Rádios Globo e Capital seguem firmes na audiência


Divulgado recentemente o resultado geral de audiência entre as rádios AMs de São Paulo, considerado o principal mercado de emissoras AMs da América Latina.
Segundo a pesquisa do Instituto Ibope divulgada recentemente pelo site Bastidores do Rádio, poucas alterações ocorreram no ranking em relação às pesquisas passadas. A novidade fica na proximidade entre duas concorrentes tradicionais.
A Jovem Pan AM 620 segue uma posição atrás da Bandeirantes AM 840 (terceiro geral), porém a diferença entre as duas estações é pequena.
Na média geral de ouvintes por minuto, apenas um pouco mais de 3 mil ouvintes separam as duas rádios. Ambas superam a marca de 40 mil ouvintes de média no ranking comercial do Ibope.
A disputa entre as duas rádios chama atenção no mercado quando são levados em consideração alguns aspectos: trata-se de duas concorrentes diretas e tradicionais em São Paulo, ambas com programações jornalísticas e esportivas, cabeças de redes nacionais que superam a marca de 70 afiliadas, além de dois dos principais nomes da radiodifusão nacional.
Ambas estão sozinhas no ranking geral, ou seja, existe uma diferença razoável entre as duas estações e a quinta colocada geral, a Record AM 1000.
Também há uma distancia entre a Bandeirantes e as duas primeiras colocadas, as populares Rádio Globo AM 1100 (rádio que segue liderando com folga em São Paulo) e a Capital AM 1040 (também sozinha e detentora de um impressionante índice geral de audiência).
Outra concorrente direta das rádios Bandeirantes e Jovem Pan é a CBN AM 780. Apesar de a estação estar mais distante na pesquisa geral, a rádio mostrou uma recuperação considerável no mercado AM de São Paulo, melhorando seu índice geral nos últimos meses.
A parcela mais numerosa da audiência da marca CBN em SP está em 90.5 FM e não nos 780.
A pesquisa é publicada de forma exclusiva mês a mês pelo portal Bastidores do Rádio é um filtro comercial (segunda à sexta, 6h às 19h – Dezembro/2009 a Fevereiro/2010 – Grande SP).
Fontes: Tudo Rádio e Bastidores do Rádio

Postagens mais visitadas