Pular para o conteúdo principal

Campanha mobiliza internautas para homenagear Osmar Santos em 2014

Delen Bueno e Osmar Santos
  Idealizado pelo publicitário Delen Bueno, 32 anos,  internautas do Brasil inteiro já estão a todo vapor mobilizando as redes sociais para conseguir o aval da FIFA e  assim, batizar como "Gorduchia" a bola da Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil.
A campanha  quer homenagear  o maior narrador do rádio da história, o mito  Osmar Santos que recentemente comemorou 62 anos.
O termo ficou consagrado na voz do narrador com o jargão “Pimba na Gorduchinha” que Osmar Santos usava em todo lance de perigo.
Impossibilitado de exercer a profissão de narrador desde 1994  quando sofreu um grave acidente de carro que lhe produziu graves seqüelas devido aos danos cerebrais que sofreu em um acidente automobilístico.
Após uma grande recuperação, pôde recuperar várias funções, porém sua fala ficou comprometida, sendo capaz de pronunciar menos de cem palavras, impedindo-lhe de continuar trabalhando como narrador. Hoje se dedica à pintura, e seus trabalhos se encontram em importantes  exposições.
Osmar Santos segue como funcionário da Rádio Globo,  a equipe de esportes é até hoje denominada como "Equipe do Pai da Matéria" modo  que ficou  conhecido no rádio e até hoje recebe inúmeras homenagens pelo Brasil inteiro.
O Blog parabeniza a iniciativa e convida os  leitores para que participem dessa campanha, via Facebook com a página “Gorduchinha Copa 2014”  e no twitter, seguindo o perfil @Gorduchinha2014.

Eterno





O Mito


Com os irmãos Oscar e Odinei nos anos 80
"O Pai da Matéria", trabalhou como locutor esportivo nas rádios Jovem Pan, Record
e Globo.
Trabalhou também nas redes de televisão Rede Globo, Rede Record e Rede Manchete.
Foi o primeiro narrador da Globo na Copa de 1986 junto com  Galvão Bueno (2º locutor) e Luís Alfredo (3º locutor). Em 1990 narrou a Copa da Itália para a  Rede Manchete. 


Locutor oficial das Diretas Já
Osmar Santos teve uma participação importante como locutor dos comícios da campanha
política de 1984 pelas Diretas Já!. Bastante popular, recebeu proposta para candidatar-se a cargos políticos, mas não aceitou.
Sempre muito criativo, inovou também quando passou a narrar jogos pela TV Record.
Em alguns momentos a câmera o mostrava na cabine e ele falava diretamente com o
telespectador. Também criou bordões que foram tão bem aceitos pelo público, que ecoavam pelos estádios, como o famoso "Parou por quê, por que parou?". Entre suas expressões inesquecíveis, estão: Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha, "Um prá lá, dois prá cá, é fogo no boné do guarda", "Sai daí que o Jacaré te abraça, garotinho", "No carocinho do abacate" "ai garotinho", "vai garotinho porque o placar não é seu" e uma das narrações de gol mais marcante do rádio brasileiro "E que GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL".
Também foi Osmar Santos quem criou a expressão "Animal", que melhor representou o
jogador Edmundo, terminando por se tornar a sua marca registrada.
E por essa linda história que Osmar merece sempre ser lembrado por todos nós.
Fotos: Divulgação  Facebook Gorduchinha 2014

Comentários

  1. Com todo o respeito que merece o pai da matéria, acho que essa em razão de outros tantos grandes narrasdores da nosssa historia tambem terem apelidado a bolacom outro nome mereceriam destaque, acho meio temeroso, a ideia é boa, mas atinge outras camadas de outros grandes nomes do radio, principalenmnte a Pedro Luiz que nunca se quer foi homenageado e foi simplsmente o maior de todos eles,, Fiori Gilioti, e tantos outros por ai, alias me parece que não é todo mundo que tem uma certa simpatia pelo pai da materia.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da idéia !
    Há algum lugar pra se votar?

    ResponderExcluir
  3. Outra vez estão fazendo média e midia com o Osmar Santos, que tal prestar uma homenagem ao Fiori Gilioti colocando o nome na bola de "Torcida Brasileira", ou um Geraldo Jose de Almeida, Pedro Luiz, o Joseval Peixoto que foi verdeiramente o narrador que deu vida nova as transmissões, perguntem ao proprio Osmar a respeito disso, ele começou imitando o Joseval, gente ta na hora de dar nome aos bois, futebol é cosa seria estão querendo ,todos, repito todos, tirarem mais proveito do futebol, ja machucaram demais o nosso futebol e agora estão transportando todas essas coisas ruins pro radio e pra televisão,,,,,,chega......vamos transmitiri futebol com respeito dignidade e não pensar em si proprio, em beneficio proprio, quando é que isso vai acabar ?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria que o nome fosse "AMAZONAS" e em cima disso fosse feita uma campanha em relação ao desmatamento da maior floresta do mundo, seria mais importante do que homenagear apenas uma pessoa que eu entendo ter sido um simbolo nas transmissões esportivas do Brasil, merece o meu respeito e o meu aprêço, mas temos coisas mais importantes a serem modificadas. O mundo vai estar de olho na Copa e a AMAZONAS SERIA O SIMBOLO DO BRASIL COM MAIOR RESPONSABLIDADE DOS NOSSOS GOVERNANTES NO QUE TANGE AOS RISCOS QUE O PLANETA SOFRE NO DESMATAMENTO DAQUELA QUE É CHAMADA DE O PULMÃO DO MUNDO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul