Pular para o conteúdo principal

Memória - Esporte Rádio Record

MATÉRIA ESPECIAL

AGOSTO  TERMINA,  MAS A   TRISTEZA VAI PERMANECER  PRA SEMPRE NO RÁDIO ESPORTIVO BRASILEIRO,  CHEGOU AO FIM UMA HISTÓRIA DE SUCESSO 


A triste notícia no meio esportivo nesse mês de agosto sem dúvida alguma foi o fim de uma importante marca que durava 80 anos, infelizmente a partir da venda para a Igreja Universal em 1990 Rádio Record que já foi um canhão na audiência  esportiva  e popular nunca mais foi a mesma e tristemente acabou, ou melhor, acabaram com ela.
O Blog resgatou com exclusividade algumas campanhas publicitárias da década de 80. Vejam o que essa importante e agora finada emissora já significou para o rádio esportivo de nosso pais. Essa foi a última grande década do rádio que hoje com exceção de três ou quatro emissoras em São Paulo, está literalmente "capengando" e com a falta de investimento e de visão aumenta a sua crise e fica a cada ano que passa mais fraco.
A primeira campanha mostra que a emissora provavelmente foi a pioneira na transmissão de futebol em Frequencia Modulada, na verdade retransmissão de futebol, já que não tinha equipe própria no rádio.
Na Copa de 1982 na Espanha, o som da transmissão da TV Record que contava com a narração de Sílvio Luiz, comentários de Pedro Luís e repórtagens de Flávio Prado.
O som da tv podia ser ouvido na frequencia tradicional: 1000 Khz e no FM em 89,7 - Hoje frequencia que pertence a Nova FM.
Campanha Publicitária veiculada na Revista Placar - Edição 630 - 18 Julho de 1982 - página 81



Menos de trê anos depois a Rádio Record ressurgia para brigar diretamente pela audiência com a Rádio Globo que na época tinha o mito Osmar Santos.
Francisco Paes de Barros (hoje diretor da Rádio Capital) era o responsável em montar a equipe que após 16 anos voltava a contar com equipe própria. Oswaldo Maciel que era o segundo na equipe de Osmar foi contratado a peso de ouro e  seria  o principal narrador, ao seu lado outro nome forte que tembém havia deixado a Globo, Rei, Rei, Rei..Reinaldo Costa.
A matéria foi feita Fábio Rocco Sormani, hoje comentarista e apresentador da Rádio Jovem Pan, que antes passou pela Bandeirantes e pela própria Rádio Record.
Reportagem da Revista Placar edição 767 de 1 de fevereiro de 1985 - página 32



































Quatro anos depois o sonho da direção em se tornar líder se concretizava, com a chegada do "Pai da matéria, o Garotinho" Osmar Santos finalmente aceitou a proposta milionária  da Record e deixava a Rádio Globo.
Pouco tempo depois a emissora  desbancava a concorrente e chegava a liderança no rádio esportivo em São Paulo.


Campanha Publicitária veiculada na Revista Placar - Edição 984 -  21 de Abril de 1989 - página 42

Com a venda da TV e Rádio Record em 1990 o fim dessa grande década de ouro e a marca de um grande prefixo no rádio começava a se dezimar.
Edir Macedo, novo proprietário e dono da  Igreja Universal do Reino de Deus  começou a se desfazer dos bons profissionais e anos depois virou totalmente evangélica. Fato que durou quase 10 anos até a emissora tentar novamente retornar com força ao esporte com uma boa equipe, porém a tradição não existia mais e  apesar de investimentos onde nomes fortes da concorrência foram contratados: Dirceu Maravilha, Fábio Sormani , Alex Muller e Ricardo Capriotti vieram da Rádio Bandeirantes e Paulo Roberto Martins e Gustavo Villani da Rádio Globo, mas  a audiência e as vendas não reagiram.  
A última cartada aconteceu em janeiro de 2010, as transmissões esportivas passaram a ser feitas pela equipe de Éder Luiz, mas a Record era apenas retransmissora das jornadas esportivas da Transamérica FM (Que tem outra linguagem, mas jovem e descontraída) e mesmo com bons profissionais, não emplacou.
A imagem da emissora ainda  associada a IURD que decidiu de vez acabar de vez com a programação popular e principalmente a esportiva que nos anos 80  proporcionaram tantas felicidas e milhões de ouvintes e torcedores.
Infelizmente o que foi bom  e marcou uma época (canhão do rádio esportivo) durou pouco, uma pena.

Anderson Cheni

Fonte e Fotos: Acervo Revista Placar
Colaboração - Jonny Nastri - Vitrine das Ideias

Comentários

  1. É com muita tristeza que acompanho tudo isso que acontece com a Rádio Record. Quando voltou com o futebol a primeira transmissão foi em um sábado à noite, mas a apresentação da equipe começou à tarde com o Maciel que depois viajou para o Rio para a narração do jogo. Lembro que até o Silvio Santos (sócio do dr. Paulo Machado de Carvalho na Record)fez uma participação saudando a equipe. Quando saiu o primeiro gol - ou foi na abertura da jornada? -, o Maciel falou que a emissora do dr. Paulo, homem ligado ao futebol, estava de volta ao esporte. Aquele equipe revolucionou em muita coisa. Na escalação (vinheta: quem é que vai jogar: um, dois), cartão (vinheta: amarelinho) e quando dava o texto comercial entrava um trecho do comercial da empresa, igual a Jovem Pan faz hoje. Lembro principalmente da Cavalinho - o fino em caninha. Tenho um disco (compacto simples) com o tema da Copa 86 com o Oswaldo Maciel na capa e se procurar com calma é provável que eu ache um jornal feito pela Record para a final do Paulista de 86 entre Palmeiras e Inter de Limeira. Tenho guardado em algum lugar a escala da Record quando da inauguração do estádio Zito Godinho, em São Roque, no jogo entre São Paulo x S. Bento, em 1989, lá esteve o repórter Roberto Silva para fazer um posto. Ficam as saudades de uma grande emissora da qual eu guardo até o número do telefone na década de 80: Era o 240-0660.

    Vander Luiz - Plantão Esportivo Rádio Jovem Pan

    ResponderExcluir
  2. Caro Cheni, linda matéria, só faltou mencionar a passagem marcante do grande locutor Fiori Giglioti, que trabalhou por anos na Radio Record, depois de ter trabalhado e liderado a audiência por décacas na Radio Bandeirantes. Abraços!

    Mario Donizetti Tomazella - Novo Horizonte SP

    ResponderExcluir
  3. Belo resgate essa matéria, realmente é uma pena, tive a oportunidade de por muitos anos trabalhar na equipe da Record com Fiori Gigliotti e a cada viagem pelo interior a recepção era maravilhosa, o sinal da Record sempre foi forte no interior.


    Marcelo Santos

    ResponderExcluir
  4. Sei que é muito díficil, mas espero um dia poder ouvir esses registros históricos do futebol na Rádio Record.

    ResponderExcluir
  5. A Record AM tem uma história rica que foi simplesmente jogada fora.Um detalhe que com a venda da emissora em 1990 pra IURD,ela perdeu para a Rádio Globo a liderança popular e esportiva(posição que ocupa até hoje).O Osmar Santos voltava pra Globo em 1991 justamente na primeira partida da final do paulistão daquele ano.Posteriormente a Record foi caindo sendo ultrapassada pela Capital,América,Bandeirantes e Jovem Pan.Em 2001 ficou na última posição,tentou voltar a ser comercial em 2004,dois anos depois voltava ao terceiro lugar entre as populares,trouxe Zé Bettio,Kaká Siqueira,Paulo Barbosa,Dirceu Maravilha,Edemar Annuseck,Paulo Martins,Juarez Soares,Rony Magrini...Agora esses profissoinais estão desempregados(exceto Paulo Martins e Juarez que estão na Transamérica).

    ResponderExcluir
  6. Eu também considero uma pena o fim das transmissões esportivas da Record mas, sinceramente, já esperava por isso desde o afastamento do Dirceu Maravilha. Assim como eu, muitos de seus fãs ia aonde ele ia. Ao colocar o Dirceu na geladeira, a Record deu um tiro no próprio pé.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul