Pular para o conteúdo principal

Jurídico deve ser acionado


Ato pró-Serra: Jornalista diz que âncora da Transamérica “convocou” ouvintes, locutor nega

Izabela Vasconcelos do Portal Comunique-se

Um jornalista, que preferiu não divulgar seu nome, afirmou que o apresentador Márcio Bernardes, da Rádio Transamérica (SP), teria "convocado" os ouvintes para um ato no centro de São Paulo, apoiado pela coligação “O Brasil pode mais”, do presidenciável José Serra (PSDB).
Segundo o jornalista, o apresentador teria convidado os ouvintes para participarem da manifestação durante o programa "Debate Bola", na noite de quinta-feira (28/10). Bernardes nega que tenha feito o convite. O ato foi realizado nesta sexta-feira (29/10), no Largo São Francisco e reuniu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, entre outros tucanos.
De acordo com o jornalista, o apresentador não teria citado nomes, mas “convidou” os ouvintes para a manifestação, com o argumento de que seria um evento a favor da ética na política. Logo em seguida, perguntou como o humorista Gavião iria vestido, com a resposta de que iria de azul, o apresentador disse que vestiria amarelo e “formariam uma ótima dupla”.

Lei e "ilusão"
“Por um lado, o jornalista infringiu a lei 9.504/1997, que em seu artigo 45 veda esse tipo de conduta nas rádios e televisões brasileiras no período pré-eleitoral (iniciado em julho), por outro, o jornalista pode ter até iludido alguns incautos, que podem ter se dirigido ao ato acreditando ser ele "pela ética na política e etc.", e não ligado aos apoiadores do Serra”, afirmou o ouvinte.

Anunciante
Além disso, o jornalista diz que o apresentador participa como locutor de algumas inserções publicitárias do governo do Estado, veiculadas pela rádio. “Em uma situação na qual a rádio beneficiada com as inserções convida os ouvintes a participarem de um ato do partido que hoje governa as instituições responsáveis pelos anúncios, o conflito de interesses e os problemas de fundo se tornam ainda mais amplos”, disse.
O ouvinte ainda afirma que o atual governador de São Paulo, Alberto Goldman, também filiado ao PSDB, já chegou a participar de um dos programas da rádio. “Ironicamente, acabo de tomar conhecimento que o sr. Goldman acompanhou o clássico Corinthians x Palmeiras do último domingo (24/10) junto à equipe da Transamérica, comentando a partida ao vivo com os demais jornalistas e radialistas”, declarou.

Má interpretação
Bernardes se defendeu e alegou que não fez convite, mas apenas anunciou o fato, a manifestação. “Nós noticiamos todos os atos, do PT, do PSDB, de todos os partidos. Foi um problema de interpretação, porque sabemos que existem regras e que elas devem ser respeitadas”, respondeu o apresentador.

Comentários

  1. Ola, o que esta escrito na nota é absoluta verdade! Eu mesmo ja mandei email para o Marcio e, inclusive, no domingo passado mudei de emissora por causa da politica rasteira feita com o governador. O jornalista esta com razão!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul