Pular para o conteúdo principal

Parabéns

 No dia 1º de maio de 1952, estreou como Rádio Nacional de São Paulo, das Organizações Victor Costa. Nasceu inovando. A primeira vinheta cantada de uma emissora de rádio entrou no ar, na voz de Hebe Camargo. Levou os programas de auditório para as ruas da cidade. Em 1952, o cantor Francisco Alves apresentava seus convidados no estúdio montado em praças públicas.
Ainda nos anos 1950, acreditou no talento de um jovem comunicador que tinha sido camelô. Foi a primeira rádio de grande porte em que trabalhou Silvio Santos. Nas novelas e no humor, foi a rádio paulistana que aperfeiçoou alguns dos modelos trazidos da Nacional carioca.
Em 1965, as Organizações Globo compraram a Nacional paulista, pois viram nela a oportunidade de construir uma história de sucesso. O nome Nacional foi mantido e o espírito inovador entrou em ação mais uma vez. Os programas de auditório deram lugar ao formato comunicador amigo. O jornalismo e a prestação de serviço passam a ganhar mais espaço na programação. Resultado: em 1967, a Rádio Nacional assumiu a liderança de audiência na capital paulista, com uma programação popular e informativa. Liderança que a emissora mantém até hoje na capital e região metropolitana, entre as rádios de programação falada (as predominantemente não-musicais).
Em 1976, nossa rádio de espírito jovem recebeu um pedido do Ministério das Comunicações para que o nome Nacional fosse apenas utilizado pelas emissoras dirigidas pelo Governo Federal. Começava a transição do nome. Em 1977, Nacional-Globo. Em 1978, Globo-Nacional. E finalmente, em 1979, Rádio Globo de São Paulo.
Em outubro de 1977 chegou o pai da matéria Osmar Santos, jovem narrador esportivo que havia revolucionado a linguagem das transmissões de futebol, foi contratado pela Nacional-Globo e estreou em outubro de 1977. Com ele, vieram Oscar Ulisses, Osvaldo Maciel, Juarez Soares, Loureiro Júnior e outros que se juntaram aos talentos que já trabalhavam na casa.
Em 1978, Fausto Silva, o Faustão, passou a integrar o time de feras da reportagem esportiva da Globo SP.
Em 2002, começou a dividir com a Globo do Rio de Janeiro a responsabilidade de encabeçar a rede Rádio Globo Brasil, com os slogans ‘sempre ao seu lado’ e ‘rádio do tamanho do Brasil’. Antonio Carlos, Padre Marcelo Rossi, Laércio Maciel, Oscar Ulisses, Pedro Trucão (que chegou em 2003) e outros comunicadores de grande talento, somados à qualidade de toda a equipe Globo, garantiram a manutenção da liderança entre as não-musicais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul