terça-feira, 26 de abril de 2011

Preocupante

No ultimo final de semana, a coluna Painel da Folha de SP trouxe uma Informação  aguardada e que  é no mínimo preocupante.
 A Rede Globo que faz um grande monopólio e por isso, manda nos clubes e consecutivamente nos  direitos de transmissão do campeonato brasileiro vai diminuir a participação dos outros veículos de comunicação nas transmissões dos Brasileiros de 2012 a 2015.
Pelo contrato firmado com os clubes, as emissoras de radio só poderão colocar um repórter em  campo, atrás de um gol. Hoje, é comum ter dois jornalistas/radialistas no gramado.
As TVs que não adquirirem os direitos da competição também só poderão colocar um repórter e um câmera durante as transmissões das partidas.
Ainda de acordo com o contrato firmado com os clubes, os repórteres de emissoras que não adquiriram os direitos de transmissão terão de dar prioridade à Globo e a quem a emissora sublicenciar.
Seria esse um grande passo da Vénus platinada para que as emissoras  não invistam mais em transmissões esportivas e assim aumentem as demissões no setor  do jornalismo esportivo?
Fonte: Folha SP e  Rádio de Verdade

Grupo Bandeirantes prepara transmissão do São Paulo Indy 300

As emissoras de jornalismo e esportivas do Grupo Bandeirantes estão se preparando para a cobertura completa do evento São Paulo Indy 300, que está em sua segunda edição e é considerado um dos principais acontecimentos esportivos da América Latina. O Grupo Bandeirantes é o veiculo de comunicação oficial do evento e nos últimos meses utilizou todos as suas emissoras de rádio para divulgar a realização do mesmo. 

Rádios como as populares Nativa FM 95.3 e Band FM 96.1, ambas de São Paulo, executaram várias inserções sobre a realização do São Paulo Indy 300, com informações para compra de ingressos. O mesmo “spot” também foi ouvido nas emissoras que compõe as duas redes nacionais, das rádios Band FM e Nativa FM, além de estações como Educadora FM 91.7 de Campinas, Ipanema FM 94.9 de Porto Alegre, Band Vale FM 102.9 de Campos de Jordão, todas pertencentes ao Grupo Bandeirantes.  

As estações que mais divulgaram o evento foram as emissoras ligadas as redes comandadas pelas rádios Bandeirantes AM 840 e BandNews FM 96.9, ambas de São Paulo. Retransmissoras como as FMs da BandNews no Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Ribeirão Preto, Brasília e Porto Alegre divulgaram o evento. As cabeças dessas redes também veicularam informações sobre cobertura e outros detalhes do São Paulo Indy 300.  
As redes nacionais controladas pelas rádios Bandeirantes e BandNews deverão transmitir o São Paulo Indy 300, uma das etapas do campeonato mundial de automobilismo que movimenta vários países ao redor do mundo. A Fórmula Indy é conhecida pelo formato dos circuitos, onde muitos utilizam as próprias ruas e avenidas da cidade sede de uma determinada etapa. Esse será o caso de São Paulo, onde os carros dos competidores vão correr pelas ruas ao redor do Complexo do Anhembi, incluindo uma das pistas da Marginal Tietê.  
A cobertura especial através das rádios ocorrerá nos dias 30 deste mês e 1º de maio (data de realização da prova). 
Fonte: Tudo Rádio
Foto: AP

Rádio Eldorado conserva imagem sustentável


Emissora do Grupo Estado continuará utilizando o selo “Nós Plantamos Árvores” em toda a sua linha de comunicação


Embora tenha mudado de endereço e de nome – o que gerou até alguns comentários descontentes de parte dos ouvintes – a antiga Eldorado (que agora se chama Eldorado Brasil 3000) procurou manter alguns valores e princípios que fizeram parte de sua trajetória ao longo dos últimos anos – sendo, um deles, o da preocupação ambiental. Por conta disso, pelo segundo ano consecutivo, a rádio – que agora ocupa a frequência FM 107,3 – recebeu, do Instituto Totum, o selo “Nós Plantamos Árvores”, um certificado socioambiental obtido pelo pelas ações de neutralização de gás carbônico empreendidas pela emissora desde o ano passado.
Com isso, a rádio Eldorado ganha o direito de utilizar o selo em todas as suas ações de comunicação. A postura sustentável é uma maneira de a emissora manter a mesma linha editorial e dar continuidade as práticas mantidas na fase da Rádio Eldorado.
Nos últimos 20 anos, diversas atitudes em prol do meio ambiente marcaram a atuação da rádio, como a campanha pela despoluição do Rio Tietê, na década de 90, e o Pintou Limpeza, nos anos 2000. No ano passado, com a campanha “Nós Plantamos Árvores”, a rádio ficou responsável pelo plantio de 710 mudas de árvores na mata Atlântica.
Fonte: Meio & Mensagem

I9 Marketing cria site para zagueiro corintiano

Paulo André nunca esteve em evidência no Corinthians. Ele chegou ao clube em 2009, como reserva. Neste ano, poderia ter conseguido uma grande chance com a aposentadoria de William, mas uma grave contusão o manteve fora dos gramados. Mesmo não sendo um nome extremamente conhecido, o zagueiro tem cuidado de sua imagem. Nesta segunda-feira, lançou um site cercado de redes sociais.
Internauta assíduo do Twitter, Paulo André chegou a fazer um blog pelo qual expressa suas opiniões sobre os bastidores do futebol. Se a popularidade no campo ainda não foi plenamente alcançada, ele apostou nas mídias sociais.
O site foi desenvolvido pela i9 Marketing, agência especializada em marketing digital, mas que não foca necessariamente o esporte. A ideia central do projeto é dar o máximo de interatividade, com links para o YouTube, Facebook, Twitter e Blogger.
Na aposta pela aproximação online com seus torcedores, Paulo André já conseguiu mais seguidores no Twitter do que nomes conhecidos do grande público no Corinthians, como Chicão e Danilo.
Normalmente, grandes nomes recebem sites oficiais criados por seus agentes, mas dificilmente têm participação direta na construção das páginas e das redes sociais. É o caso, por exemplo, de Neymar, que tem um assessor para assinar o seu blog, e de Ronaldinho Gaúcho, que mantém suas ferramentas online nas mãos de sua assessoria de imprensa.
Fonte: Máquina do Esporte