
Santos X Corinthians terá narração de Marcelo do Ó, com reportagens de André Cavalcante e Édison Filho, diretamente da Vila Belmiro. Do estádio Olímpico, no mesmo horário, Hamilton Rodrigues narra de Porto Alegre Grêmio X Internacional, com reportagem de Tarian Chaud. E de Sete Lagoas (MG), no estádio Arena do Jacaré, o narrador Reinaldo Moreira transmite todos os lances de CruzeiroX Atlético.
Fonte: Terra

Concorrentes se unem pelo Social

Rádios Globo e Capital, líder e vice-líder respectivamente na audiência do rádio am em São Paulo participam e realizam eventos que ajudam a população.

Globomóvel SP acompanha Ação Global Nacional no Carandiru

Sábado, dia 14 de maio, é dia de Ação Global Nacional. O programa Manhã da Globo, com Laércio Maciel, será transmitido diretamente do Parque da Juventude, na Avenida Zarchi Narchi, na altura do número 1300, no bairro Carandiru, na zona norte.
No estande da Rádio Globo também acontecerá uma palestra com o médico do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Silvio Possa, sobre os problemas respiratórios infantis no período do inverno. Os presentes concorrerão aos sorteios de brindes e ainda poderão participar da brincadeira “Faça um Gol com a Globo”, na cobrança de pênaltis na trave inflável da emissora.
A repórter do Globomóvel Aline Marins participará com flashes ao vivo registrando os mais diferentes serviços que serão prestados a comunidade ao longo do dia, entre eles, a emissão de documentos, aferição da pressão arterial, testes de colesterol, glicemia (diabetes), hepatite C, gravidez e audição para crianças de 7 a 14 anos. As pessoas que se encaminharem ao Parque da Juventude também receberão orientações nutricionais e assessoria jurídica. Profissionais da área de esportes e lazer farão avaliações físicas, medição do índice de massa corpórea (relação entre peso e altura) e orientações para a prática de atividades físicas. Os participantes terão à disposição serviços para valorização da autoestima e beleza, como o corte de cabelo, higienização das unhas, modelagem de sobrancelhas e muito mais.
Sábado, dia 14 de maio, a partir das 9h da manhã, no Parque da Juventude, na Avenida Zarchi Narchi, na altura do número 1300, no bairro Carandiru, na zona norte.
Confira como foi a última Ação Global Nacional, realizada no ano passado, em Diadema (SP).
Fonte: Site Rádio Globo_ Mayanna Estevanim


                      Rádio Capital recebe ouvintes em evento da cidadania, dia 21

A Rádio Capital AM, de São Paulo, vai promover, em 21 de maio, um sábado, seu primeiro grande evento de 2011 voltado para os ouvintes e com perspectivas de novas edições. 
Será o evento “Capital Cidadania”, na própria Rádio, no bairro do Paraíso, das 8 às 12 horas, com a participação dos apresentadores desse horário, Eli Corrêa, Paulinho Boa Pessoa, Luís Ribeiro e Cid Barboza, e com a presença dos demais comunicadores da emissora: Paulo Lopes, Cinthia, Eli Corrêa Filho, Cícero Augusto, Padre Juarez de Castro, Adriano Barbiero, José Carlos Gomes, Antonio Aguillar e Moisés da Rocha. 
As repórteres Carolina Mattos e Carla Mota entrarão com flashes junto ao público.  Haverá transmissão integral pelos 1040 kHz e pelo site www.capital1040.com. Após uma etapa de divulgação em sua programação, a Rádio Capital já distribuiu as senhas aos ouvintes interessados em comparecer ao evento.
Todos os departamentos da Rádio estão integrados na organização desse evento baseado na cidadania. Haverá a participação de médicos, que poderão tirar dúvidas a respeito de colesterol, glicemia, pressão alta e outros problemas de saúde, além da advogada Maria Faiock, que vai responder às perguntas sobre aposentadoria e pensões da Previdência Social.
O diretor-geral da Rádio Capital, Francisco Paes de Barros, que acaba de completar seis anos no cargo, explica que, por meio desse tipo de evento, a Capital, confirma seu estilo de fazer rádio com responsabilidade social: “A Rádio Capital é povo, é especialista em povo, respeita os ouvintes, garante lazer, informação e serviço e defende a cidadania. Além disso, estamos aprimorando, a cada dia um recurso que significa o futuro do rádio, a internet.”
A Rádio Capital é sintonizada em 1040 kHz AM ou, pelo site:www.capital1040.com 
Fonte:THE WINNER PRESS SERVICE