quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Copa do Brasil festeja retorno de R$ 1 bi

A edição 2009 da Copa Kia do Brasil atingiu uma marca histórica de retorno de mídia para anunciantes. Somado, o tempo de exposição das marcas na TV aberta durante os 262 jogos transmitidos gerou o equivalente a R$ 1.132.837.000,00, segundo levantamento feito pelo instituto de pesquisas Informídia.
O levantamento cronometra o tempo de aparição de cada marca, pondera a posição que o logotipo ocupou no vídeo e avalia o custo desse espaço de acordo com as tabelas de mídia das emissoras de TV para o horário - não são considerados os descontos. Impulsionada pelo bom desempenho do campeão Corinthians e pela presença de Ronaldo, a Copa Kia do Brasil teve 464 horas de transmissão em 2009. No total, a competição foi vista por 39.144.000 pessoas.
Os dados foram aferidos em levantamento encomendado pela Traffic, empresa de marketing esportivo que comercializa cotas de publicidade da Copa Kia do Brasil - o naming right, por exemplo, é uma propriedade da cota de title sponsor.
A agência ainda fez um filtro de dez jogos, definidos por critérios dela, para mostrar aos patrocinadores um relatório de resultados dos aportes.
Os dez jogos escolhidos foram, na visão da Traffic, os oito melhores e os dois piores entre os que foram veiculados pela TV aberta. Nesse grupo (a lista completa não foi revelada, mas há seis partidas do Corinthians), a audiência média para São Paulo chegou a 40 pontos (33 da Globo e 7 da Band).
A pesquisa que a empresa apresentou aos patrocinadores da Copa Kia do Brasil apontou um retorno de 12 vezes sobre o valor investido por publicidade estática na competição. Para o diretor da Traffic, esse número confirma a importância que a mídia exerce sobre o aporte de capital no segmento: "Essa percepção já existia, mas a crise acentuou o cenário.
Ao mesmo tempo em que impulsionou os números de 2009, porém, o desempenho esportivo pode ser um inimigo na próxima temporada.
O Corinthians, por ter ficado com o título, disputará a Copa Libertadores e não participará da competição nacional. Atualmente, a classificação do Campeonato Brasileiro também tiraria Palmeiras, Goiás, Atlético-MG e Internacional do torneio brasileiro.
Fonte: Máquina do Esporte

manchetes

Financiamentos de Multas e Licenciamento é com a SODESP
SODESP - (11) 2799- 0400

Lance
SP: Trio Love (Pal)
RJ: Vai Clarear (Bot)
MG: Carrasco do verdão (Galo)

Folha de S.Paulo
Brasil é o país que mais se desfaz de títulos dos EUA

O Estado de S.Paulo
Oposição aceita acordo que preserva Sarney

Diário de São Paulo
SP terá 110 novos radares para caçar devedores de IPVA

Agora S.Paulo
Escolas terão que repor aulas e cumprir os 200 dias letivos

Jornal do Brasil
Alerj aprova lei contra o fumo em locais públicos

O Globo
Anac propõe acelerar privatização do Galeão

Valor Econômico
BC liquida posições e sai do mercado futuro de câmbio

Correio Braziliense
Preço de lote da União vai subir, prevê Terracap

Estado de Minas
Medidas tentam proteger grávidas da gripe suína

Diário do Nordeste
Ceará lidera produção de energia eólica no Brasil

A Tarde
Fim de greve da PM em noite de violência

Extra
Marido da atriz é sequestrado pelo motorista

Correio do Povo
MST faz invasões em 12 estados

Zero Hora
Brasil começa a testar vacina em outubro