segunda-feira, 11 de maio de 2009

“Mania de Colecionar” é o tema da nova exposição do Museu do Futebol

Mais de 5 mil objetos curiosos, entre camisas de times do Brasil inteiro, flâmulas das décadas de 50 e 60, botões de coleções clássicas e confeccionados com inusitados materiais representam a paixão pelo futebol e a mania de colecionar.
No dia 19/05, terça-feira, o Museu do Futebol – instituição do Governo do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu – inaugura a mostra “Mania de Colecionar”.
A exposição conta com um acervo de mais de 5 mil peças que representam o apaixonante universo do futebol.
A exposição é inspirada na mostra presente na Grande Área, hall de entrada do museu. Neste ambiente, fotos ampliadas de objetos relacionados ao futebol tomam conta das paredes e convidam para uma viagem ao mundo dos times e torcedores. “Mania de Colecionar” dá vida a essas imagens e traz para o público acervos pessoais de colecionadores.
Camisas, flâmulas e botões formam um mosaico de formas, sotaques e cores do futebol. Um verdadeiro retrato da paixão pelo esporte e pelo ato de colecionar.
A escolha dos objetos foi realizada a partir da plasticidade, diversidade de formas geométricas, cores, estampas, figuras e tipografias de cada época. A seleção mostra os critérios e as manias dos colecionadores de torcer e guardar lembranças que remetam ao mundo da bola.
Clubes desconhecidos dos 27 estados brasileiros são representados em 119 camisas que levam nomes curiosos, com cores e estampas únicas. Mais de 250 flâmulas, principalmente das décadas de 50 e 60, relembram a história das Copas, de grandes clubes, de mascotes de times e de jogadores. Se antes elas anunciavam competições usadas como lembranças de torneios ou para comemorar títulos, hoje são objetos raros de colecionadores e resgatam a memória de passagens marcantes do futebol.
A mostra traz ainda cerca de 5 mil botões, divididos nas categorias profissionais e lúdicos, exibindo a arte do futebol de mesa ou botão, como é conhecido. Os visitantes podem testar suas habilidades, aprender técnicas ou conhecer diversos tipos de materiais utilizados na confecção de botões: acrílico, chifre de boi, resina, baquelite, casca de coco, entre outros. Algumas peças são do acervo do presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, José Farah, que emprestou sua coleção para homenagear o jogo que marcou sua infância.
Quatro vídeos completam a exposição. O primeiro é uma simulação, narrada pelo jornalista Paulo Bonfá, de trechos da final da Copa de 70, Brasil e Itália, apresentados num jogo de botão que rememora a partida. O segundo apresenta o processo industrial de fabricação dos botões; já em dois outros vídeos, colecionadores e botonistas dão depoimentos sobre a mania de colecionar e a paixão pelo futebol de mesa.
Os objetos estarão expostos por meio de placas de plástico transparentes, moldadas na técnica vacuum-forming, destacando o colorido das peças e deixando aparente o concreto bruto e as instalações de infraestrutura do edifício do Museu, inaugurado em 1940.
Serviço:
Exposição Mania de Colecionar
De 19/05 a 16/08
Museu do Futebol / Governo do Estado de São Paulo
Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)
Preço: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia entrada para estudantes e idosos)
Entrada gratuita às quintas-feiras
Horário: das 10h às 18h
Bilheteria: das 10h às 17h
Site: www.museudofutebol.org.br
Telefone: (11) 3663-3848
*Consulte o horário em dias de jogos

manchetes

Lance
SP: Molinaço (Santos)
RJ: Valeu, freguês! (Flu)
MG: Que vitória! (Cruzeiro)

Folha de S.Paulo
Juros caem, mas bancos sobem taxa dos fundos

Diário de São Paulo
Cohab: cadastro ameaça sonho da casa de 220 mil

Agora S.Paulo
Saiba reaver grana cobrada a mais pelo IR

O Estado de S.Paulo
Salário dos servidores sobe mais que o do setor privado

Jornal do Brasil
Gripe suína já atinge 8 no país

O Globo
Petrobras será convocada a explicar manobra contábil

Gazeta Mercantil
Fusões e aquisições em fase de pré-euforia

Valor Econômico
Empresas tentam superar conflitos com obras no Pará

Correio Braziliense
Mais dois casos da gripe no Brasil

Estado de Minas
Prefeitos de MG ganham salários de dar inveja

Diário do Nordeste
Assaltos a residências atormentam fortalezenses

Extra
Gripe suína: avião chega ao Rio com dois casos suspeitos

Correio do Povo
Gripe suína chega ao Estado

Zero Hora
RS registra primeiro caso de gripe A