Pular para o conteúdo principal

Copa da Paz mira estádio na Faixa de Gaza

Kaká deve estrear com a camisa do Real Madrid. Para a Juventus, o torneio marcará o início da trajetória de Diego no clube. O Lyon, que defende o título, também renovou seu elenco.
Entre times e estrelas, muitas são as razões para os holofotes se voltarem à Copa da Paz, torneio amistoso que será realizado na Espanha durante a preparação para a temporada 2009/2010. Nenhum deles, porém, é tão inusitado quanto o objetivo social do evento: construir um estádio na Faixa de Gaza. Situada ao longo do mar Mediterrâneo, a Faixa de Gaza possui 41 quilômetros de extensão.
Seu território é dominado pelo grupo islâmico Hamas, inimigo declarado do Estado de Israel. Por conta disso, a região é foco de constantes ataques das duas partes.
A construção de um estádio na Faixa de Gaza é uma aposta da SunMoon Soccer Foundation, entidade criada pelo reverendo Sun Myung Moon.
A proposta do grupo é criar 11 arenas esportivas em zonas de conflito - as próximas serão entre Coreia do Norte e Coreia do Sul e entre Paquistão e Índia - para que essas locais auxiliem a disseminar a paz entre os povos.
Neste ano, todo o superávit da Copa da Paz será destinado à construção do estádio em Gaza. "Visualizamos algo muito próximo de acontecer em escala global. A humanidade está entendendo que só a força não vai resolver os problemas do mundo. É preciso buscar arte, cultura e esporte, e nós trabalhamos no viés do esporte.
Acreditamos e buscamos ações práticas", disse Waldir Cipriani, diretor do Atlético Sorocaba e membro do comitê organizador do torneio.
O Atlético Sorocaba participa da Copa da Paz porque é patrocinado pelo reverendo Moon.
A SunMoon Soccer Foundation foi a responsável pela criação do evento, em 2003.
Depois de três edições na Coreia do Sul, a realização na Espanha inaugura um novo calendário itinerante. "Nós tentamos levar o Real Madrid em 2003, mas eles não deram muita importância. Só que o clube viu que a cada edição o superávit era direcionado a uma grande ação em prol da paz", contou Cipriani.
A Copa da Paz faz parte de um projeto chamado "Play soccer, make peace" (jogue futebol, faça paz, em tradução livre), conduzido pela igreja de Moon.
A Copa da Paz de 2009 terá 12 participantes. Além de Real Madrid, Juventus e Lyon, o torneio será disputado por Sevilla (Espanha), Seongnam (Coreia do Sul), LDU (Equador), Al-ittihad (Arábia Saudita), Málaga (Espanha), Aston Villa (Inglaterra), Atlante (México), Besiktas (Turquia) e Porto (Portugal).
O campeão receberá dois milhões de euros em premiação.
Fonte: Máquina do Esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul