Pular para o conteúdo principal

TV lidera receita publicitária e rádio arrecada mais que Internet

A televisão é responsável pelo maior volume de receitas do mercado publicitário, aponta último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Economia Estatística). Sozinha, a mídia movimenta 56,1% do investimento total das empresas de publicidade.
O rádio fica à frente da internet, ocupando o terceiro lugar do total das verbas (7%), e perde apenas para a mídia impressa (jornais e revistas), que fica com 20%.
Os dados fazem parte da Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Agências Publicidade (ABAP), divulgada na última sexta-feira. As informações foram apuradas em 2009, em 1.642 empresas com dez ou mais funcionários.
O levantamento mostra ainda que a maior parte das receitas publicitárias vêm do setor privado (84%), que destinou, em 2009, R$ 4,178 bilhões para anúncios de marcas. Desse total, 56,% foram investidos por empresas nacionais e 27,4% por multinacionais.
“Esses números mostram a grande multiplicidade de anunciantes privados, o que garante a sustentabilidade econômica dos veículos e a sua independência”, afirma o presidente da Abert, Emanuel Soares Carneiro.
As campanhas de governos, incluindo empresas estatais, representaram 13,7% (R$ 680 milhões). As campanhas de publicidade legal e políticas somaram R$ 116 milhões ( 2,4%).
As empresas de publicidade e promoção faturaram cerca de R$ 9,5 bilhões, sendo que cerca de R$ 5 bilhões (52,6%) foram provenientes das agências de publicidade e 39% de agências de promoção de eventos,
Os serviços prestados pelas agências de publicidade foram direcionados de forma majoritária para a indústria, que respondeu por 32,7% da receita (R$ 1,480 bilhão), seguida do comércio varejista, com 16,1% (R$ 727 milhões), e de governos (exceto empresas estatais), com 13,0% (R$ 590 milhões).
Os serviços financeiros (R$ 442 milhões) e de telecomunicações (R$ 399 milhões) responderam por 9,8% e 8,8%, respectivamente.
Assessoria de Comunicação da Abert

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul