Pular para o conteúdo principal

Memória - Osmar Santos

O Blog recorda aqui   grandes momentos do Pai da Matéria noa anos 80 onde o rádio esportivo realmente era forte, competitivo e principalmente respeitado.
Em São Paulo as tradicionais emissoras do rádio esportivo eram Bandeirantes  (Fiori Gigliotti) e Jovem Pan (José Silvério), que tinham um  público específico (A e B) e até hoje disputam a liderança nesse determinado perfil de ouvintes, mas a "briga" mesmo pela audiência ficava entre as emissoras populares  e consecutivamente elas disputavam o topo do IBOPE ( Rádio Globo x Rádio Record).
Nesse década  Osmar  apareceu em vários anúncios pelas duas emissoras, abaixo o anúncio pós Copa da Mundo da Espanha afirmava que a audiência era superior há 50% o que na época representava mais de um milhão de ouvintes por dia.
Nesse ano a emissora foi retransmitida por 174 emissoras que formaram a maior rede de rádio que transmitiu a Copa do Mundo e o mais importantes, a emissora quebrou a hegemonia da Bandeirantes que durava 20 anos no rádio esportivo em São Paulo.

Revista Placar ,22 outubro 1982 edição 648 página 51 
Em 1987  a campanha falava da intimidade do pai da matéria e sua equipe de repórteres e comentaristas com a Gorduchinha e que a emissora ia além da cobertura no futebol.
Era usada também nessa campanha outros jargões do Pai da Matéria e o slogan da emissora se não me engano é o mesmo utilizado até hoje:
”Rádio Globo, música, esporte e notícia”

Revista Placar - 16 março 1987 - edição 976 página 8
No segundo semestre de  1988,  Osmar deixou a Globo e foi para a Record (rádio e TV). A rádio fez uma dobradinha com a Gazeta, formando uma equipe forte e marcante.
Coma chegada de Osmar em 88 a Record
assumia a liderança
Prestes a narrar mais uma Copa do mundo,  Itália em 1990, Campanha ressaltava  os motivos para ouvir  e ver  o Pai da Matéria na Record. 

Revista Placar - 16 março 1990  edição 1030 - página 30 
caso você tenha algum material do rádio esportivo do passado (foto ou recorte) mande pra gente: cheninocampo@gmail.com

Comentários

  1. Cheni,faltou um recorte de 91 que anunciava o retorno do Osmar pra Rádio Globo,recorte de 93 um dia depois da decisão do Paulista daquele ano dizendo que a Globo tinha a maior audiência do futebol em SP naquele ano,e outro do mesmo ano anunciando a cobertura da Copa de 94 um dia depois da classificação para aquele mundial.E outros do período que a equipe esportiva da Globo era comandada por Osvaldo Maciel e Oscar Ulisses inclusive anunciando a chegada do Maciel àquela emissora em 1988 com uma foto dele e do Oscar,vários do ano seguinte que além deles tinha a foto do saudoso Carlos Aymard,outro que anunciava a liderança da emissora com bola rolando em SP e outro comparando os números da Globo com os da Record,Jovem Pan e Bandeirantes e também anunciando vitória da Globo nas transmissões esportivas.E outro de 90 anunciando a cobertura da Copa daquele ano que a Globo retomou a liderança esportiva e popular com a venda da Record pra IURD.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul